A Ford lança oficialmente hoje a versão hatch do New Fiesta. A versão básica, como já se sabia, derrapa ao não dispor de airbags dianteiros e freios ABS. Porém, a marca reservou uma boa surpresa para as duas configurações mais caras: controles eletrônicos de tração e estabilidade, itens de segurança inéditos no segmento dos compactos. Outra novidade fica por conta das luzes de LEDs nos para-choques do top de linha (o sedã ainda não oferecia esse equipamento).

Os preços são mesmos publicados pelo Autos Segredos em setembro (veja aqui). A versão básica custa R$ 48.950 e oferece sistema isofix para fixação de cadeirinhas, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema de som CD/MP3 player, bluetooth e seis alto-falantes, vidros e travas elétricos, computador de bordo, alarme e rodas de liga leve aro 15”.


A configuração intermediária é tabelada em R$ 52.950 e acrescenta airbags frontais e freios ABS, sistema multimídia Sync com comandos de voz em português e auxílio de partida em rampa (HLA), além dos já citados controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Por fim, por R$ 54.950 é possível comprar o Fiesta mais completo, dotado de sete airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista), rodas de liga leve aro 16”, bancos em couro com descansa-braço central, repetidores de seta nos retrovisores e as também já mencionadas luzes de LEDs no para-choque dianteiro, emolduradas por elementos cromados.

No material de divulgação, a Ford destaca o design do hatch, no mais puro estilo kinetic. As linhas realmente são bem resolvidas e ainda conseguem causar sensação de jovialidade, apesar dos cerca de três anos decorridos desde o lançamento na Europa. A grade dianteira diferenciada em relação ao seda dá um ar mais esportivo à versão hatch, enquanto o corte vertical da traseira e as lanternas de grandes dimensões formam um conjunto harmonioso.

Na parte mecânica, o New Fiesta hatch traz o conhecido motor sigma 1.6 16V Flex confeccionado em alumínio, capaz de render 115/110 cv de potência e 16,2/15,8 mkgf de torque com etanol e gasolina, na ordem. Por enquanto só é oferecido o câmbio manual de cinco velocidades IB5. Propulsor e transmissão são produzidos em Taubaté, SP.

A Ford oferece garantia de três anos para o New Fiesta. As revisões são tabeladas e a marca afirma que tanto as peças de reposição quanto o seguro têm preços competitivos. O New Fiesta tem 4,06 metros de comprimento, 2,49 de distância entre-eixos e pesa 1.145 quilos. O porta-malas comporta 290 litros de bagagem.

O New Fiesta é a arma da Ford para o segmento dos compactos premium, dominado atualmente por Punto, Polo e CC3. Os concorrentes não demorarão a contra-atacar o novo rival: a Fiat reestilizará seu compacto em 2012 (veja aqui), mesmo ano em que a nova geração do hatch de origem francesa deverá estrear no Brasil (veja aqui).

Fotos | Reginaldo Manente/Ford/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter