InícioCaminhõesScaniaScania, Eneve e Virtu GNL terão corredor logístico a GNL no Brasil

Scania, Eneve e Virtu GNL terão corredor logístico a GNL no Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Empresas compraram 180 unidades de caminhões movidos a GNL produzidos pela Scania em São Bernardo do Campo (SP)

A Scania celebra a venda de 180 caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) para as empresas Eneve e Virtu GNL. Com foco na redução de emissões de CO2, a parceria é o primeiro e importante passo para criar o maior corredor logístico rodoviário com caminhões movidos pelo combustível alternativo. 

No projeto, a Scania será a provedora fornecendo os caminhões, a Eneve ficará responsável por oferecer o GNL e a Virtu GNL seja a fornecedora de serviços logísticos de descarbonização.

De acordo com as empresas, a assinatura dos contratos celebra o primeiro movimento de grande relevância para a criação de um promissor mercado no país: o do uso do gás natural liquefeito (GNL) como combustível para o transporte rodoviário pesado de longa distância. “A operação dá início à viabilização dos corredores verdes no Brasil, com caminhões movidos a GNL em substituição ao diesel, promovendo uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2 em comparação com a alternativa tradicional do diesel, reduzindo ainda as emissões de NOx e material particulado”, enfatizou o CEO da Eneva, Lino Cançado.

É o maior contrato de caminhões GNL da América Latina. No total, foi assinada a venda de 180 veículos, 30 deles para a GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que serão utilizados para atendimento aos contratos firmados pela empresa para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) para Vale e Suzano (contratos firmados em 2022), em suas instalações industriais no Maranhão. Os demais 150 caminhões foram adquiridos pela Virtu GNL e serão destinados a um novo serviço a ser iniciado a partir de agosto de 2024, sendo abastecidos com gás fornecido pela Eneva, produzido no mesmo estado. Trata-se do maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina.

“Para a Scania, ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu GNL darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país, é motivo de orgulho e celebração, pois reforça que desenvolvemos soluções pensando em atender aos clientes de acordo com cada necessidade, além de fortalecer o nosso propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Temos o maior portfólio do mercado em termos de combustíveis alternativos ao diesel, mas não deixamos de olhar para a rentabilidade do cliente, entregando também máxima eficiência energética.”

Os 30 veículos iniciais são do modelo Scania R 410, configuração 6×2, movidos a GNL, e são uma solução eficiente e sustentável para a operação de logística a longa distância. Com uma autonomia de mais de 700km, os veículos a GNL são reconhecidos pela operação silenciosa, contribuindo também para a redução de poluentes, NOX e material particulado.

Equipados com dois tanques de 340 litros cada, esses caminhões oferecem desempenho robusto e eficiência energética. O motor de 13 litros com seis cilindros proporciona 410cv de potência a 1.900 rpm, proporcionando desempenho sólido com menor impacto ambiental. Os demais 150 veículos, entregues no segundo semestre, serão do modelo R 460, configuração 6×4, também movidos a GNL.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com o Nissan Versa Exclusive 2024:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -