Caminhão semipesado será vendido em três versões com o câmbio Auto-Shift

A IVECO lança o câmbio automatizado Auto-Shift para o caminhão semipesado Tector. O modelo será vendido em três versões: 170E30 4X2, 240E30 6X2 e 310E30 8X2. Ainda sem preço definido a marca estima que as opções sem pedal da embreagem fiquem R$ 15 mil mais caras que as similares equipadas com câmbio manual.

Mercado

O câmbio automatizado já está presente em 95% das vendas dos caminhões pesados. Já no segmento de semipesados o qual o Tector pertence as vendas com o câmbio automatizado já representam 29%.

“A utilização da transmissão automatizada é uma tendência que começou no segmento de pesados e ganha força, cada vez mais, nos semipesados. O lançamento do veículo propicia que a IVECO amplie a participação de mercado com a já consagrada competitividade da linha Tector”, afirma Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América Latina. O segmento de semipesados representa 29% do mercado brasileiro de caminhões. Em 2016, o mercado de veículos comerciais com câmbio automatizado foi de 20% do total dos segmentos 6×2 e 8×2.

Andando

O câmbio automatizado chega para facilitar a vida do condutor, principalmente dos motoristas que costumam passar muito tempo ao volante. Dependendo do trabalho, o condutor chega a executar de 400 a 800 trocas de marchas por dia. Nossa reportagem teve um breve contato com Tector Auto-Shift na pista de testes da IVECO em Sete Lagoas (MG), o câmbio automatizado deixa a condução simples. Até mesmo que nunca tinha dirigido um caminhão, que é o meu caso, não passou vergonha ao guiar um Tector 310 E30 8×2 (PBT de 29 toneladas) carregado com carga de lastro.

Para acionar a função Power Auto basta segurar a tecla lateral do câmbio por três segundos

Na hora de arrancar o caminhão carregado, a função Power Auto permite arrancadas rápidas e precisas. O recurso exclusivo da linha IVECO facilita o acesso a pistas de alta velocidade. Quando se fala em câmbio automatizado, a primeira coisa que vem a cabeça são os famosos soluções presentes nos carros. Porém, eles não são percebidos nos caminhões que mesmo em baixas rotações, o bom torque dos pesados permite trocas mais suaves.

Rampa e descida

O sistema Hill Holder facilita a vida do motorista ao manter o caminhão parado por três segundos em rampas, permitindo uma arrancada tranquila. Já a função low do câmbio segura o caminhão em descidas trabalhando em conjunto com o freio motor. A transmissão controla a velocidade e a rotação do motor escolhendo a melhor relação para permitir uma descida segura, como por exemplo, em descidas de serras.

Motor

O câmbio Auto-Shift trabalha em conjunto com o motor N67, da FPT Industrial. O propulsor de seis cilindros rende potência de 300 cv e torque de 107kgfm. O motor também passou por nova calibração que permite trocas de marchas 60% mais rápidas.

Transmissão

A transmissão Eaton tem dez marchas e ainda conta com uma “super reduzida”. No desenvolvimento do câmbio a marca ouviu usuários e optou por modos exclusivos para aumentar a eficiência e a segurança da rodagem em diferentes operações.

Recursos

Confira abaixo alguns recursos do câmbio Auto-Shift:

Pedal do acelerador otimizado: Foi desenvolvido um pedal de acelerador progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas.

Down Hill: Numa condição de descida suave, sem o uso de freios, o veículo engrena a 10ª marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador. Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível.

Power Auto: É uma espécie de botão “sport”, que permite o veículo aumentar sua velocidade. Esta função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra chegar o mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente, possibilitando redução no consumo de combustível.

Auto Coast: Em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na 5ª marcha a transmissão aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance.

ASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e IVECO/Divulgação (interior)

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