Kicks Exclusive 1.6 está de visual novo e versão topo de linhas tem muitos itens de segurança. Alterações na suspensão melhoram comportamento dinâmico. Desempenho destoa

Por Paulo Eduardo

Se as alterações no visual da carroceria deixaram o Kicks com outra aparência, o comportamento dinâmico da versão Exclusive 1.6, a topo de linha, evolui com novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção.

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A estabilidade é boa. Nem parece que o crossover tem 20 centímetros de altura do solo. Área de contato e a firmeza da suspensão melhoraram com novos pontos de fixação do eixo traseiro. As respostas da direção estão mais diretas no desvio de objetos ou de outros carros.

Assim, a estabilidade aumenta e as mudanças de faixa estão mais suaves. Contribui para esse comportamento, o controle dinâmico de chassi. Sensores atuam nos freios e no motor para evitar movimentação de carroceria e manter a trajetória.

Ao menor sinal de saída de trajetória, os sensores entram em ação e atuam nos freios. Assim, a saída de frente (subesterço) em curva, quando as rodas dianteiras perdem aderência antes, é controlada. O controle do chassi atua imediatamente para evitar o subesterço.

Tecnologia não faz milagre e abusos devem ser evitados por que esse controle tem limite.

Freios eficientes param o carro em espaço condizente sem desvio de trajetória. Pneus com mais atrito contribuem para diminuir espaço de frenagem e aderem mais à pista. Limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro cumprem bem a função.

Eficientes também são os faróis em LED do Kicks Exclusive 1.6, que têm regulagem elétrica de altura do facho, e bom alcance do facho baixo. A Exclusive tem farol alto automático, que muda do alto para o baixo para não ofuscar motoristas de veículos em sentido contrário ou os que estão à frente.

A versão Exclusive tem ainda o alerta de ponto cego por meio de sinalização visual no encaixe interno dos retrovisores externos; alerta de saída de faixa com sinalização visual e ligeira vibração no volante.

E também a frenagem frontal automática de emergência, que atua imediatamente nos freios, em caso de colisão iminente; alerta de tráfego cruzado traseiro por meio de câmeras instaladas nos retrovisores externos, na dianteira do carro, e a quarta na traseira. 

Se o visual do carro atrai compradores, a Nissan acertou em cheio no alvo na reestilização do Kicks Exclusive 1.6. Alteração foi na dianteira com grade enorme na cor preta e cromados sem exageros também aplicados nas maçanetas das portas. Está bem equilibrado e chamativo o conjunto com para-choques volumosos e antena no estilo barbatana de tubarão.

Interior bem resolvido com montagem e encaixes benfeitos. Plástico duro no painel central e com aplique de uma faixa de material sintético em tom de cinza médio para quebrar a monotonia na parte frontal. Bom espaço no banco traseiro para dois adultos.

Quadro de instrumentos de sete polegadas é configurável e traz diversas funções. Kit multimídia com tela tátil de oito polegadas é compatível com Android e Apple. Som Bose com dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista e um amplificador digital. Há oito alto-falantes.

Tem assistência de voz e streaming de áudio. Podem-se conectar dois equipamentos Bluetooth. Há duas entradas USB, sendo uma C com cabos mais resistentes e mais velocidade na transmissão de dados.

Para-brisa tem tratamento acústico para abafar ruídos internos. Bancos dianteiros têm ótima anatomia com sistema denominado Gravidade Zero, que reduz fadiga em percurso longo. Regulagens são manuais.

Ergonomia boa com acesso fácil aos comandos de vidros, áudio e ao ar-condicionado automático e digital. Volante bem dimensionado, com base achatada, é revestido corretamente com material rugoso para evitar deslize acidental. Coluna de direção é regulável em altura e distância.

Os deslizes em ergonomia são: abaixar para entrar no banco traseiro; tampa pesada do porta-malas tem encaixe para fechamento somente no lado direito, o que dificulta a tarefa para canhotos; comandos no volante requer tirar os olhos da via ou a via dos olhos; revestimento dos bancos em material sintético, que não permite transpiração.

Deslize em acabamento é a pintura no prime no compartimento do motor e sob a forração do porta-malas. Economia de palito.

Dirigir o crossover Kicks é agradável. Boa posição ao volante, carro na mão graças aos controles eletrônicos e ótimos freios. Retrovisores grandes. Câmera de ré de 360 graus tem ótima definição.

Direção bem calibrada em manobra e em alta. Diâmetro de giro de apenas 10,2 metros facilita manobrar em garagem. Bons ângulos de ataque e de saída permitem trafegar em caminhos ruins sem esbarrar a parte debaixo ao transpor obstáculos.

Rodar confortável sobre piso com irregularidades. Transferência sem comprometer o conforto interno. O câmbio CVT, de infinitas relações de transmissão, não permite troca manual.

Por outro lado, tem as teclas Sport, que eleva a rotação do motor para melhorar desempenho, e a tecla L de reduzida, que também eleva a rotação do motor, é útil em descida para poupar os freios e ativar o freio-motor. Útil também em aclive íngreme. Tecla Sport pode também ser usada em descida para ativar o freio-motor por que eleva as rotações do motor.

O desempenho ainda fica aquém do esperado, principalmente na retomada de velocidade, caso de ultrapassagem, com reação lenta do motor. Na aceleração, é razoável. Embalado, vai bem. Consumo de etanol foi de 5 km/l na cidade e de 9,5 km/l na estrada.

Motor totalmente de alumínio usa corrente de distribuição, que não requer manutenção, em vez de correia, que exige manutenção.

Kicks Exclusive 1.6 vem equipado com seis airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, entrada e a partida do motor sem chaves, retrovisor interno eletrocrômico, vidros um toque na subida e descida, faróis auxiliares, entre outros.

Quantos custa o Kicks Exclusive 1.6?

O preço sugerido do Nissan Kicks Exclusive 1.6 é de R$ 116.390. Pagam-se mais R$ 3.500 pelo pacote Tech (farol alto automático, frenagem automática frontal de emergência, alertas de ponto cego e de saída de faixa, e de tráfego cruzado traseiro). Pintura bicolor custa R$ 2.850 e bancos forrados com material sintético em tons de cinza e preto, R$ 500.

O preço total é de R$ 123.240. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Kicks Exclusive 1.6

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (álcool/gasolina) de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (a/g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ESP (controle de estabilidade de tração) e HSA (assistente de partida em rampa),

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 20 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20/28

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /205/55R17

Peso
1.139 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
411 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,31; largura, 1,76; altura, 1,59; distância entre-eixos, 2,61

Porta-malas Kicks
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 432; tanque, 41

Desempenho
Velocidade máxima, 175 km/h (a)/(g); aceleração até 100km/h, 11,8 segundos (a/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,6 (e) e 11,3 (g); estrada, 9,3 (e) e 13,6 (g)

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