O novo i30 ainda não foi lançado oficialmente, mas já é comercializado na rede de concessionárias Hyundai, em esquema de pré-venda. O preço praticado é de R$ 75 mil. As informações foram reveladas em primeira mão pelos companheiros do Carplace, mas vale lembrar que, há cerca de uma semana, o Autos Segredos também teve acesso a informações sobre a distribuição do hatch e sua chegada às autorizadas (veja aqui). Agora, nossos amigos também revelaram alguns dos itens de série e os dados técnicos.

Conforme já havíamos dito, o novo i30 abre mão do motor 2.0 em prol do 1.6 que já equipa outros modelos da marca. O propulsor gera 128 cv de potência e 16,5 mkgf de torque, ambos com etanol. Se o motor ficou mais fraco, ao menos o câmbio automático, inicialmente o único disponível, evoluiu e agora tem seis marchas. A direção tem assistência elétrica.

O i30 oferece de série ar-condicionado digital, sensores crepuscular e de chuva, controlador de velocidade, sistema de som com comandos no volante, leitor MP3 e entradas para IPod, USB e AUX, partida e destravamento das portas sem chave, aodas aro 17″, airbags frontais, e freios ABS com EBD.

O teto solar panorâmico é opcional e seu preço ainda não foi revelado. As primeiras unidades são 2012/2013 e seguem a tradição da Caoa quanto à paleta de cores: só são disponibilizados em preto e prata. A garantia é de cinco anos.

O esquema de pré-venda é semelhante ao que foi aplicado ao Veloster: o comprador paga 10% do valor como sinal, o que equivale a R$ 7.500, para reservar a compra, mas só recebe o produto e finaliza o negócio 30 dias depois.

O i30 cresceu com a chegada da nova geração e agora mede 4,30 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas comporta 378 litros de bagagem, enquanto o tanque tem capacidade para 53 litros de combustível.

Fotos | Hyundai/Divulgação

Com a colaboração de Henrique Rodriguez