fordnewfiesta2_0Já perdi a conta de quantas apresentações a Ford fez para o New Fiesta desde sua primeira aparição oficial no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. Uma das últimas (será?) acontece neste final de semana em Foz do Iguaçu (PR). Mesmo assim, a marca só começará a vender o hatch compacto em junho. O modelo será fabricado em São Bernardo do Campo (SP), enquanto o sedã continuará a vir do México por mais algum tempo. A garantia é total de três anos e a marca a Ford promete oferecer revisões com preços fixos.

fordnewfiesta3A Ford aposta alto no modelo nacionalizado e para isso vem com uma política de preços atraente. Serão duas opções de motores e duas de câmbio, sendo uma manual e outra automatizada.

Nas duas primeira versões o New Fiesta vem equipado com o motor 1.5 16v Sigma que rende 111cv de potência e câmbio manual. A S de entrada vem de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, sistema isofix, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas das portas, retrovisores elétricos e sistema multimídia My Connection (rádio CD Player com entrada USB e Bluetooth) e rodas de aço com calotas. O preço sugerido para essa versão é de R$ 38.990. A versão SE acrescenta rodas de liga leve de aro 15 polegadas e farol de neblina e o preço é de R$ 42.490.

fordnewfiesta8Já a versão SE equipadas com o novo motor Sigma 1.6 16v que rende 130cv de potência, como adiantamos em março de 2012, porém, não acertamos o carro de estreia, tínhamos apostado no Focus III.   O motor dispensa o tanquinho de partida a frio (como adiantamos em agosto de 2012) e conta com duplo comando de válvulas variáveis. Além disto as versões podem ser equipadas com câmbio manual de cinco marchas e a automatizada Powershift de seis velocidades. Além dos itens das versões de entrada ela agrega de série controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, roda de liga-leve aro 15 polegadas e sistema Sync, por R$ 45.490 e com câmbio Powershift vai para R$ 48.990.

A versão Titanium vem com todos os equipamentos da SE e mais sete airbags (Um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), roda liga leve aro 16  polegadas, bancos revestido de couro, vidros elétricos traseiros, controle de velocidade, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento e o preços sugerido pelo fabricante são de R$ 51.490 com câmbio manual e com o Powershift pula para R$ 54.900.

fordnewfiesta_0INTERIOR Se antes o modelo mexicano contava painel com material emborrachado em sua construção, o brasileiro conta com plásticos rígidos. O desenho foi simplificado e tem display multifuncional integrado e a iluminação ice blue, já os instrumentos mesclam marcadores digitais e analógicos. Um deslize do fabricante foi o “esquecimento” do apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio.

SYNC O sistema multimídia Ford-Microsoft conta com comando por voz em português, conexão Bluetooth, acesso a telefone celular, ligações hansfree, mensagem de textos audíveis, transferência automática de agenda, músicas do celular e seis alto-falantes.

CORES São seis opções de cores: azul california, vermelho arizona, vermelho vermont, branco ártico, preto Bristol, prata Dublin.

EASY-START & OTIS O New Fiesta marca a estreia do sistema de partida a frio para o motor 1.6 16v que elimina o famigerado tanquinho de partida a frio. Ele permite a partida do motor em condições de baixa temperatura, melhor rendimento do motor antes de atingir a temperatura normal, controle da injeção de combustível, agilidade na partida.O sistema conta com luz no painel que quando acesa indica que o combustível está sendo aquecido e quando apagada indica que o combustível está aquecido ou não é necessário o aquecimento. Ele é ativado a partir de temperaturas ambientes abaixo de 20 graus.

fordnewfiesta6POWERSHIFT A Ford irá equipar o New Fiesta com o moderno câmbio Powershift de seis velocidades, que é um automatizado de dupla embreagem. O sistema permite ainda trocas sequenciais. A marca diz que ele agrega o conforto do automático à esportividade de um manual com trocas mais suaves sem interrupção do torque. Porém, a Ford afirma em seus materiais de divulgação que o câmbio é um automático o que não é verdade. Apesar de contar com dupla embreagem e tecnologias modernas, ele ainda é um automatizado.

Preços Ford New Fiesta 2014

  • New Fiesta 1.5 S – R$ 38.990
  • New Fiesta 1.5 SE – R$ 42.490
  • New Fiesta 1.6 SE  – R$ 45.490
  • New Fiesta 1.6 SE/Powershift – R$ 48.990
  • New Fiesta 1.6 Titanun  – R$ 51.490
  • New Fiesta 1.6 Titanun/ Powershift  – R$ 54.900

[nggallery id=6 template=sample1]

Fotos | Reginaldo Manente/Ford/Divulgação