zf8hphybridAnunciou em Frankfurt, a ZF, neste IAA que acontece agora, a criação de uma caixa automática de oito velocidades, nominada ZF 8HP, que deverá estrear ainda este ano, especialmente desenvolvida para sistemas de propulsão híbrido plug-in. O automóvel vitrine será o BMW X% xDrive40e. Deverá estrear no mercado ainda este ano, com um motor elétrico incorporado ao sistema, no lugar do tradicional conversor de torque, para garantir, com menos perdas energéticas, maiores velocidades e maior autonomia em modo totalmente elétrico.

Anunciou também que a economia no consumo energético pode chegar a 70% e que a caixa é feita com base na ZF 8HP convencional, mas com um motor elétrico no lugar do comumente encontrado conversor de torque e é capaz de gerar energia para recarregar as baterias do véiculo tanto no processo de aceleração quanto no de desaceleração. A velocidade máxima possível é de 120 km/h, usando somente eletricidade armazenada.

A ZF ainda trabalha na criação de caixas automáticas full-hybrid para automóveis, com diferentes motorizações elétricas e um sistema de embreagem para separar a transmissão do propulsor quando em modo elétrico.

Foto| ZF/Divulgação