O Volksbus 10.160 ODR chega ao mercado para atuar no segmento de transporte escolar. O modelo tem capacidade para 44 alunos e já equipado com o dispositivo de poltrona móvel (DPM) para maior acessibilidade.

Desenvolvimento

O Volksbus 10.160 ODR foi desenvolvido em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a MAN Latin America. Segundo a marca, o produto que atende a uma lacuna do mercado, pois atualmente tanto as carrocerias com capacidade para 44 alunos quanto para 60 alunos são montadas sobre o mesmo chassi de 15 toneladas.

 

10 toneladas

Segundo Ricardo Yada, supervisor de Marketing do Produto da montadora, o Volksbus 10.160 ODR atende com a mesma robustez, confiabilidade e segurança dos atuais 15.190 ODR. Entretanto, com um custo de aquisição e operação consideravelmente menor.

Reforços

Segundo a Volksbus, o 10.160 ODR é equipado com suspensão, chassi e eixos reforçados, para que os veículos fora de estrada possam ultrapassar os terrenos acidentados e as mais diversas situações de pavimentação do país.

Acessibilidade

O modelo é equipado com o novo dispositivo de poltrona móvel (DPM) que facilita o acesso dos estudantes com mobilidade reduzida, que passam a se sentar lado a lado com os demais passageiros, promovendo real inclusão. Ainda segundo a Volksbus, o mecanismo mantém a lotação máxima do veículo e ainda amplia a capacidade de transporte para duas pessoas com limitação de locomoção.

Fotos | Volkswagen/Divulgação