A Peugeot já descobriu que não pode fazer como as outras montadoras, ela tem que manter seus produtos alinhados com o mercado Europeu e com o resto do mundo. Após sete anos de mercado (Brasileiro, de existência são 10) o 307 se aposenta e dá lugar ao 308, mais moderno e que chega acompanhado de novas tecnologias.

Já adepto à reestilização sofrida na Europa no ano passado (isso não deveria surpreeender…) o modelo tem linhas mais musculosas e modernas. com grade alinhada com o atual DNA da marca, faróis mais alongados e até luzes diurnas de LEDs na versão topo de linha. Ele faz uso da Plataforma 2, assim como o 307, mas está está 7,4 cm mais longo e 5,3 mais largo. Entretanto, o entre-eixos continua com 2,61 metros.

O interior é praticamente idêntico ao do 408, ou seja, todo novo em relação ao 307, com representa um avanço de qualidade dos materiais. Ele continua amplo, a ponto de fazer frente a muito monovolume. Uma boa novidade é o teto panorâmico de vidro CIELO, que, dependendo da versão de acabamento, aumenta a superfície envidraçada do teto para 0,83 m2 de área. O porta-malas é o maior da categoria, com 430 litros.

São cinco configurações, e desde a versão de entrada, Active 1.6, o hatch conta ainda com ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve aro 16“, volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado.

As opções de motorização continuam sendo duas: o 1.6 e o 2.0. O 2.0 é o mesmo visto anteriormente no 307, e gera uma potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm, e é oferecido com câmbio manual de cinco marchas e com o câmbio automático seqüencial AT8 de quatro velocidades.

Já o motor 1.6 é novidade. Como comentado anteriormente, o agora chamado 1.6 16V EC5 recebeu o sistema de partida à frio Flex Start, que acaba com o tanquinho de gasolina para partida a frio. Ele faz uso de uma nova galeria de combustível com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras). Segundo a Peugeot, o sistema funciona até -5°.Além disso, o motor ganhou comando de válvulas de admissão variável, o que garante 80% do torque já a partir de 1.500 rpm, além de bomba de óleo variável, pistões, anéis de vedação e cilindros de baixo atrito, bielas forjadas, tuchos hidráulicos, coletpr de plástico e acelerador eletrônico (drive by wire).

A receita resulta em 122 CV de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque.

Versões, equipamentos e preços:

308 Active 1.6 – MT:  R$ 53.990

  • Ar-condicionado;
  • Direção eletro-hidráulica;
  • Airbag duplo frontal;
  • Freios ABS com REF e AFU;
  • Computador de bordo;
  • Para-brisa acústico;
  • Banco do motorista com regulagem de altura;
  • Volante em couro com regulagem de altura e profundidade;
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento;
  • Retrovisores elétricos;
  • Travamento elétrico centralizado das portas;
  • WIP Sound Rádio CD Player MP3;
  • Comando do rádio na coluna de direção;
  • Roda em liga leve de16 polegadas.

308 Allure 1.6 – MT: R$ 56.990

  • Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira;
  • Faróis de neblina dianteiros;
  • WIP Plug – Conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX;
  • WIP Bluetooth: conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e audio streaming;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Limpador do para-brisa automático;
  • Grade do para-choque dianteiro com frisos cromados;
  • Iluminação “lead me to the car” e “follow me home” (acendimento dos faróis por um tempo determinado);
  • Retrovisor interno eletrocrômico;
  • Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.

308 Allure 2.0 – MT: R$ 59.990  | AT: R$ 63.990

  • Roda em liga leve de17 polegadas;
  • Regulador e limitador de velocidade;
  • Painel de instrumentos de fundo branco (versão automática);
  • Teto panorâmico de vidro CIELO como opcional.

308 Feline 2.0 – AT: R$ 70.990

  • Alarme;
  • Bancos em couro;
  • Teto panorâmico de vidro CIELO;
  • Retrovisor externo rebatível eletricamente;
  • Luzes diurnas em LED;
  • Sensor de estacionamento traseiro;
  • Dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros);
  • Dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros);
  • Controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR);
  • Soleira em alumínio com inscrição PEUGEOT;
  • Pedais em alumínio;
  • WIP NAV com tela colorida retrátil (opcional).

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)

Fotos | Peugeot/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter