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Teste: Ford Maverick Lariat FX4 – vocação para o asfalto, apesar do 4×4

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Picape derivada do SUV Bronco tem alto desempenho, tração integral, itens de segurança e de direção autônoma. Falta desenvoltura no fora de estrada. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

A Ford Maverick Lariat FX4 é derivada do SUV Bronco sendo produzida no México. As linhas são atraentes e originais. A Maverick tem mais a ver com SUV do que com caminhonete. Parece voltada para o mercado dos EUA, onde picapes são os veículos preferidos.

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Se as linhas da carroceria são atraentes, exceto os alargadores de para-lama e uma protuberância sem serventia sobre o capô, que são acessórios, o interior agrada muito pela leveza e originalidade dos forros de portas e maçanetas.

O painel central bicolor tem desenho original. Não há material emborrachado, mas aparenta qualidade. Os comandos estão posicionados corretamente, favorecendo a ergonomia. Destoa do capricho na montagem e nos encaixes, a ponta de parafuso na parte superior interna das portas dianteiras. 

Contribui para a ergonomia os diversos comandos físicos sob a tela multimídia no painel central e no console. Há poucos comandos na tela tátil de oito polegadas. Os bancos estão revestidos em couro, material que não transpira.

Assentos deveriam ter maior comprimento, mas encostos apoiam bem. O banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a lombar. Acesso fácil ao interior, que tem ótimo espaço. Há muito porta-objeto no interior e são duas as portas USB para os ocupantes de trás.

Tampa da caçamba não é pesada e tem ajuste em três posições. Está revestida no assoalho e laterais, mas a cobertura com comando manual ou elétrico é acessório. A capacidade de carga da picape é de 617 quilos e a caçamba comporta 943 litros.

Quadro de instrumentos analógico é completo com tela digital ao centro. É boa a iluminação da cabine, mas porta-luvas não tem luz. O console central tem diversos comandos, incluindo o seletor de marchas, com tecla L (low) para o freio-motor.

A tela tátil do sistema multimídia tem oito polegadas e não há navegação nativa. É compatível com Android e Apple.

Volante está revestido corretamente com material rugoso e contém comandos de áudio, voz, velocidade, fone e computador. Retrovisores grandes e câmera de ré com imagem bem definida contribuem na dirigibilidade. Coluna tem regulagens em altura e distância.

Direção tem boa calibragem em alta e leveza em manobra. O diâmetro de giro grande (12,18 metros) requer mais manobra em espaço de garagem em veículo de mais de cinco metros de comprimento. É muito boa a dirigibilidade.

O Motor 2.0 turbo da Ford Maverick Lariat FX4 é totalmente de alumínio, incluindo pistão, tem 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Câmbio é automático de oito velocidades com conversor de torque, com a sétima e a oitava marchas de economia. Trocas perceptíveis e sem trancos. Não há troca manual.

Desempenho da Ford Maverick Lariat FX4

O desempenho é muito bom tanto em aceleração quanto na retomada. Respostas imediatas aos comandos do acelerador. A relação peso/potência é de 6,89 kg/cv. O consumo de gasolina, com ar ligado, na cidade registrado no computador foi de 5 km/l e de 10 km/l na estrada.

Há cinco modos de condução acionados por meio de comando no console central: normal, escorregadio, terra/lama, areia e rebocar/transporte. A tração integral distribui o torque conforme a necessidade.

Além disso, ajusta automaticamente aceleração, torque, rotação na troca de marcha e sensibilidade dos controles de estabilidade e tração.

A suspensão traseira é multilink tem ótima calibragem e filtra bem as imperfeições do piso para dentro. Pneus são de uso misto e têm perfil mais alto (65), com 14,6 centímetros de altura do flanco, o que ajuda muito no conforto e em piso mal conservado.

A altura do solo é elevada (21,8 centímetros), mas os ângulos de ataque e de saída menores indicam que a Maverick está mais apropriada a rodar no asfalto que se aventurar em caminhos de terra. 

Freios excelentes conseguem conter em espaço de segurança os 1.744 quilos da Ford Maverick Lariat FX4. Farol em LED deveria ter alcance um pouco maior no facho baixo. Ilumina bem no alto, que é automático para evitar ofuscamento. Limpadores e lavadores de para-brisa são eficientes.

Está equipada com sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, farol com luz de LED e alto automático, frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclistas até 50 km/h, stop/start, multimídia com tela tátil de oito polegadas, controles de estabilidade, descida e tração.

E também câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, teclado de abertura de porta por meio de código, destravamento/travamento de portas e partida sem chave, assistente de partida em rampa, entre outros.

O preço sugerido é de R$ 240.490 e garantia, de três anos.  

Ficha técnica Ford Maverick Lariat FX4

Motor
De quatro cilindros em linha, transversal, Ecoboost, gasolina, 1.999 cm³ de cilindrada, 253 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão
Tração 4×4, e câmbio automático de oito marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,19  metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, multilink; altura do solo,  21,8 centímetros

Rodas/pneus
7 x 17”, de liga leve/225/65 R17

Peso
1.744 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
617 kg

Tanque
67 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,11; largura, 1,844; altura, 1,733; distância entre-eixos, 3,076

Capacidades
Ângulo de ataque/saída,  21,6 graus/21,2 graus; caçamba, 943 litros

Desempenho
Velocidade máxima,  não divulgada; aceleração até 100 km/h, 7,2 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 8,8; estrada, 11,1  

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