O Chrysler 300C é um dos únicos representantes da escola automotiva norte-americana no mercado brasileiro. O modelo, que permaneceu ausente do país por mais de dois anos, retorna agora em nova geração. A distribuição às concessionárias já estava acontecendo desde fevereiro (veja aqui),  mas só agora a marca anunciou o lançamento oficial. Os preços foram tabelados em R$ 179.900 para a região Sul e os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e em R$ 176.298 para o Espírito Santo e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Inicialmente, o 300C é oferecido com o motor Pentastar V6 3.6 24V, capaz de gerar 286 cv de potência a 6.350 rpm e 34,7 mkgf de torque a a 4.650 rpm, acoplado a um câmbio automático de oito velocidades. De acordo com a Chrysler, o propulsor faz com que a nova geração seja mais eficiente tanto em desempenho quanto em consumo em relação à antiga, que dispunha de um V6 3.5 de 249 cv. O fabricante fala em 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.  Mais tarde, virá também um V8 5.7 como antecipamos com exclusividade (veja aqui).

O conjunto mecânico do sedã é completado por suspensões do tipo duplo A na frente e multilink (com cinco braços) atrás. A distribuição de peso é equilibrada, com 52% da massa do veículo sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração. Corpulento, o sedã mede 5,04 metros de comprimento, 1,90 de largura, 1,48 de altura e 3,05 de distância entre eixos. O porta-malas comporta 462 litros de bagagem e o peso atinge a marca de 1.814 kg.

O design mantém a linguagem da antiga geração, mas é totalmente novo. Segundo o fabricante, a visibilidade melhorou em 15%, graças à adoção de com as colunas dianteiras mais finas. A nova carroceria também é mais aerodinâmica, com cx de 0,32, e tem interior mais amplo. O acabamento inclui revestimento de couro natural perfurado e superfícies suaves ao toque.

A lista de equipamentos é formada por sistema multimídia com tela de 8,4” sensível ao toque com viva-voz bluetooth, entrada USB, compatibilidade para iPod, iPhone e iPad, leitor de CD, DVD e MP3, navegador GPS e som da marca Alpine com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, incluindo subwoofer. Há ainda ar-condicionado “dual-zone” automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória, ventilação e aquecimento, computador de bordo com dezenas de funções, coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, cruise control, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e de estacionamento na frente e atrás, pedais reguláveis eletricamente, persiana traseira elétrica, porta-copos climatizados, partida sem chaves Enter’N GO e teto solar panorâmico.

Entre os itens de segurança, há seis air bags, apoios de cabeça ativos, controle eletrônico de estabilidade, freios a disco ventilados nas quatro com rodas com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e vidros laminados nas portas dianteiras. O conjunto óptico dispões de luzes de LEDs na dianteira e na traseira, sendo que os faróis são do tipo bi-xenônio adaptativos.

 

Fotos | Pedro Bicudo/Chrysler/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter