Depois do Lancer EVO X, a Mitsubishi está lançando no Brasil o Lancer Sportback Ralliart¹, a versão esportiva da versão hatch do modelo japonês, inédita por aqui. Em versão única, o esportivo chega para encarar o Subaru WRX, como uma alternativa um pouco mais mansa ao sedã esportivo, além de ser mais barato; R$ 149.990 ante os R$ 210 mil do sedã. Em setembro publicamos flagras dos modelos em testes no Brasil (veja aqui).

O visual pode ser incrementado, mas o mais impotante da versão está sob o capô de alumínio. Se trata do motor 2.0 MIVEC de quatro cilindros turbo intercooler, que rende 250 cv e 35 mkgf de torque. Ele está associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, que oferece dois modos dois de operação: Normal, que faz trocas em baixa rotação e Sport, que realiza as trocas de marcha a médias e altas rotações.

Mas é o sistema de tração integral All-Whell Control (AWC), com diferencial central ativo (ACD), quem distribui a força às quatro rodas. Em relação às versões menos potentes, esta tem braços de suspensão reforçados e amortecedores e molas com ajuste próprio. Frear o Lancer Sportback Ralliart, capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de 7 segundos, é responsabilidade dos discos de freio, ventilados na dianteira.Entre os equipamentos de série estão faróis bi-Xênon com sistema direcional, ar-condicionado e controle automático de temperatura, bancos de couro na cor preta, sistema multimídia em português com GPS, CD, DVD e MP3 Player, entrada USB, interface para iPod, rádio AM/FM, sensor de estacionamento e câmera de ré; sensores de chuva e crepuscular, volante multifunção revestido em couro e piloto automático.

No que diz respeito à segurança, há controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS com EBD, airbags frontais, laterais, de cortina, e de joelho e cintos com pré-tensionador e aborvedores de esforço.O Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart está disponível nas cores White Solid, Cool Silver Metallic, Black Mica, Medium Gray Mica, Red Metallic, Passion Orange Pearl e Lightning Blue Mica.

¹ – Ralliart era o nome da preparadora dos carros da Mitsubishi para ralis, e que terminou batizando unidades para as ruas. No entanto esta divisão foi fechada no ano passado por conta da crise econômica. O nome sobreviverá enquanto o atual Lancer Ralliart (Sedan e Sportback) continuar em linha.Fotos | Mitusbishi/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter