Preço mais baixo que as principais concorrentes coloca a picape média no páreo para tentar seduzir compradores

A Fiat inicia as vendas da Titano 2025 em três versões de acabamento, apostando em preços mais baixos que os concorrentes, para seduzir os clientes num segmento onde os concorrentes atuam há mais de duas décadas. A marca já provou que sabe vender picapes no Brasil, liderando entre as compactas com a Strada e nas médias compactas com a Toro. 

Com a Titano 2025, a marca italiana sabe que neste começo será difícil brigar com as tradicionais Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger que foram na sequência as mais vendidas no Brasil em 2023. 

VEJA TAMBÉM:

Em conversa com executivos da marca durante o lançamento da picape, apuramos que a meta da Fiat é vender 1.000 unidades por mês da Titano 2025. O número deverá ser facilmente atingido, já que o fabricante conta com mais de 500 pontos de vendas no Brasil, o que dá uma média de duas unidades por loja. Como exemplo, a média mensal de vendas da rede em 2023 foi de 19 exemplares da Strada e 8 unidades da Toro. Ou seja, vender dois exemplares da Titano por loja não será uma missão impossível. 

O grande chamariz de vendas da Fiat Titano 2025 são seus preços. A versão Endurance é comercializada por R$ 219.990, a Volcano tem preço sugerido de R$ 239.990 e a topo de gama é a Ranch que é vendida por R$ 259.990. Preços para pessoa física, para frotistas e produtores, todas as versões terão descontos de 10%, o que deixará a picape ainda mais competitiva. 

Origem chinesa

A Fiat Titano carrega na sua carroceria a origem chinesa, na dobradiça que segura a porta traseira, está estampado o nome Changan que é o pai da picape, na China, ela é vendida com o nome Kaicene F70. A Landtrek surgiu numa parceria da Peugeot com o fabricante chinês. A intenção inicial da Stellantis era vender a picape média na rede francesa, mas os planos mudaram e assim nasceu a Titano.

Conhecida como Projeto KP1, a Fiat é atualmente a responsável global pela picape, o que mostra como a Titano é importante para o Grupo Stellantis. 

Como é a Fiat Titano 2025?

Visualmente, a única mudança externa em relação a Peugeot Landtrek é a grade exclusiva da Fiat Titano. A peça tem elementos que simulam um 3D e recebe acabamento em black piano nas versões Volcano e Ranch. Já na versão Endurance, a peça tem acabamento em preto. 

Os faróis da Fiat Titano 2025 são iluminados por Full LED na versão Ranch e com lâmpadas convencionais halógenas. As lanternas na versão topo de gama são iluminadas por LEDs e nas opções Endurance e Volcano, elas tem luzes convencionais. 

A Fiat Titano 2025 tem as linhas da carroceria bem lisas, praticamente sem vincos. A frente é alta e o capô é bem paralelo ao chão.

De lado, a picape tem rodas de liga de 18 polegadas na versão Ranch. A opção topo de gama vem de série com estribo lateral do tipo prancha, capa dos retrovisores, maçanetas e molduras das janelas com acabamento em cromada. Ela é a única que vem equipada de série com santantônio. A capota marítima e o protetor de caçamba também são itens de série.

Na traseira, a Fiat Titano 2025 mantém as mesmas lanternas da Landtrek e com exceção das logos da marca e do nome da picape, ela é fiel ao modelo francês. 

Por dentro, a semelhança da Titano com a Peugeot Landtrek é visível. Central multimídia, comandos de ar-condicionado e volante são os mesmos do modelo francês. A exceção fica por conta da capa do airbag do volante que ostenta o nome Fiat e do quadro de instrumentos que a tela de boas vindas remetendo a Titano. 

Painel e forrações de porta da Fiat Titano 2025 são em plásticos rígidos, mas os encaixes são bons e neste contato inicial não foram notadas rebarbas. A tampa do porta-luvas tem amortecimento na queda, descendo suavemente. 

Ergonomicamente, a picape é bem resolvida e todos os comandos estão ao alcance das mãos. O quadro de instrumentos e a central multimídia permitem fácil visualização. 

A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade em todas as versões, assim como o volante multifuncional. A direção tem assistência hidráulica e tem peso certo em manobras e em velocidades mais altas, mas em tempos de direção elétrica, isso acaba sendo uma escorregada da marca.

Na versão Ranch, a Fiat Titano 2025 conta com os bancos dianteiros com ajustes elétricos. Eles acomodam bem os ocupantes e o encosto apoia bem as costas.  

Os bancos da picape são revestidos em material sintético em tom preto. Atrás, eles são curtos e não apoiam bem as pernas, o assento do meio fica prejudicada por conta do túnel central. Três adultos ficam mais confortáveis em viagens curtas. 

O ar-condicionado na versão Ranch é digital de duas zonas. O sistema resfria rápido o ambiente.

A Titano 2025 conta como boa vedação nas portas contra poeira, andamos em estradas de chão, com uma nata de pô e em nosso test-drive não notamos vestígios dentro do carro. 

Em relação aos itens de conforto, há saídas de ar-condicionado para o banco traseiro. Mas a turma de trás conta apenas uma entrada USB para carregamento de celular. Aliás, na frente também há apenas uma entrada. Carregador por indução e entrada USB-C só estão disponíveis via a linha de acessórios Mopar. 

A versão Ranch ainda conta com rebatimento elétricos dos retrovisores, sensores de chuva e crepuscular e câmera 360° off-road.

Como equipamentos padrão, toda Fiat Titano 2025 sai de fábrica com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com assistência ABS com EBD, sistema de fixação ISOFIX, controle de descida em rampa, entre outros itens.

Mas a picape fica devendo itens ADAS de auxílio à condução. Há somente o alerta de mudança de faixa que está disponível na versão Ranch. Não é possível ter outras tecnologias nem como opcionais. 

Andando

Ao volante, a Fiat Titano 2025 é uma picape à moda antiga. A suspensão projetada para não quebrar é dura e a picape pula bem, mesmo em asfalto bem liso. Em pisos irregulares, ela melhora um pouco, mas é no off-road que a picape fica mais confortável. 

A Fiat Titano se destaca no off-road e nas estradas de terra, a suspensão cumpre seu papel e não pula tanto como no asfalto. 

O motor 2.2 Turbodiesel oferece desempenho apenas satisfatório para a Titano 2025. Mesmo pisando mais fundo no acelerador a picape não entrega toda a potência que espera uma picape média. Os 180 cv de potência e torque de 40,8 kgfm cumprem seu papel numa condução normal. 

Pelo menos, 90% do torque está disponível abaixo dos 2.000 rpm, ajudando a picape a ter uma boa arrancada e mais ágil no trânsito urbano. 

O desempenho da Fiat Titano 2025 melhora com o acionamento da tecla Sport que estica mais as marchas, explorando mais o motor, que grita bem, mas a deixa mais esperta. 

Depois que está embalada, a picape vai bem. 

Conclusão

A meta de vender 1.000 unidades mensais da Fiat Titano 2025 será atingida tranquilamente. Mas para brigar pelo topo ela precisa evoluir e ainda tem muita estrada para rodar. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.