Marlos Ney Vidal (*)
Búzios (RJ)

Diferente. Dentro da atual linha da Chevrolet brasileira, talvez essa seja a palavra mais apropriada para definir o Sonic. E não pense que o termo tem conotação pejorativa. Pelo contrário, soa como um elogio para um modelo que, em vários sentidos, traz ineditismo. O Sonic inaugura um novo motor no Brasil, o Ecotec 1.6 16V, da mesma linhagem do 1.8 utilizado pelo irmão Cruze. Também é o primeiro representante da marca no segmento de compactos premium, até agora dominado pela concorrência. Até no estilo o veículo inova, com os faróis redondos envoltos em uma máscara negra, vários vincos na carroceria e lanternas que vão afilando do topo até a base. Talvez algumas pessoas não gostem, mas é impossível negar que o veículo tem estilo.

O Sonic chega com duas opções de carroceria, hatch e sedã, que podem ser conjugadas a dois pacotes de acabamento, LT ou LTZ. As vendas começarão no início de junho, em toda a rede autorizada da marca, mas os preços só serão revelados amanhã. Conforme antecipamos, o modelo será importado da Coreia do Sul, mas a partir do ano que vem, o mercado brasileiro será abastecido pela fábrica que a  Chevrolet mantém no México. Depois, é possível que linha seja nacionalizada, mas ainda não há confirmação.

As duas carrocerias têmm distância entre-eixos de  2,525 metros, largura de 1,735 m e altura de 1.517 m. O que varia é o comprimento: 4,039 m no hatch e 4,399 m no sedã. O primeiro comporta 265 litros de bagagem no porta-malas, enquanto no segundo o compartimento é bem maior, com 477 litros de capacidade.

MOTOR O motor Ecotec 1.6 16V tem cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.

O propulsor ainda tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

O 1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já está disponível a partir das 2.200 rotações.

CÂMBIOS O Sonic tem duas opções de câmbio sendo uma manual de cinco velocidades e outra automática de seis velocidades. A automática oferece opção de trocas no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.

O câmbio automático também se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas de acordo com a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, evita trocas desnecessárias de marcha.

VERSÕES O Sonic será comercializado nas versões LT e LTZ. A LT vem equipada com ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15, desembaçador do vidro traseiro,

Já a versão LTZ além dos equipamentos disponíveis LT acrescenta sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. A LTZ ainda conta com a opção do câmbio automático de seis marchas, piloto automático e o revestimento dos bancos em couro.

CORES O Sonic será comercializado em seis cores: vermelho flame, azul boracay (exclusiva do hatch), cinza urban, prata switchblade, preto carbon flash (todas metálicas) e branco summit (sólida).

ACESSÓRIOS O Sonic ainda conta com uma linha de acessórios como os faróis de neblina dianteiros (LT), maçanetas cromadas (LT), rede com porta-objetos para o porta-malas (LT), adesivo para soleira de portas (LT e LTZ), adesivo para a tampa do tanque de combustível (LT e LTZ), capa cromada para os retrovisores (LT e LTZ).

(*) Jornalista viajou a convite da General Motors do Brasil.

  • FICHAS TÉCNICAS
    CHEVROLET SONIC HATCH 1.6 16V ECOTEC (LT E LTZ)
  • RESUMO
    Carroceria / motorização: Hatch, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
    Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
    Fabricação:Bupyong-Gu, Incheon, Coréia do Sul
  • MOTOR
    Modelo: LFJ – 1.6 Flex
    Disposição: Transversal
    Número de cilindros: 4 em linha
    Cilindrada (cm3): 1.598
    Diâmetro e Curso (mm): 79,0 x 81,5
    Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
    Taxa de compressão: 10,8:1
    Potência máxima líquida(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 120cv a 6.000 rpm / Gasolina: 116cv a 6.000 rpm
    Torque máximo líquido(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 16,3kgfm a 4.000 rpm / Gasolina: 15,8kgfm a 4.000rpm
    Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
    Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
    Bateria: 12V, 60 Ah
    Alternador: 100 A
  • TRANSMISSÃO
    Modelo: MXP – Manual de 5velocidades;  MH9 – Automático de 6 velocidades
    Relação de marchas:            Manual        Automático
    Primeira:                                   3,727:1        4,449:1
    Segunda:                                    1,952:1        2,908:1
    Terceira:                                    1,276:1        1,893:1
    Quarta:                                       1,067:1        1,446:1
    Quinta:                                       0,971:1        1,000:1
    Sexta:                                                    –          0,742:1
    Ré:                                              3,545:1        2,871:1
    Diferencial:                             4,467:1        3,720:1
  • CHASSIS/SUSPENSÃO
    Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
    Traseira: Semi-independente com eixo de torsão, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
    Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
    Direção redução: 16,0
    Direção número de voltas(batente a batente): Elétrica: 2,85
    Diâmetro de giro (m): 10,44
  • FREIOS
    Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
    Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 256 x 24; traseiro: 200 x 35
  • RODAS/PNEUS
    Roda: 6j x 15 (LT); 6j x 16 (LTZ)
    Pneus: 195/65R15 (LT);205/55 R16 (LTZ)
  • DIMENSÕES
    Distância entre eixos (mm): 2.525
    Comprimento total (mm): 4.039
    Largura carroceria (mm): 1.735
    Largura total (mm): 2.004
    Altura (mm): 1.517
    Bitola (mm): Dianteira: 1.509; traseira: 1.509
    Altura mínima do solo (mm): 127
    Peso em ordem de marcha (kg): 1.127 (LT); 1.150 (LTZ)
    Distribuição de peso(% dianteira/traseira): 64 / 36
  • CAPACIDADES
    Porta-malas (litros): 265
    Carga útil (kg): 429
    Tanque de combustível (litros): 46

  • FICHAS TÉCNICAS
    CHEVROLET SONIC SEDAN 1.6 16V ECOTEC (LT E LTZ)
  • RESUMO
    Carroceria / motorização: Sedã, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
    Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
    Fabricação:Bupyong-Gu, Incheon, Coréia do Sul
  • MOTOR
    Modelo:LFJ – 1.6 Flex
    Disposição:Transversal
    Número de cilindros:4 em linha
    Cilindrada (cm3):1.598
    Diâmetro e Curso (mm):79,0 x 81,5
    Válvulas:DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
    Taxa de compressão:10,8:1
    Potência máxima líquida(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 120 cv a 6.000 rpm / Gasolina: 116 cv a 6.000 rpm
    Torque máximo líquido(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 16,3 kgfm a 4.000 rpm / Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm
    Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
    Rotação máxima do motor (rpm):6.500
    Bateria:12V, 60 Ah
    Alternador:100 A
  • TRANSMISSÃO
    Modelo:MXP – Manual de 5 velocidades;  MH9 – Automático de 6 velocidades
    Relação de marchas:            Manual        Automático

    Primeira:                                          3,727:1        4,449:1
    Segunda:                                           1,952:1        2,908:1
    Terceira:                                           1,276:1        1,893:1
    Quarta:                                              1,067:1        1,446:1
    Quinta:                                              0,971:1        1,000:1
    Sexta:                                                         –            0,742:1
    Ré:                                                      3,545:1        2,871:1
    Diferencial:                                     4,467:1        3,720:1
  • CHASSIS/SUSPENSÃO
    Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
    Traseira:Semi-independente com eixo de torsão, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
    Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
    Direção redução:16,0
    Direção número de voltas(batente a batente):Elétrica: 2,85
    Diâmetro de giro (m):10,44
  • FREIOS
    Tipo:Discos dianteiros, tambor traseiro
    Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 256 x 24; traseiro: 200 x 35
  • RODAS/PNEUS
    Roda:6j x 15 (LT); 6j x 16 (LTZ)
    Pneus:195/65R15 (LT); 205/55 R16 (LTZ)
  • DIMENSÕES
    Distância entre eixos (mm):2.525
    Comprimento total (mm):4.399
    Largura carroceria (mm):1.735
    Largura total (mm):2.004
    Altura (mm):1.517
    Bitola (mm): Dianteira: 1.509; traseira: 1.509
    Altura mínima do solo (mm): 127
    Peso em ordem de marcha (kg):1.142 (LT); 1.171 (LTZ)
    Distribuição de peso(% dianteira/traseira):63 / 37
  • CAPACIDADES
    Porta-malas (litros):477
    Carga útil (kg): 420
    Tanque de combustível (litros):46

Fotos | Fábio Gonzalez/Chevrolet/divulgação

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