2015-VW-Passat-B8-2Chegou a hora do Volkswagen Passat dar um passo à diante. A geração lançada em 2005 dá lugar a uma nova, construída sobre a plataforma modular MQB, que o faz ser até 85kg mais leve. Bom é que o design evoluiu, continuando sóbrio e elegante, mas com algum toque de personalidade – não parece um Fox ou Golf esticado e com enxerto de um terceiro volume na traseira.2015-VW-Passat-B8-24As principais dimensões sofreram alterações imperceptíveis, ficando 2mm mais curto, 1,4cm mais baixo e 1,4cm mais mais largo. A boa notícia é que a distância entre eixos está 7,9cm maior, enquanto o porta-malas tem 21 litros a mais, com capacidade total de 586 litros. A perua Passat Variant tem 650 litros.

2015-VW-Passat-B8-3Por dentro, destaque para o quadrp de instrumentos: pode ser convencional, com três marcadores analógicos, ou totalmente digital, o chamado Active Info Display, com tela  de 12,3 polegadas sensível ao toque. Ainda há cinco opções de sistemas multimídia: Composition Touch (tela de cinco polegadas preto e branco), Composition Colour (5 polegadas colorida), Composition Media (6,5 polegadas a cores), Discover Media (6,5 polegadas a cores com GPS) e o Discover Pro (8 polegadas a cores). Será possível ter até mesmo rede WIFI no carro.

2015-VW-Passat-B8-17Apesar de todas as telinhas, o interior é bem clássico, mas chama atenção as saídas de ar condicionado escondidas por filetes horizontais que cruzam o painel. A iluminação do interior é feita totalmente por LEDs.

2015-VW-Passat-B8-12A gama de motores é, simplesmente, gigante. Tudo para atender aos diferentes mercados onde o Passat será vendido.Tudo começa com um 1.4 TSI de 125cv, passando a uma versão com 150cv e sistema de desativação de cilindros ACT. Outros motores à gasolina são os 1.8 TSi de 180cv e o 2.0 TSi em dois níveis de potência: 220 e 280cv. Em 2015 chega ao mercado a versão híbrida, com motor 1.4 TSI de 102cv e um elétrico, capaz de somar 211cv e garantir autonomia 100% elétrica de 50km.

2015-VW-Passat-B8-36Entre os diesel, que sequer se aproximarão dos portos brasileiros, a opção mais modeesta é o 1.6 TDi de 120cv, enquanto o 2.0 TDi estará disponível em três níveis de potência: 150, 190 e 240cv.

O lançamento do novo Passat na Europa acontece em novembro.

2015-VW-Passat-B8-32Fotos | Volkswagen/Divulgação