O Cummins Aeos é um protótipo de caminhão elétrico com autonomia de até 482 quilômetros com uma única carga. O caminhão 100% elétrico foi apresentado em seu centro de tecnologia em Columbus, Estados Unidos.

Demonstrações

O caminhão elétrico será usado como demonstração em aplicações de transporte rodoviário, entregas urbanas e atividades portuárias, como manuseio de contêineres.

“Gerar eletricidade mais limpa é fazer com que os motores elétricos se tornem cada vez mais comuns, opção viável para expandir ainda mais os negócios Cummins em todo mundo. A companhia não vai medir esforços para ser o principal fornecedor de tecnologias eletrificadas nos mercados em que atua”, comenta Tom Linebarger, CEO da Cummins Inc.

Cummins Aeos

O Cummins Aeos é um cavalo mecânico 4×2 rodoviário Classe 7 com peso bruto total (PBT) de 33,7 toneladas e capacidade para tracionar quase 20 toneladas de carga. As acelerações são até 35% mais rápidas em comparação com um veículo similar equipado com motores de 11 ou 12 litros. O torque máximo é de 346 kgfm.

Autonomia

Na configuração básica, o caminhão tem autonomia de 160 quilômetros. Já na versão completa, o Aeos pode rodar até 482 quilômetros com uma única carga. Segundo a Cummins, a recarga da bateria de 140 kWh dura uma hora, mas o fabricante já desenvolve uma solução para baixar este tempo a 20 minutos até 2020. Para auxiliar na recarga das baterias há freios regenerativos e painéis solares no teto do caminhão. Há ainda sistema Start&Stop, que impede que se gaste energia em vão em paradas no semáforo, por exemplo.

Linhas

De acordo com a Cummins, o Aeos tem carroceria com formas aerodinâmicas para reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) e “atravessar o ar” com maior facilidade. Entre as soluções encontradas pela engenharia do fabricante está a ausência de radiador frontal e de espelhos laterais, sendo estes últimos substituídos por pequenas câmeras que geram imagens 360º do caminhão transmitidas no painel.  A carroceria do Aeos foi desenvolvida em parceria com a Roush, conhecida preparadora americana.

Motor elétrico

A Cummins lançará um motor totalmente elétrico em 2019. A marca também lançará uma versão híbrida em 2020. Os motores elétricos vão equipar ônibus e caminhões menores já em 2019. Caminhões grandes como o Aeos devem ganhar motorização elétrica Cummins já a partir de 2020.

Fim do diesel?

Segundo a Cummins, apesar do avanço da tecnologia elétrica, a marca acredita que o fim do motor a combustão interna não é iminente. “Os avanços tecnológicos também estão causando um impacto muito positivo nos motores a Diesel e a Cummins continuará a inovar, tornando seus motores ainda mais limpos, mais eficientes e mais confiáveis. A densidade de potência do Diesel é inigualável e a Cummins acredita que a substituição do combustível ainda levará muito anos”.

Fotos | Cummins/Divulgação