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| em 5 anos ago

[Lançamento] Toyota Corolla 2020 é moderno sem romper com o passado

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Corolla 2020 evolui para continuar agradando sua legião de fãs. Mas Toyota comete alguns deslizes como a falta de freio de estacionamento elétrico e abertura elétrica do porta-malas
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
Do Guarujá (SP)

Com lugar cativo nas garagens de uma legião de fãs, os clientes do novo Corolla 2020 têm motivos de sobra para comemorar: o sedã médio mais vendido do mercado está mais moderno, seguro e com sua solidez e dirigibilidade de sempre, mas continua mais Corolla como nunca.

Ao sentar no posto de comando do novo Corolla 2020 fica fácil descobrir o segredo do sucesso do sedã médio da Toyota. Em sua 12ª geração, o condutor tem sensação de “vestir” o sedã – todo os comandos estão a mão do condutor.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Com dois novos motores, o carro chefe continuará sendo o motor à combustão: a marca estima vender 3.500 unidades das versões 2.0 Flex e 1.000 da opção híbrida.

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Vedete

A grande vedete da linha 2020 é a versão híbrida. A tecnologia de ponta oferecida pela primeira vez no segmento deve atrair os compradores que querem manter sua consciência ecológica em dia e ainda economizar combustível. Mas ela não deve atrair à atenção dos atuais consumidores do Corolla, tanto que a estimativa de venda é maior para o 2.0.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Com potência combinada de 123 cv, o Corolla 2020 híbrido não permite aquela esticada ágil em rodovias. A marca não revela qual é o torque combinado dos motores elétricos e a combustão, mas a força é quase que imediata ao pisar no acelerador. Isso, de certo modo, garantirá um bom desempenho para o sedã, mesmo quando carregado. Pode-se dizer, que a opção híbrida é ainda mais familiar que as demais versões do modelo.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na estrada, o motor trabalha alto e o funcionamento do CVT é bem áspero, mas, o isolamento acústico é muito bom e diminuiu bem os ruídos dentro da cabine. Já na cidade, o silêncio a bordo é digno de destaque.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Novo 2.0

Além da versão híbrida, andamos na versão XEi equipada com o novo motor 2.0 Flex que também ganhou novo câmbio CVT. Mesmo sendo aspirado, o motor tem 177 cv de potência, números consideráveis para um motor de 2 litros. O bom torque também contribui para que ele tenha agilidade suficiente para pisar com mais entusiasmo com o pé esquerdo.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O motor enche progressivamente a medida que o câmbio vai simulando as trocas de marchas. Mas, assim como o híbrido, o Toyota Corolla 2020 2.0 se mantém fiel a sua proposta familiar.

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Corolla 2020.

Novo câmbio

Mas o grande destaque do novo Corolla 2020 é o câmbio Direct Shift. A nova transmissão tem a primeira marcha por engrenagem para evitar para evitar que a correia escorregue e não tenha a arrancada mais lenta do CVT.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A primeira marcha do câmbio é como a de um automático convencional. As demais marchas são simuladas pelo CVT. Fato que chamou nossa atenção é que, de fato, o condutor tem a sensação de que as trocas estão sendo feitas. Não é a sensação fake da geração anterior e demais transmissões CVTs que emulam a troca.

Com dez velocidades, o câmbio tem trocas curtas, o que ajuda a explicar o bom desempenho do conjunto.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Suspensão

O sedã médio da Toyota sempre teve um bom acerto de suspensão que privilegia o conforto, no Corolla 2020 isso não mudou e foi aperfeiçoado com a nova suspensão traseira independente. O rodar é suave mesmo em vias não pavimentadas. Não foram notadas batidas secas de fim de curso dos amortecedores.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento do novo Corolla

Em geral, os fabricantes que usam materiais sensíveis ao toque nos forros de porta na porção dianteira da cabine e nas demais o plástico é rígido. O Corolla 2020 fugiu à regra e todas as quatro portas são revestidos com materiais agradáveis ao toque. Os apoios de braço de todas as portas também são revestidos em tecido ou couro, dependendo da versão.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O painel é bicolor nas versões Altis com a parte de cima em preto e com uma faixa em bege claro no centro. Mesmo tipo de tonalidades são usados nos forros de porta e bancos. Na versão XEi, o revestimento mescla cinza e preto. Não há rebarbas ou falhas de encaixe.

Se o reloginho foi embora, os resquícios de antiguidade ficaram pelas maçanetas para abrir o porta-malas e tampa do tanque combustível. Isso destoa de todo o capricho e modernidade do conjunto. Outro ponto negativo é ausência de freio de estacionamento elétrico.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Nas primeiras postagens, os comentários criticavam a “TV de tubo” atrás da central multimídia. A explicação é que o sedã será vendido em outros mercados sem o equipamento. Assim o aplique foi a solução encontrada para compor o painel.

Bancos

Os bancos acomodam bem todos os ocupantes e apoiam bem as pernas todos ocupantes. O assoalho traseiro quase plano facilita o transporte de quem vai no assento do meio. Com a carroceria mais baixa, é bom tomar cuidado para não bater a cabeça ao entrar no banco traseiro por conta do caimento da coluna “C”.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conclusão

Nesse primeiro contato, ficou visível a evolução do novo Corolla 2020 em todos os quesitos. Cada um tem o seu gosto, mas até o mesmo o desenho da 12ª geração é muito bem resolvido, com destaque para a traseira.

O consumidor cativo de sedã continuará sendo fiel e talvez fique um pouco desconfiado com sua proposta híbrida. No mais ele terá em sua garagem o bom Corolla de sempre.

(*) O jornalista viajou à convite da Toyota do Brasil.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.