Lembra-se da linha 2012 do Dodge Journey, que teve alguns detalhes do lançamento no Brasil antecipados pelo Autos Segredos no último dia 10 (veja aqui)? Pois é, o modelo finalmente chega ao mercado, com alterações discretíssimas no visual externo, mas profundamente mudado na mecânica e no acabamento. Os preços são exatamente os mesmos que informamos anteriormente: R$ 97.500 para a versão de entrada SXT e R$ 107.900 para a top R/T.

A maior (e melhor) novidade é a substituição do motor V6 2.7 de 185 cv pelo V6 3.6 Pentastar. Dotado de injeção direta, o propulsor capaz de gerar generosos 280 cv a 6.350 rpm e 34,9 mkgf a 4.350 rpm. A Dodge informa que o Journey atinge 208 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 8,0 segundos. Ainda segundo o fabricante, o consumo em circuito misto é de 9,6 km/l, chegando a 12,8 km/l na estrada. Acoplado ao bloco, há um câmbio automático de seis marchas. Para conter o maior ímpeto, a suspensão foi recalibrada.

No interior, há outra alteração bem vinda: a substituição do painel quadradão por outro de linhas mais suaves, compartilhado com o irmão gêmeo Freemont. Além de mais bonita, o fabricante afirma que a peça é confeccionada com materiais de melhor qualidade e dispõe de dois silenciadores para diminuir o nível de ruídos internos. As duas versões são capazes de acomodar sete pessoas.

As novas rodas aro 19″ são responsáveis pela mudança mais perceptível no exterior do Journey. Porém, elas são exclusivas da versão R/T. O básico SXT é equipado com um conjunto mais modesto, aro 17″. No mais, grade dianteira e para-choque foram levemente retocados e as lanternas traseiras exibem de luzes de LEDs.

A lista de equipamentos é composta por bancos revestidos em couro, sendo os dianteiros aquecidos e o do motorista  dotado de regulagens elétricas, ar-condicionado digital com regulagens independentes de temperatura e sistema multimídia com tela sensível ao toque, CD player, MP3, bluetooth, pareamento para celulares, câmera de ré e comandos no volante. Entre os itens de segurança, há freios ABS com EBD,  controles de tração e estabilidade, encostos de cabeça ativos e airbags frontais, laterais e do tipo cortina.

Fotos| Pedro Bicudo/Dodge/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter