Um dos automóveis mais cativantes da linha atual da BMW já está sendo comercializado no Brasil. O Série 1 M é um esportivo puro-sangue da marca alemã, equipado com um poderoso motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, capaz de produzir 340 cv a 5.900 rpm e 45,8 mkgf entre 1.500 e 4.000 rpm. Há ainda a função “Overboost”, que aumenta o torque máximo para 50,9 mkgf. O câmbio é sempre manual, de seis velocidades, e a tração é traseira. O resultado se traduz na aceleração de zero a cem em apenas 4,9 segundos e na velocidade máxima de 250 km/h.

O Série 1 M representa uma volta ao passado, mais precisamente à década de 1980, quando os primeiros M3 impressionavam jornalistas e compradores com o desempenho de tirar o fôlego. Com o passar do tempo, o modelo mais nervoso da Série 3 foi ganhando peso e tamanho, o que tornou sua dirigibilidade mais parecida com a do irmão maior M5, embora constantes acréscimos de potência sempre tenham proporcionado ganhos em performance.

Para obter um comportamento arisco, as dimensões do bólido foram mantidas em patamares contidos. A carroceria tem 4,38 metros de comprimento, 1,80 de largura e 1,42 de altura. O peso de 1.570 kg, além de ser baixo em relação ao conjunto mecânico, tem distribuição quase perfeita: 51,7% no eixo dianteiro e 48,3% no traseiro. Os freios contam com discos de 360 mm na frente e 350 atrás, auxiliados pelo sistema ABS.

A lista de equipamentos é composta por interior revestido em camurça preta com costuras vermelhas, bancos dianteiros elétricos com memórias de ajuste, navegador com tela de 8,8 polegadas, sistema de áudio de alta qualidade, faróis bi-xenônio e seis airbags. Para ajudar a domar o esportivo, há ainda controles de estabilidade e tração com ajuste de atuação. O comportamento nas curvas também é ajudado pelas rodas de 19 polegadas, calçadas com pneus 245/35 na frente e 265/35 atrás.

Pode parecer que o Série 1 M está chegando tarde ao país. Afinal, a BMW já mostrou a nova geração do modelo, com carroceria hatch (veja aqui). Contudo, o lançamento mundial do esportivo, que ocorreu no último mês de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit, ainda não está distante. O modelo já pode ser encomendado na rede de concessionários, por R$ 268.600. São apenas três opções de cores: preto, branco e vermelho-alaranjado. A garantia é de dois anos.

Fotos | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter