Modelo é montado na fábrica da CAOA em Goiás

Hyundai HD 80O Grupo CAOA lança o novo caminhão leve Hyundai HD 80. O modelo é montado na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). Segundo a marca, ele chega para substituir o HD 78. O Hyundai HD 80 é vendido em versão com preço sugerido de R$ 118.800.

Implementos

O caminhão leve pode receber vários implementos. Entre eles estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

Motor

O Hyundai HD 80 é equipado com o motor 3.0 produzido pela FTP Industrial. O propulsor é um biturbo quatro cilindros, diesel, com intercooler e sistema EGR – que dispensa o uso do ARLA -, fornecido pela FPT Industrial. Ele rende 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgfm entre 1.500 e 2.200 rpm. O motor trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco velocidades.

Freios

O Hyundai HD 80 virá equipado de série com sistema de freios pneumático e ABS.

Novas linhas

Para produzir o Hyundai HD 80, a fábrica recebeu novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse modelo. O fabricante diz que também foram adquiridos novos equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como, por exemplo, aperto de rodas e dos eixos.

PBT

Em relação do HD 78, o Hyundai HD 80 teve aumento do Peso Bruto Total (PBT), que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. O caminhão leve passou de 7.800 kg para 8.000 kg. Ele tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras). Considerando que os implementos pesam 800 kg, o HD 80 é capaz de carregar 4.463 kg.

Painel

O modelo tem quadro de instrumentos que conta com informações de velocímetro, tacômetro e medidores de temperatura do liquido de arrefecimento do motor e do nível de combustível. Possui ainda um computador de bordo digital, que apresenta informações importantes ao motorista sobre o veículo e a sua condução, tais como: pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível (médio e instantâneo), autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro (parcial e total) e relógio.

Foto | Hyundai/Divulgação