Confira como é o visual e os equipamentos do Cronos 1.3 2020, versão de entrada do sedã da Fiat produzido na Argentina. Modelo é equipado com motor 1.3 Firefly e câmbio manual
O Cronos 1.3 2020 chegou ao mercado no começo deste mês e como novidade recebeu alarme como item de série. Porta de entrada da gama do sedã, ele é equipado com motor 1.3 Firefly e câmbio manual. O preço sugerido é de R$ 58.990. O Cronos 1.3 representa 12% do mix de vendas do sedã
Não é tão básico
Considerando os modelos vendidos no passado, o Cronos 1.3 2020 não é tão básico. Entre os principais equipamentos de série estão ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e alarme.
Ainda fazem dos itens de série computador de bordo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, banco do motorista com regulagem de altura e coluna de direção com ajuste de altura.
Sem central
A versão de entrada não tem a central multimídia de 7″, em seu lugar o sedã conta com rádio Connect AUX/USB/MP3/AM/FM, áudio streaming, viva-voz Bluetooth. O sedã também recebe na versão de entrada volante com comandos do rádio e telefone.
Segurança
Na parte de segurança, o Cronos 1.3 2020 vem com os compulsórios aribags duplo e freios ABS. Como equipamentos extras, o sedã recebe somente o cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro central do banco traseiro e gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix).
Motor 1.3 Firefly
O Cronos 1.3 2020 é equipado com o motor 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. Na versão de entrada, o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.
Como anda?
O motor 1.3 Firefly permite boa aceleração e consegue dar boa dinâmica ao Cronos 1.3. Mesmo com quatro ocupantes, ele surpreende. O propulsor não tem comportamento esportivo, mas proporciona segurança nas ultrapassagens. Destaque para o funcionamento suave do motor.
Por que vende pouco?
Ao olhar os números de vendas do modelo, o consumidor imagina que o sedã não decolou. Mas cabe ressaltar que fatores extracampo, como dizem os comentaristas esportivos, atrapalham seu desempenho. A crise argentina prejudicou as vendas de vários modelos produzidos por lá e o Cronos foi uma das vítimas.
Cotação do dia
Cada carro argentino que entra no Brasil, tem seu preço convertido pelo dólar do dia, ou seja, nos últimos tempos o preço do sedã não fica estável. Isso sem falar nos componentes usados na montagem do modelo que também são cotados em dólar. Para tentar balancear a equação a Fiat tem nacionalizado algumas peças do sedã. Algumas como retrovisores são montados em Betim (MG), outras são enviadas para a fábrica argentina. Porém, a conta não é simples e tudo depende do que se manda para a argentina e o que se recebe de lá.
Na prática, as vendas do Cronos e demais modelos de outras marca que são importados da Argentina só melhorarão quando a economia do país vizinho der sinais de recuperação. Até lá, cada fabricante seguirá suas estratégias para tentar reduzir os impactos negativos causados pela economia do país governado por Macri.