P90187456_highResSeguindo uma receita que o faz ideal a pequenos trajetos ou viagens de boa distância e tempo reduzido, o MINI Clubman mostra que versatilidade também pode fazer conjunto com o conceito go-kart. A sua nova geração estreia em Frankfurt, a partir de hoje, 17, no IAA.

E o que já não era tão mini assim, ficou ainda maior. Cresceu 10 cm no entre-eixos e, por conseguinte, ganhou espaço interno. Ficou mais comprido (27 cm) e mais largo (9 cm). Tudo visando aumentar a fatia de mercado, atendendo uma maior gama de perfis de compradores, que enxergam nos veículos MINI mais que uma identidade vinda de um puríssimo passado mas, principalmente, um trend topic do consumo.

P90187466_highResO bagageiro agora pode ser comparado ao de um hatch médio, batendo os 360 litros. Aproveitando-se da possibilidade de rebatimento da segunda fileira de bancos, algumas station wagons vão se sentir envergonhadas: são 1.250 litros no total.

P90155280_highResMaior comodidade pelo sistema de freio de estacionamento elétrico, além de ajuste elétrico dos bancos, Comfort Access, que permite acesso ao habitáculo sem precisar tocar nas portas e um conjunto de iluminação Full LED. Na parte mecânica, propulsor TwinPower Turbo, 2,0 litros, turbina de dupla volta, 192 cv, acoplado à caixa Steptronic de oito velocidades, fazendo 0-100 km/h em 7,1 segundos.

P90155270_highResNa tecnologia, sistema de infotenimento com tela de 8,8 polegadas, com telefonia e navegação possíveis, além de monitoração de diversos sistemas do veículo.

P90139350_highResEncaixa-se no conceito nominado Minimalism e tem como seguranças eletrônicos o DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), o DTC (Controle Dinâmico de Tração) e um controle de bloqueio eletrônico do diferencial (EDLC), além de sistema start-stop e possibilidade de escolha dos modos de condução (Green e Sport).

 No IAA também poderão ser vistas as versões 3 e 5 portas da versão hatch, além da versão John Cooper Works e do Countryman, um quatro portas.

Fotos| Mini/Divulgação