SUV coreano será produzido no Brasil e chegará com motores 1.6 e 2.0

hyundai_creta_8A Hyundai promete para janeiro o início das vendas do SUV Creta. O modelo chegará com opções de motores 1.6 e 2.0. Produzido na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), o modelo tem design exclusivo para o Brasil.

hyundai_creta_10De acordo com a marca, os propulsores que equipam o Hyundai Creta brasileiro têm bloco de alumínio e tecnologia flex de combustível, com sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina, e utilizam duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) para admissão e escape.

O motor 1..6l 16V DOHC D-CVVT tem potência de 123 cv a 6.300 rpm e torque de 16 kgfm com gasolina e 130 cv a 6.300 rpm e torque de 16,5 kgfm com etanol no tanque. As versões 1.6 podem contar com câmbio manual e automático, ambos de seis velocidades, sendo que o automático conta também com trocas sequenciais.

Já o motor 2.0 16V DOHC D-CVV rende 156 cv de potência a 6.200 rpm e torque de 19,1 kgfm quando abastecido com gasolina e 166 cv a 6.200 rpm e torque de 20,5 kgfm com etanol no tanque. As versões 2.0 serão equipadas somente com câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais.

hyundai_creta_3De série todas as versões são equipadas com o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista e banco traseiro rebatível e bipartido 60:40, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista e comando interno de abertura do tanque de combustível, entre outros equipamentos.

hyundai_creta_12O Creta ainda terá em todas as versões sistema de monitoramento de pressão baixa dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Ele também terá fixação ISOFIX para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de três pontos com pré-tensionador, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.

hyundai_creta_6O SUV tem painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster, que permite configurar diversas funções do carro, além de ser esteticamente diferenciado, com uma iluminação acesa a todo tempo, independente dos faróis. O Creta poderá ser equipado com o pacote de acabamento Brown Leather, com bancos de couro marrom e painéis das portas em couro preto, painel com acabamento na cor marrom e textura exclusiva, volante e pomos das alavancas de câmbio e freio de mão revestidos de couro, detalhes pintados em prata no volante, no painel e no console, e em cromo acetinado no freio de mão e maçanetas internas.

As unidades da mostra paulista também estavam equipadas com seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina, controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), farol direcional cornering lamp e sinalização de frenagem de emergência (ESS).

hyundai_creta_2Já as versões expostas na mostra paulista estão equipadas com faróis com projetores e luz diurna DRL de LED, faróis de neblina dianteiros com formato horizontal, lanternas Clear Type e lanternas indicadoras de direção nos retrovisores. Os modelos também contam com maçanetas externas cromadas, retrovisores externos na cor da carroceria, barras de teto longitudinais na cor prata, molduras plásticas de proteção na carroceria e limpadores de para-brisa tipo flat blade. Completando o visual, as unidades do salão estão equipadas com rodas de liga leve diamantada de 17 polegadas, a antena barbatana e a moldura cromada na tampa do porta-malas.

Os modelos em exposição também estão equipados com central multimídia blueNav® com tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth® no volante.

[photomosaic]

Segundo a Hyundai, o SUV é baseado na estrutura do sedã Elantra. O Creta tem 4,27 metros de comprimento, 1,78m de largura, 1,63m de altura e 2,59m de entre-eixos.

O Hyundai Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nos casos comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.

hyundai_creta_13Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos