A nova geração do Série 3, a sexta desde o lançamento em 1975, é um dos lançamentos mais aguardados da indústria automobilística. A marca germânica aplacou a curiosidade dos fãs hoje, com a divulgação de fotos e informações oficiais do modelo, conhecido pelo codinome de F30. As vendas começam em fevereiro de 2012, na Europa.

Como é comum acontecer em cada reformulação completa, o modelo cresceu, com 9,3 cm adicionais no comprimento e 5 na distância entre-eixos. De acordo com o fabricante, as dimensões externas avantajadas proporcionaram aumento de 1,5 cm para as pernas dos ocupantes da frente. Atrás, o ganho foi de 0,8 cm. O porta-malas ganhou 20 litros, o que elevou a capacidade total para 480 litros.


O estilo segue a identidade da marca, com semelhanças com o irmão maior Séries 5. A nova carroceria é aerodinâmica, com cx de 0,26. Porém, o modelo está diferente mesmo é sob o capô, com a adoção de propulsores mais eficientes. Inicialmente, serão dois motores a gasolina e dois a diesel, acoplados a uma manual de seis velocidades ou a uma automática de oito marchas. A tração, claro, permanece na traseira.

A versão 328i trocou o motor de seis cilindros por um 2.0 de quatro cilindros, com injeção direta, comando de válvulas variável e e turbocompressor, capaz de render 245 cv e 35,7 mkgf. Segundo o fabricante, o sedã acelera de zero a 100 em 5,9 segundos e obtém média de consumo de 15,6 km/l.

O bloco 3.0 de seis cilindros foi mantido no 335i, com potência de 306 cv e torque de 40,8 mkgf. Os números oficiais são de 5,5 segundos na aceleração de zero a 100 e 12,6 km/l de consumo médio. A velocidade máxima, limitada eletronicamente em ambos os modelos, é de 250 km/h.

O motor a diesel, um 2.0 turbo, equipa as versões 320d e 320d EfficientDynamics. Na primeira, a potência é de 138 cv e na segunda, são 163 cv. O torque de 38,8 mkgf em ambas. O mais potente faz o sedã acelerar de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. O consumo de combustível é de 22,2 km/l, enquanto as emissões ficam em 118 g/km de CO2.

Ainda em 2012, deverá ser lançada a versão 320i, equipada com um motor de quatro cilindros a gasolina de 184 cv. Também estão previstos novos propulsores a diesel, com seis cilindros, além de um modelo híbrido, que combinará o bloco 3.0 a gasolina de 306 cv com  elétrico de 54 cv de potência. Por fim, o Série 3 ganhará opção de tração integral.

As versões de acabamento são Sport Line, Luxury Line e Modern Line, além do esportivo M Sport, que recebe alterações técnicas, como suspensão pneumática com controle eletrônico e rodas aro 18″ ou 19″. A lista de itens de série inclui equipamentos sofisticados, como sistema multimídia que dá informações sobre o trânsito em tempo real, piloto automático, assistente de estacionamento e suspensão adaptativa. A BMW não informou quando o novo Série 3 será lançado no Brasil, mas é certo que a chegada do modelo ocorrerá em breve.

Fotos | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter