A Peugeot já descobriu que não pode fazer como as outras montadoras, ela tem que manter seus produtos alinhados com o mercado Europeu e com o resto do mundo. Após sete anos de mercado (Brasileiro, de existência são 10) o 307 se aposenta e dá lugar ao 308, mais moderno e que chega acompanhado de novas tecnologias.
Já adepto à reestilização sofrida na Europa no ano passado (isso não deveria surpreeender…) o modelo tem linhas mais musculosas e modernas. com grade alinhada com o atual DNA da marca, faróis mais alongados e até luzes diurnas de LEDs na versão topo de linha. Ele faz uso da Plataforma 2, assim como o 307, mas está está 7,4 cm mais longo e 5,3 mais largo. Entretanto, o entre-eixos continua com 2,61 metros.
O interior é praticamente idêntico ao do 408, ou seja, todo novo em relação ao 307, com representa um avanço de qualidade dos materiais. Ele continua amplo, a ponto de fazer frente a muito monovolume. Uma boa novidade é o teto panorâmico de vidro CIELO, que, dependendo da versão de acabamento, aumenta a superfície envidraçada do teto para 0,83 m2 de área. O porta-malas é o maior da categoria, com 430 litros.
São cinco configurações, e desde a versão de entrada, Active 1.6, o hatch conta ainda com ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve aro 16“, volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado.
As opções de motorização continuam sendo duas: o 1.6 e o 2.0. O 2.0 é o mesmo visto anteriormente no 307, e gera uma potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm, e é oferecido com câmbio manual de cinco marchas e com o câmbio automático seqüencial AT8 de quatro velocidades.
Já o motor 1.6 é novidade. Como comentado anteriormente, o agora chamado 1.6 16V EC5 recebeu o sistema de partida à frio Flex Start, que acaba com o tanquinho de gasolina para partida a frio. Ele faz uso de uma nova galeria de combustível com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras). Segundo a Peugeot, o sistema funciona até -5°.Além disso, o motor ganhou comando de válvulas de admissão variável, o que garante 80% do torque já a partir de 1.500 rpm, além de bomba de óleo variável, pistões, anéis de vedação e cilindros de baixo atrito, bielas forjadas, tuchos hidráulicos, coletpr de plástico e acelerador eletrônico (drive by wire).
A receita resulta em 122 CV de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque.
Versões, equipamentos e preços:
308 Active 1.6 – MT: R$ 53.990
- Ar-condicionado;
- Direção eletro-hidráulica;
- Airbag duplo frontal;
- Freios ABS com REF e AFU;
- Computador de bordo;
- Para-brisa acústico;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Volante em couro com regulagem de altura e profundidade;
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento;
- Retrovisores elétricos;
- Travamento elétrico centralizado das portas;
- WIP Sound Rádio CD Player MP3;
- Comando do rádio na coluna de direção;
- Roda em liga leve de16 polegadas.
308 Allure 1.6 – MT: R$ 56.990
- Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira;
- Faróis de neblina dianteiros;
- WIP Plug – Conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX;
- WIP Bluetooth: conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e audio streaming;
- Acendimento automático dos faróis;
- Limpador do para-brisa automático;
- Grade do para-choque dianteiro com frisos cromados;
- Iluminação “lead me to the car” e “follow me home” (acendimento dos faróis por um tempo determinado);
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 – MT: R$ 59.990 | AT: R$ 63.990
- Roda em liga leve de17 polegadas;
- Regulador e limitador de velocidade;
- Painel de instrumentos de fundo branco (versão automática);
- Teto panorâmico de vidro CIELO como opcional.
308 Feline 2.0 – AT: R$ 70.990
- Alarme;
- Bancos em couro;
- Teto panorâmico de vidro CIELO;
- Retrovisor externo rebatível eletricamente;
- Luzes diurnas em LED;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros);
- Dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros);
- Controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR);
- Soleira em alumínio com inscrição PEUGEOT;
- Pedais em alumínio;
- WIP NAV com tela colorida retrátil (opcional).
Galeria
(Clique nas imagens para ampliar)
Fotos | Peugeot/Divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter