Não é de hoje que o leitor do Autos Segredos acompanha notícias sobre a chegada da nova geração da Sprinter. Primeiro, a Mercedes-Benz mostrou apenas a carroceria da van no Salão de Buenos Aires (veja aqui). Depois, algumas unidades de testes foram flagradas na Argentina(veja aqui). Mais adiante, a marca anunciou que já produzia o modelo na planta de Gonzáles Catán, também no país vizinho(veja aqui). Agora, o jornalista Thiago Parísio, do Carplace, publicou informações sobre o lançamento no Brasil, inclusive o mês em que acontecerá a apresentação à imprensa: maio.

A nova Sprinter será mais segura que a antecessora, graças à adoção de equipamentos como ESP adaptativo, controle eletrônico de tração, freios ABS com BAS e EBV, airbags frontais e cintos com pré-tensionadores. Entre os itens de conforto, há um novo aparelho de ar condicionado que mantém a temperatura interna mais apropriada em relação à temperatura externa e à radiação solar.

Para empurrar a nova Sprinter, foram empregados motores OM 651 LA BlueEfficiency, com baixos índices de consumo de combustível e emissões de poluentes. A potência variará entre 114 cv e 146 cv, dependendo da configuração. Há ainda um novo câmbio de seis velocidades. A nova geração tem dimensões maiores que a atual, inclusive na distância entre-eixos, o que permitiu aumento do espaço interno.

A geração que agora chega à América do Sul foi lançada na Europa em 2008. Trata-se de um modelo totalmente diferente daquele que era comercializado por aqui até agora, tanto em termos de projeto quanto de design. As linhas da carroceria continuam quadradas, pois a ênfase de veículos da classe é o espaço interno, mas estão mais fluidas, com destaque para as janelas laterais visualmente integradas.

Fotos | Mercedes-Benz/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter