Reestilização, com nova grade e capô, e novo painel central da picape lançada em 2016 são menos importantes do que o motor 1.3 turbo flex de alta potência. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Apesar de o estilo ser fundamental, a Toro tem linhas atraentes, o motor de alumínio 1.3 turbo é o protagonista do modelo 2022 da picape média. O motor 1.3 aspirado equipa modelos menores: a picape Strada e o hatch compacto Argo.

Na versão com turbo, o motor 1.3 (1.332 cm³ de cilindrada) passa a ter cabeçote multiválvulas em vez do cabeçote simples da versão aspirada. Os valores de torque e potência são elevados: 27,5 kgfm de torque com etanol ou gasolina e potências de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina).

Esse motor de alumínio é equipado com tecnologia denominada MultiAir III, que é um sistema eletro-hidráulico de controle flexível da duração e elevação das válvulas de admissão. A abertura delas durante a fase de escapamento reaproveita gases queimados, em vez de serem expelidos, em uma nova combustão.

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A injeção direta de combustível na câmara de combustão em vez da indireta no coletor de admissão reduz tendência à detonação pela melhor eficiência da queima da mistura ar/combustível.

O tempo de aquecimento do motor totalmente de alumínio é menor. O óleo do motor atinge a temperatura ideal mais rapidamente e reduz o atrito do motor, especialmente em trajetos curtos, quando ocorre mais desgaste.

Esse motor usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção, em vez de correia dentada. Funciona suavemente em alta e baixa rotação. Som agradável em todas as rotações. Aceleração progressiva. Não há aspereza.

O desempenho é convincente tanto na aceleração quanto nas retomadas de velocidade. Respostas rápidas na aceleração tornam o desempenho um dos atrativos da picape que tem mais a ver com automóvel do que com veículo de carga.

O consumo médio de etanol registrado no computador de bordo variou entre 4,5 km/l e 5 km/l na cidade com ar desligado e motorista e passageiro da frente. Na estrada, registrou 8 km/l com etanol.

O consumo é coerente com o peso (1.658 kg) da picape. Tem capacidade para transportar 750 kg entre passageiros e carga. São bem mais de duas toneladas de peso com carga máxima.

A Fiat recomenda ao usuário que abastece somente com etanol de encher o tanque com gasolina a cada 10 mil quilômetros para reduzir prováveis contaminantes do etanol, como o ácido acético, ou elementos que aparecem durante a produção do etanol.

A contaminação pode ocorrer em qualquer parte do sistema de injeção, incluindo as válvulas injetoras que receberam tratamento especial contra possíveis danos provocados pelo etanol, de acordo com a Fiat.

Trata-se, segundo a montadora, de precaução na recomendação de abastecimento com gasolina, que vai funcionar como lubrificante. O etanol ainda prega peças na engenharia.

O câmbio automático com conversor de torque de seis velocidades tem trocas rápidas e perceptíveis. Ocorre ligeiro tranco nas trocas, característica do conjunto. Troca manual por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca.

No modo Sport, as trocas ocorrem em rotações mais elevadas e o quadro de instrumentos digital configurável de sete polegadas fica na tonalidade vermelha. O desempenho fica ainda melhor. Nas paradas, o câmbio passa de D para N (neutro) automaticamente para reduzir trepidação do motor e consumo.

Rodar da Toro Freedom 2022 é suave. A suspensão traseira multilink absorve bem as imperfeições do piso. A fixação das suspensões ao monobloco por elementos elásticos especiais contribuem para o conforto. Pneus de asfalto também contribuem no rodar suave.

Os ângulos de ataque/saída e de rampa favorecem aventuras no fora de estrada mesmo para um veículo com tração dianteira (4×2). A função E-Locker TC+ trava a roda que estiver deslizando e transfere força para a outra. Funciona eletronicamente pelo sistema de controle de estabilidade. Quando ativado, desabilita o controle de estabilidade.

A direção com assistência elétrica está bem calibrada tanto em manobra pela leveza quanto em velocidade mais alta. Requer virar mais por não ser tão direta. Diâmetro de giro de 12,2 metros requer mais manobra em espaço curto.

O acabamento interno da Toro Freedom 2022 ganha sobriedade com o couro (opcional), que tem como vantagem visual e limpeza por que não transpira. Encaixes e montagem benfeitos. Painel central de linhas limpas dá modernidade à cabine.

Destoam no acabamento as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas dianteiras. Nas portas traseiras, ficam recuados. É possível fazer melhor e caprichar nesse detalhe.

Acesso ao banco traseiro requer abaixar, contrariando a ergonomia, que é boa, com a maioria dos comandos ao alcance das mãos. Há muito porta-objeto na cabine. Capota marítima de fácil manuseio e portas verticais leves da caçamba para abrir e fechar.

O sistema multimídia Connect Me tem tela tátil de 8,4 polegadas e carregamento de celular por indução. Tem Wi-Fi embarcado. Sai de fábrica com chip da operadora TIM para acesso ao Wi-Fi nativo.

Há diversos planos à escolha e durante um ano é gratuito todo o serviço de conexão que fornece informações sobre manutenção, segurança e emergência, navegação e assistência virtual.

A Toro Freedom 2022 está posicionada acima da Endurance, que é a de entrada. Traz de série muitos itens de conforto (ar digital), conveniência (assistente de partida em rampa) e segurança, como faróis totalmente em LED, seis airbags, controle de tração, entre outros.

O pacote denominado Conforto Plus inclui forração em couro nos bancos, apoio de braço traseiro, navegador nativo, TBM (módulo de conectividade), carregador sem fio para celular, kit high tech (sensores de chuva, crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico). Além de itens importantes de segurança: farol alto automático; frenagem automática de emergência; aviso de saída de faixa com interferência no volante e sensor de estacionamento frontal. O preço sugerido é de R$ 7 mil.

Curiosamente, o kit high tech e os itens de segurança citados acima têm custo a mais de R$ 2 mil em relação ao pacote Conforto composto de couro nos bancos, apoio de braço traseiro, navegador nativo, TBM (módulo de conectividade) e carregador sem fio para celular, que custam R$ 5 mil.

O adjetivo Plus se refere aos itens mais importantes que não são vendidos separadamente. Uma maneira de o consumidor comprar itens de conveniência.

O farol alto automático evita ofuscar motoristas do carro à frente ou que vêm em sentido contrário. A frenagem automática de emergência identifica apenas veículos. Não consegue identificar objetos menores, como pedestre e ciclista.

O alerta de saída de faixa corrige a trajetória com interferência no volante. Ao tirar as mãos do volante, a correção continua, mas seguida de aviso para manter as mãos no volante. Funciona muito bem.

O facho baixo dos faróis com luz em LED ilumina muito bem, mas deveria ter alcance maior. O alto também ilumina bem assim com os auxiliares de neblina.

O limpador de para-brisa funciona bem, mas deixa uma faixa sem varrer no alto superior e à esquerda do motorista. A posição de dirigir é elevada mesmo com o banco na posição mais baixa e a visão é da metade do vidro para cima. Daí, a dificuldade se estiver com sujeira que impede totalmente a visão.

A Fiat Toro Freedom 2022 tem preço sugerido de R$ 131.890. O pacote conforto plus custa R$ 7 mil. Pela pintura metálica é cobrado R$ 2.500 e R$ 1.500 pela branca sólida. Somente a cor vermelha não tem custo. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica da Toro Freedom 2022

Motor
De quatro cilindros linha, 16 válvulas, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 27,5 kgfm (e/g) a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços oscilantes inferiores, barra estabilizadora; traseira, multibraços, braços transversais e longitudinais, barra estabilizadora; altura do solo, 25,12 centímetros

Rodas/pneus
6,5×17” de alumínio/225/60 R17

Peso
1.658 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
750 kg

Tanque
55 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,945; largura, 1,845; altura, 1,730; distância entre-eixos, 2,99

Capacidades
Ângulo de ataque, 24,8 graus; de saída, 27,9 graus e de rampa, 21 graus

Desempenho
Velocidades máximas, 201,5 km/h (e)/199,5 km/h (g); aceleração até 100 km/h (segundos), 10,7 (e)/10,8 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 6,5 (e)/9,4 (g); estrada, 8 (e)/10,8 (g)

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