Desde 1996 no mercado brasileiro, chegou a hora da Chevrolet S10 ganhar uma nova geração. Conhecida em outros mercados pelo nome Colorado, ela foi desenvolvida no Brasil e deixa de apostar no custo-benefício para entrar na briga das picapes médias de luxo, com tecnologia, equipamentos e preço atraente. Agora você confere as primeiras informações e preços das versões. Amanhã o Marlos conta suas primeiras impressões a picape, e também os preços.

Ao contrário de outros modelos desenhados aqui, a nova S10 é atraente e faz bom uso do atual DNA de Chevrolet, com farois recortados (com direito a bloco elíptico na versão LTZ) e a grande grade cortada por uma larga barra na cor da carroceria. Atrás, lanternas verticiais, vistas em outors modelos do segmento, podem até ter LEDs na versão LTZ.O interior é interessante, e como manda a tendência do segmento, parece pertencer a uma minivan, e não a uma picape. Elementos digitais com iluminação “Ice Blue” não faltam no painel, que segue o conceito “Dual Cockpit” dos últimos carros da marca. Porta-objetos não faltam: são 16 na S10 de cabine simples, e 26 na picape de cabine dupla.Serão 12 versões, configuradas sobre as opções de carroceria simples e dupla, nas versões de acabamento LS, LT e LTZ e entre os motores 2.4 Flex e o novo 2.8 CTDI turbodiesel, que merece um destaque especial. Desde a versão LS a picape conta com airbag e ABS. A topo-de-linha LTZ se destaca por controles de tração (TCS) e estabilidade (ESP). As versões equipadas com o motor 2.4 Flexpower serão vendidas em cinco diferentes configurações, todas 4×2. São duas opções de cabine simples, a LS e a LT e três na cabine dupla, LS, LT e LTZ. Inicialmente, as versões equipadas com motor 2.8 Chevrolet Turbodiesel serão vendidas em sete diferentes versões. A versão de cabine simples só será comercializada no pacote LS e com tração 4×4. A versão Turbodiesel com cabine dupla terão os pacotes LT e LTZ, com a tração 4×2 e 4×4, sendo que ainda há a opção do câmbio automático de seis marchas como opcional das versões LT e de série na versão LTZ. A Chevrolet S10 passa a ser a picape com maior capacidade de carga do segmento, com 1.570 litros de volume de caçamba (tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 metro de largura e 0,44 metro de altura) e de capacidade de carga, com 1.303 kg na variante LS cabine simples. A Cabine dupla LS também tem a maior capacidade de carga do segmento, 1.208 kg, mas não a maior caçamba. Com o motor 2.8 ela pode rebocar até até 3.500 kg.

Ela está disponível em seis opções de cores: Prata Polaris, Artemis Grey, Cinza Asteca, Bege Desert, Carbon Flash, Branco Mahler e conta com garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem.

Motores:

2.8 Turbodiesel CTDI

A cereja do bolo da nova S10 é este motor. Com turbo de geometria continuamente variável, este motor se vale de uma captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação, praticamente eliminando o chamado turbo lag. Outras tecnologias, como duplo comando de válvulas tubular e injeção common rail, corpo de borboleta, de nova geração, que oferece controle mais preciso da válvula EGR, completam a receita que promete mais desempenho e menos emissões…

Ahh sim, e mais força! São 47,9 kgfm disponíveis já nas 2.000 rpm, e 180 cavalos a 3.800 rpm.

2.4 Flexpower

Sustentabilidade é a palavra de ordem na indústria, e Chevrolet reciclou 2.4 Flexpower (bem que poderiam ter adotado o 2.4 Ecotec!|) Ele recebeu alterações como novo cárter, de alumínio estrutural, na admissão e no gerenciamento do motor, por conta de um novo corpo de borboleta, e um novo sistema de admissão, com filtro, ressonador de ar e um inédito sensor de massa de ar. O novo sistema de gerenciamento do motor, chamado System Zero, permite que a central eletrônica do motor module melhor o corpo de borboleta, trazendo acelerações mais suaves e ainda ganho de torque. Ela ainda traz novos catalisadores e novos dutos de escape, que melhoram o fluxo dos gases e reduzem os níveis de emissões.

Antes este motor entregava 21,9 kgfm, já o novo passa a oferecer 24,1 kgfm – com 90% deste valor atingido já nas 2.800 rpm. A cavalaria continua a mesma: 147 cv quando abastecido com etanol e 141 com gasolina, ambas em 5.200 rpm.

Versões e equipamentos

LS

Tanto na 2.4 Flexpower quanto na 2.8 Turbodiesel, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS, computador de bordo, grade de proteção no vidro traseiro, ganchos externos na caçamba, protetor de cárter e banco do passageiro maior, para acomodar dois ocupantes, além do motorista, limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial).  A versão 2.8 Turbodiesel 4×4 ainda conta com o seletor de tração, já que é equipada com o 4×4.

LT

Intermediária, além dos itens da versão LS traz itens como: alarme antifurto, alça de apoio dos dois lados, airbag duplo (cabine dupla), cobertura do piso em carpete, chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com luzes indicadoras de direção, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas de liga leve aro 16, pneus 245/70R16, sistema de deslizamento limitado de diferencial, CD player/MP3 com Bluetooth , entrada mini-usb e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas.

LTZ

Existe apenas na versão cabine dupla, com todas as opções de motor, tração e câmbio, oferece os mesmos itens que a LT e ainda: ar-condicionado digital, com acabamento cromado, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (versão LTZ diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17, e parachoque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto.

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)

FICHAS TÉCNICAS

NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER
Modelo
Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower

Carroceria / motorização
Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2 portas, motorização dianteira, tração traseira

Construção
Carroceria sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação
São José dos Campos, São Paulo, Brasil

MOTOR
Modelo

N24XF

Disposição
Longitudinal

Número de cilindros
4 em linha

Cilindrada (cm3):
2.405

Diâmetro e Curso (mm)
87,5 x 100

Válvulas
SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção combustível
M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão
11,5:1

Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
147 cv (E)/141 cv (G) a 5.200 rpm

Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
24,1 kgfm (E)/22,3 kgfm (G) a 2.800 rpm

Combustível recomendado
Gasolina e/ou etanol

Rotação Max. do motor (rpm)
6.000

Bateria
12V, 70 Ah

Alternador
100 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual
FSO 2105
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Diferencial
4,56:1 (4×2)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.

Traseira
Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance

Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.

Direção redução
20,8:1

Direção número de voltas
(batente a batente)

3,90

Diâmetro de giro (m)
12,70

FREIOS
Tipo
Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros

Diâmetro x espessura (mm)
Disco: 300 x 27 ; traseiro:  Tambor: 147,5 x 50

RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo 16 x 6,5 (LS e LT)

Pneus
245/70 R16 (LS e LT)

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm)
3.096

Comprimento total (mm)
367

Largura carroceria (mm)
1.882

Largura total (mm)
2.132

Altura (mm)
1.785

Bitola (mm)
Dianteira

1.570; traseira: 1.570

Altura mínima do solo (mm)
223

Ângulo de ataque
30,7º

Ângulo de saída
16,1°

Peso em ordem de marcha (kg)
1.672

Distribuição de peso (% dianteira/traseira)
53/47

CAPACIDADES
Caçamba (litros)
1.570

Capacidade de carga (kg)
1.078

Tanque de combustível (litros)
80

Óleo do motor (litros)
4,85

Sistema de refrigeração (litros)
8,0

DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)
167,3 / 163,3 (Etanol/Gasolina)

Aceleração
0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s9 / Gasolina: 12s7

NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.8 TURBODIESEL CTDI

Modelo
Chevrolet S10 Turbo Diesel Eletrônico

Carroceria/Motorização
Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2 portas, motorização dianteira, tração traseira e/ou integral

Construção
Carroceria sobre chassis, aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação
São José dos Campos, São Paulo, Brasil

MOTOR
Modelo
Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI

Disposição
Longitudinal

Número de cilindros
4 em linha

Cilindrada (cm3)
2.776

Diâmetro e Curso (mm)
94 x 100

Válvulas
DOHC, quatro válvulas por cilindro

Injeção combustível
Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica

Taxa de compressão
16,0:1

Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)

180 cv a 3.800 rpm

Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)

47,9 (AT)/ 44,9 (MT) a 2.000 rpm

Combustível recomendado
Diesel

Rotação Max. do motor (rpm)
4.500

Bateria
12V, 70 Ah

Alternador
140 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual
FSO 2505
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Diferencial
3,73:1 (4×2 – MT)
3,73:1 (4×4 – MT); 2,62:1 (4×4 reduzida – MT)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.

Traseira
Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance

Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.

Direção redução
20,8:1

Direção número de voltas (batente a batente)
3,90

Diâmetro de giro (m)
12,70

FREIOS
Tipo
Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros

Diâmetro x espessura (mm)
Discos: 300 x 27 ;  Tambor: 147,5 x 50

RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo
16 x 6,5 (LS e LT)

Pneus
245/70 R16 (LS e LT)

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm)
3.096

Comprimento total (mm)
5.367

Largura carroceria (mm)
1.882

Largura total (mm)
2.132

Altura (mm)
1.785

Bitola (mm)
Dianteira: 1570; traseira: 1570

Altura mínima do solo (mm)
223

Ângulo de ataque
30,7º

Ângulo de saída
16,1°

Peso em ordem de marcha (kg)
1.797 (4×2); 1.899 (4×4)

Distribuição de peso (% dianteira/traseira)
53/47

CAPACIDADES
Caçamba (litros)
1.570

Capacidade de carga (kg)
1.303 (4×2); 1.201 (4×4)

Tanque de combustível (litros)
76

Óleo do motor (litros)
5,70 com o filtro

Sistema de refrigeração (litros)
9,00

DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)
180

Aceleração 0 a 100 km/h (s)
11s4

NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.4 FLEXPOWER

Modelo
Chevrolet S10 Cabine Dupla Flexpower

Carroceria / motorização
Picape, 5 ou 6 ocupantes (dependendo da versão), 4 portas, motorização dianteira, tração traseira

Construção
Carroceria de cabine dupla sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação
São José dos Campos, São Paulo, Brasil

MOTOR
Modelo
N24XF

Disposição
Longitudinal

Número de cilindros
4 em linha

Cilindrada (cm3)
2.405

Diâmetro e Curso (mm)
87,5 x 100

Válvulas
SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção combustível
M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão
11,5:1

Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
147 cv (E)/141 cv (G) a 5.200 rpm

Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585
4,1 kgfm (E)/22,3 kgfm (G) a 2.800 rpm

Combustível recomendado
Gasolina e/ou etanol

Rotação Max. do motor (rpm)
6.000

Bateria
12V, 70 Ah

Alternador
100 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual
FSO 2105
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Diferencial
4,56:1 (4×2)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.

Traseira
Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicoshidráulicos pressurizados a gás de alta performance

Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.

Direção redução
20,8:1

Direção número de voltas (batente a batente)
3,90

Diâmetro de giro (m)
12,70

FREIOS
Tipo
Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros

NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.8 TURBODIESEL CTDI
Modelo
Chevrolet S10 Turbo Diesel Eletrônico

Carroceria / motorização
Picape, 5 ou 6 ocupantes (dependendo da versão), 4 portas, motorização dianteira, tração traseira e/ou integral

Construção
Carroceria de cabine dupla sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação
São José dos Campos, São Paulo, Brasil

MOTOR
Modelo
Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI

Disposição
Longitudinal

Número de cilindros
4 em linha

Cilindrada (cm3)
2.776

Diâmetro e Curso (mm)
94 x 100

Válvulas
DOHC, quatro válvulas por cilindro

Injeção combustível
Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica

Taxa de compressão
16,0:1

Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
180 cv a 3.800 rpm

Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
47,9 (AT)/44,9 (MT) kgfm a 2.000 rpm

Combustível recomendado
Diesel

Rotação Max. do motor (rpm)
4.500

Bateria
12V, 70 Ah

Alternador
140 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual
FSO 2505
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas ou 6L50 – Automática de 6 velocidades

Diferencial
3,73:1 (4×2)
73:1 (4×4); 2,62:1 (4×4 reduzida)
3,42:1 (4×2 AT)
3,42:1 (4×4 AT); 2,62:1 (4×4 reduzida AT)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alto desempenho.

Traseira
Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance

Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.

Direção redução
20,8:1

Direção número de voltas (batente a batente):
3,90

Diâmetro de giro (m)
12,70

FREIOS
Tipo
Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros

Diâmetro x espessura (mm)
Discos: 300 x 27 ; Tambor: 147,5 x 50

RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo
16 x 6,5 (LS e LT); 7,0 x 17 (LTZ)

Pneus
245/70 R16 (LS e LT); 255/65 R17 (LTZ)

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm)
3.096

Comprimento total (mm)
5.347

Largura carroceria (mm)
1.882

Largura total (mm)
2.132

Altura (mm)
1.827

Bitola (mm)
Dianteira: 1.570; traseira: 1.570

Altura mínima do solo (mm)
228

Ângulo de ataque
30,7º

Ângulo de saída
16,1º

Peso em ordem de marcha (kg)
1.892 (LS MT); 1.960 (LTZ AT); 1.994 (LS 4×4 MT); 2.061 (LTZ 4×4 AT)

Distribuição de peso (% dianteira/traseira)
53/ 47

CAPACIDADES
Caçamba (litros)
1.061

Capacidade de carga (kg)
1.208 (4×2 LS MT); 1.140 (4×2 LTZ AT)
1.106 (4×4 LS MT); 1.039 (4×4 LTZ AT)

Tanque de combustível (litros):
76

Óleo do motor (litros)
5,7 com o filtro

Sistema de refrigeração (litros)
9,0

DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)
180

Aceleração 0 a 100 km/h (s)
11s4 (MT); 10s3 (AT)

Fotos | Fábio Gonzalez/Chevrolet/divulgação

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