O consumidor ainda nem se acostumou a ver o HB20 pelas ruas, mas a Hyundai já promove as primeiras alterações no modelo. As mudanças, que chegam junto com a linha 2013/2013, são pequenas e abrangem apenas detalhes estéticos e alguns equipamentos. A marca não mexeu no pacote de segurança e continua deixando a versão de entrada sem os freios ABS.

A mudança mais significativa diz respeito ao sistema de som, que incorporou o Bluetooth e agora passa a fazer parte tanto da configuração Comfort quanto da top Premium, ambas equipadas com motor 1.6. Porém, o aparelho apresenta diferenças entre as duas versões: na primeira, a tela é menor e há apenas rádio e MP3-Player, com porta USB localizada no próprio aparelho; na segunda, além de um display maior, há também CD-Player e as entradas estão integradas ao console central.

Devido à incorporação do bluetooth, o volante das versões 1.6 recebeu teclas para comandar o viva-voz. Os vidros elétricos também foram aprimorados e ganharam função um toque em todas as janelas, além de abertura e fechamento à distância, por meio da chave.

O HB20 também recebeu novas palhetas nos limpadores de para-brisa, do tipo flat-blade. As versões automáticas passaram a ostentar o emblema “Automatic” na tampa traseira. A Hyundai ainda aproveitou para rever alguns detalhes internos. A iluminação das teclas dos vidros elétricos, dos comandos do ar-condicionado e da posição do câmbio automático troca a tonalidade verde pela azul, em sintonia com o quadro de instrumentos.

No painel, as versões Comfort Style e Premium, ambas 1.6, ganharam molduras cromadas em torno dos difusores de ar e nos comandos de acionamento do ar-condicionado. Todos os HB20 1.0 receberam uma manopla de câmbio pintada de prateado. As Comfort e Comfort Plus, também 1.0, tiveram os apliques prateados estendidos também à alavanca do freio de mão.

HB20X Mais importante que os novos mimos e detalhes de acabamento é a chegada da versão aventureira, que já tem lançamento marcado para o próximo dia 22. A novidade segue a tradicional receita de incorporar para-choques, rodas e apliques plásticos exclusivos, além de suspensão elevada.

O HB20X, como será chamado, já foi exibido na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo (veja aqui). O modelo será oferecido apenas com o motor 1.6 16V, capaz de render 128/122 cv de potência e 16,5/16,0 kgfm de torque, com gasolina e etanol, na ordem. A cor marrom, que estava disponível para toda a linha no ano passado, passa ser exclusiva do aventureiro.

Fonte | Auto Esporte
Fotos | Hyundai/Divulgação e Henrique Rodriguez/Autos Segredos