Diferente do que estamos acostumados a ver com modelos nacionais, onde inovações normalmente chegam somente na parte estética, o Audi A6, sedan executivo de grande porte da marca das quatro argolas, granha mudanças na parte mecânica, estética e tecnológica, uma extensa reformulação.

Vendido em duas versões, a Ambiente 2,0 litros TFSi e a Ambition 3,0 litros, de seis cilindros em V, ele ainda possui diferentes carrocerias. A6 sedan, clássica e mais conhecida carroceria do modelo; S6, o sedan apimentado; Avant RS6, a perua esportiva; e a perua todo terreno Allroad.

Medindo quase 5 metros de comprimento e com quase 3 de entre-eixos, ele oferece conforto de sobra para passageiros e condutor, além de prazer ao digirir. É o que garante a fabricante.

No desempenho, qualquer uma das motorizações, a 2,0 de 252 cv ou a V6 de 333 cv, sobrealimentadas, é ajudada pelo baixíssimo coeficiente de penetração aerodinâmico (CX 0,26), além da transmissão S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades. Quando o A6 é equipado com motorização V6, de quebra ainda tem tração integral Quattro sob demanda – maior desempenho e segurança. São 6,7 segundos para a quatro cilindros e 5,9 segundos para a V6, no zero a cem, com 250 km/h de máxima para ambos, limitada eletronicamente.

Sistema Select Drive, agora de série, que permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual.

Para economia de combustível, a caixa S Tronic oferece sistema de roda livre, que garante menor resistência mecânica ao rolamento. Para brecar, disco nas quatro.

Todos os controles eletrônicos possíveis e esperados em um carro desse padrão estão presentes. Segurança aqui não é brincadeira mesmo. Seis air-bags, de série, para absorver as forças restantes de uma colisão, marcam presença. Forças restantes pois a carroceria é o principal veículo de absorção, esmero de sobra na construção.

Recursos construtivos como o emprego de liga de alumínio em quase 20% da carroceria, além de dimiunuir o peso em quase 15% em relação à uma possível versão construída somente em aço, garantem rigidez à torção e resistência aos impactos. Tem alumínio da dianteira ao porta-malas. Capô, para-lamas dianteiros, tampa do porta-malas, além de subchassi dianteiro, são nesse material. Para segurança, parte em aço moldado a quente, que criam uma resistente célula de proteção no habitáculo.

Faróis de gás xenônio na versão ambiente de LED na Ambition fazem as vezes das lâmpadas convencionais, oferecendo maior capacidade de iluminação, menor consumo energético e maior durabilidade.

Night Vision Assistant detecta obstáculos mesmo onde a vista não alcança
Night Vision Assistant detecta obstáculos mesmo onde a vista não alcança

Conforto acústico de primeira linha. O design ajuda na fluidez do vento, os retrovisores garantem pouca turbulência e os vidros tem tratamento para isolar a cabine da melhor forma possível. Partes da carroceria também possuem revestimento acústico. O sistema de som é realmente premium: Audi Sound System na Ambiente e na Ambition é assinado pela Bose, com 14 alto falantes, 472 watts de potência real, e conta com central multimídia com memória interna de 20 gb, com tela retrátil no painel, que pode exibir reprodução de mídia DVD. Alta conectividade é parte do pacote das duas versões.

Na versão Ambition head-up display, que projeta informações no para-brisa. Dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, podem ser visualizados no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho.

Desnecessário falar do acabamento. Primeira linha em materiais e arremates.

Rodas de 18 polegadas na 2,0 litros e de 19 na V6.

Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190 e com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000. Teto solar, camera de ré e sensores de estacionamento são de série.

Acesse www.audi.com.br para as cores disponíveis e outros detalhes sobre o modelo.

Fotos | Audi/Divulgação