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IVECO e IVECO BUS são parceiros de projeto de recarga indutiva para elétricos

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Testes para transferência de energia dinâmica sem fio para veículos elétricos começou a ser testado em projeto piloto na Itália

Empresas do Iveco Group, a IVECO e a IVECO BUS são parceiros do projeto sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês – Dynamic Wireless Power Transfer).

No último dia 10 os testes começaram em Chiari, na província de Bréscia e além das empresas do Iveco Group, o projeto envolve a Stellantis e outros parceiros industriais, universidades e instituições.

Coordenado pela A35 Brebemi, o projeto foi lançado em maio de 2021. A empresa é uma operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras. O objetivo é demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos usando correntes indutivas dinâmicas sem contato.

A recarga indutiva permite que as baterias de veículos elétricos sejam recarregadas enquanto os automóveis estão em movimento, graças a um sistema inovador de bobinas posicionadas sob o asfalto, que transferem energia diretamente para as baterias de bordo.

Parceira do projeto, a IVECO BUS cedeu um ônibus E-WAY elétrico de 12 metros adaptado com a conectividade necessária e tecnologia de recarga. Os testes foram realizados em um circuito de asfalto, com extensão de um quilômetro, alimentado por correntes indutivas com o veículo atingindo velocidades superiores a 70 km/h e recebendo 75 kW de energia elétrica. As condições de teste estão muito próximas das condições reais, uma das razões que tornam este um projeto único.

IVECO BUS E-WAY elétrico
Foto | IVECO BUS/Divulgação – VECO BUS cedeu um ônibus E-WAY elétrico de 12 metros adaptado com a conectividade necessária e tecnologia de recarga

Entre as vantagens do carregamento dinâmico indutivo estão a maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, vida média estendida da bateria e diminuição do tempo de parada para recarga. A tecnologia que está sendo testada é um potencial extensor de alcance para todos os tipos de veículos eletrificados, carros de passeio, ônibus e caminhões, podendo ser utilizada por veículos elétricos e que utilizam células de combustível.

“A tecnologia de carregamento por indução também tem um potencial empolgante para veículos comerciais e pode se tornar uma plataforma de infraestrutura eficaz para todos os sistemas de mobilidade elétrica, não apenas veículos puramente elétricos. Estamos confiantes de que esta tecnologia pode contribuir efetivamente na transição para zero emissão, graças aos benefícios que oferece a todos os usuários”,  diz Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS.

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