Jaguar_XE_2017A Jaguar apresenta a linha 2017 do XE. O sedã é o modelo mais vendido da marca no Brasil. O modelo é comercializado com duas opções de motorização e três versões. O preço inicial é de R$ 181.560.

Jaguar_XE_2017_1As versões Prestige e R-Sport contam com motor 2.0 turbo de 240 cv. Já a versão S traz debaixo do capô um motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cv. Todas as versões contam com contam com sistema de transmissão automática ZF de oito velocidades com modo esportivo e opção para trocas sequenciais por meio de “borboletas” localizadas na parte de trás do volante.

Na linha 2017 o XE é conta com vinte opções de de cores de carroceria, sendo três novas: azul Caesium, prata Gallium e preto Cosmic.

No quesito tecnologia as versões R-Sport e S vem equipadas com o sistema de entretenimento InControl Touch. Opcionalmente, o modelo pode ser equipado com a versão InControl Touch Pro, que traz tela touchscreen de 10.2 polegadas, sistema de navegação GPS ainda mais ágil e 10Gb de memória interna para o armazenamento de músicas e vídeos.

Segundo o fabricante, o Jaguar XE 2017 teve atualizações na segurança dos passageiros. O sedã passa a contar com item opcional o sistema de monitoramento com sensor de fadiga. Por ele, sensores monitoram constantemente o estilo de condução do motorista e conseguem identificar anormalidades que podem ser causadas por cansaço. Neste caso, o sistema emite um alerta sonoro para chamar a atenção do condutor e ainda trabalham de forma a tentar manter o veículo na mesma faixa de rodagem.

O XE conta com tração traseira e sistema de suspensão único em seu segmento com a utilização do Integral Link na parte de trás e Double Wishbone – a mesma usada no Jaguar F-TYPE na parte dianteira.

Já o sistema de Vetorização de Torque, em situação de curva acentuada, consegue controlar a frenagem de forma suave e individual das rodas de dentro.

Todas as versões passam a vir de série com a tecnologia  All Surface Progress Control que gerencia  a tração do veículo e atua de forma semelhante a um controle de cruzeiro que funciona apenas em baixas velocidades. O sistema proporciona ao XE a capacidade de manter a aderência mesmo nas situações mais críticas de terreno como, por exemplo em aquaplanagens, sem a necessidade do condutor tocar os pedais.

Fotos | Jaguar/Divulgação