Fiat Ducato 2013 estreia motor adequado ao Proconve L6
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A Fiat está lançando a linha 2013 do Ducato. As novidades estão no motor 2.3 MultiJet Economy, agora adequado às normas do Proconve L6, o que o deixou mais forte e econômico. Este mesmo motor equipará em breve o TAC Stark, que já foi flagrado em testes por um leitor. Enquanto isso a engenharia da marca continua os testes da nova geração da Ducato enquanto não se decide se a produção continua no Brasil ou migra para o México.
O torque do motor aumentou 6%, enquanto o consumo de combustível foi reduzido em até 8%. Nova calibração melhorou o desempenho nas acelerações e retomadas. Os 127 cv de potência a 3.600 rpm foram mantidos, mas o torque aumentou de 30,7 Kgfm para 32,6 kgfm a 1.800 rpm.
Mas não bastou nova calibração. Na linha 2013 o motor passou a contar com o sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) para redução da emissão de NOx, o filtro catalisador tipo DOC (catalisador de oxidação de diesel) e o filtro de gases de escapamento DPF (filtro de partículas de diesel) para menor emissão de material particulado, obtendo eficiência de até 99%, e abre mão da necessidade de adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), comercializado em postos e concessionárias.
Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.