A família RS da Audi, conhecida pelo desempenho arrebatador, acaba de ganhar um novo integrante no Brasil: o RS3 Sportback. O hatch é tão rápido quanto raro, pelo menos por aqui, pois apenas 20 unidades foram trazidas ao país. O preço, apesar de alto, parece não colaborar tanto para tornar o modelo exclusivo, já que as primeiras unidades já foram vendidas, pela bagatela de R$ 298 mil.

O caçula faz jus às tradições esportivas da linha RS. Equipado com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, capaz de gerar 340 cv de potência e 46,0 mkgf de torque, o RS3 Sportback é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e de atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é a S-tronic de dupla embreagem e sete velocidades, com tração integral Quattro.

Apesar do comportamento nervoso, o RS3 Sportback também impressiona quanto ao consumo de combustível e às emissões de poluentes. De acordo com o fabricante, o hatch é capaz de rodar, em média 11 km com um litro de combustível e  lançar 212 g de CO2 na atmosfera a cada km percorrido. Os números são obtidos graças ao peso de apenas 1.575 kg, baixo para a categoria, e ao sistema regenerativo de recuperação de energia.

A decoração externa do RS3 Sportback dispõe de vários itens exclusivos,  como choques em fibra de carbono, retrovisores com acabamento em alumínio fosco e as rodas aro 19″ confeccionadas em alumínio e jogo de spoilers. No interior, há uso extenso de couro e alumínio, além de bancos esportivos.

A lista de equipamentos é extensa. Inclui controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis em xenon com luzes de LEDs, volante multifuncional com base achatada, ar-condicionado digital e sistema de som Bose. O toque final fica por conta de um cronômetro com contador de voltas, conjugado ao sistema multimídia do modelo, para o caso de utilização em pistas de corrida.

Fotos | Audi/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter