Iveco LMV já foi selecionado para servir no Exército Brasileiro ao lado do irmão Guarani
Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal
Enviado especial a Sete Lagoas (MG)

Atuando como jornalista especializado desde 2003, já tive oportunidade de dirigir diversos tipos de carros. Passando pelos populares, carros de luxo, esportivos e até caminhões leves. Não importa que modelo seja, o entusiasmo e dedicação é sempre o mesmo. Porém, na última semana tive uma experiência diferente de tudo que já dirigi ao guiar o Iveco Ligth Multirole Vehicle ou simplesmente LMV. Para quem não está familiarizado, LMV é nome do veículo de defesa que será produzido em Sete Lagoas (MG), pela Iveco Veículos de Defesa. O modelo já foi selecionado pelo Exército Brasileiro e servirá ao lado do Guarani já produzido na unidade mineira.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Iveco LMV

Ao entrar no Iveco LMV o primeiro obstáculo é pegar o jeito para abrir as pesadas portas blindadas de vidros duplos também blindados. Ao acomodar-se no banco não há ajustes, a não ser o da coluna de direção que tem ajuste de profundidade. Feito isso e com o cinto de quatro pontos afivelado. Começo a receber instruções para guiar o modelo.

Diferentemente de um carro normal, onde a partida basicamente se dá com um giro na chave no contato, no LMV são necessárias de três a quatro ações para acordar o “bicho”.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Parece avião

Basicamente, recebemos instruções dos comandos que são usados para ligar o LMV. Mas, a sensação é que você está sentado diante a cabine de um avião. À direita do condutor há um painel com dezenas de comandos, entre eles está o de seleção de tipo de terreno que foi um dos poucos que memorizei. Um pouco acima está o sistema de rádio. Aliás, para que o motorista se comunique com os quatro ocupantes são necessários fones e microfones. O motorista e o passageiro dianteiro ficam praticamente isolados. Não há contato visual entre eles em função dos equipamentos.

Os velocímetros são analógicos e a pedido do exército foi instalado um marcador digital mostrando a quantidade de combustível no tanque.

Bancos suspensos

Além de toda a blindagem da carroceria, uma chapa de aço balístico fica instalada sob o assoalho para diminuir o impacto das minas terrestres. Desse modo, os bancos não são fixados no assoalho e ficam suspensos e fixados por colunas que descem do teto e se prendem nas laterais do veículo. Assim em caso do veículo sofrer o impacto de uma mina terrestre os ocupantes sentirão menos os efeitos da explosão. Os bancos e os cintos de quatro pontas cumprem sua função de deixar o corpo dos ocupantes bem presos ao assento.

Conforto

Com todo o peso da carroceria por conta de sua blindagem, a direção é assistida hidraulicamente que facilita a condução. Apesar de ser um veículo rústico, o LMV oferece o conforto do ar-condicionado, os soldados agradecem, uma vez que as fardas e coletes são uma fonte de calor considerável.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tamanho

O Iveco LMV tem 4,86 metros de comprimento; 2,20 m de largura; 3,23 m de entre-eixos e 2,10 m de altura. Já o ângulo de ataque dianteiro é de 54° e de saída é de 44°.

Andando

Confesso que antes de arrancar com o Iveco LMV eu não tinha ideia de se teria alguma dificuldade para guiar o veículo de defesa. Mas, logo na primeira acelerada, fica evidente que o “bicho” é fácil de “domar”. A sensação é que se está no comando de um caminhão baú carregado.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Como não há visão pelo retrovisor interno, os laterais externos cumprem bem sua função e ajudam bem nas manobras.

Claro que alguns cuidados devem ser tomados, pelo centro de gravidade mais alto, não é prudente entrar em velocidades mais altas nas curvas. No asfalto fomos orientados a fazer curvas no máximo a 60 km/h por hora. Mas, um executivo disse que depois que se pega confiança dá para chegar a 90 km/h nas curvas.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Asfalto

No asfalto, o LMV não é um modelo confortável para se guiar e nem se pode esperar tal condição num veículo de defesa. Todos os equipamentos são difusores de barulho e a cabine chacoalha bastante.

O motor 3.0 da FPT de 220 cv dá conta do recado trabalhando em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades permite retomadas de velocidade dentro do esperado na proposta do modelo.

Em testes de freio, já saímos da curva com o pé no fundo para entrar a mais ou menos 90 km/h. Nisso ao chegar no ponto, só escuto a ordem “freia”, de pronto atendi e o LMV para quase que instantaneamente sem desviar de sua trajetória.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na terra

Na terra, a situação muda de figura e o Iveco LMV fica divertido de conduzir. Mesmo com o piso todo irregular da pista, o modelo fica mais confortável e a sensação é que a suspensão fica bem mais acertada nesse tipo de piso. Até mesmo quando se pisa um pouco mais no acelerador, o comportamento não muda e os sacolejos são minimizados e passam despercebidos.

“Ajudinha” eletrônica

Tudo graças aos recursos tecnológicos como o controle eletrônico de estabilidade (ESP) que melhora a condição off-road em terrenos irregulares. A suspensão independente contribui para a boa performance não importando o terreno. Os pneus off road também receberam atenção especial e contam com sistema automático de calibragem.

Iveco LMV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Enfim, tudo que é divertido dura pouco chegou a hora de passar o volante do LMV para o próximo colega dirigir.

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