Apresentado no Salão de São Paulo em 2014, é a quinta opção de propulsão da família Golf oferecida ao redor do mundo, juntamente com os modelos à gasolina, os diesel, GNV ou, ainda, totalmente elétrico.
O Golf GTE é um híbrido plug-in que combina dois motores, um elétrico de 75 kW e o conhecido 1,4 litro TSI, para atingir 222 km/h de máxima e os cem em 7,6 segundos, graças aos 35,62 kgf.m totais disponíveis. Quando propelido somente pelo motor elétrico, pode trafegar a até 130 km/h de máxima. A transmissão se dá por uma caixa DSG de seis marchas com função Tiptronic, especialmente desenvolvida para modelos híbridos.
O GTE chega aos 1.524 kg, um tanto acima do Golf básico da linha, ajudado também por 120 kg de baterias e outros sistemas particulares a este carro, como tela touchscreen da central de infotenimento que ainda traz um monitor de autonomia, medidor de energia e mostrador do fluxo da energia, que mostra, através de um gráfico, como a energia é aplicada em acelerações, desacelerações e frenagens.
Fotos| Volkswagen/Divulgação