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Teste: Chevrolet Montana Premier – caçamba urbana

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Além dos SUV’s, picapes também atraem o público e essa média compacta da Chevrolet foi desenvolvida para a cidade como veículo de passeio. A plataforma é a do Tracker. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

No rastro do sucesso da picape Strada (compacta) e da Toro (média), a Chevrolet encaixa a Montana entre elas. A Montana compartilha a plataforma com o SUV Tracker e é equipada com seis airbags, incluindo laterais dianteiros e de cortina, além dos frontais obrigatórios.

Moda é assim, o desejo e a compulsão prevalecem sobre a razão. Daí, o sucesso das caminhonetes nos centros urbanos. Usuários se sentem mais protegidos em carros maiores. Há alerta de ponto cego na versão topo de linha Premier, mas nenhum outro item de direção autônoma.

A média compacta foi concebida para rodar na cidade e a caçamba tem apelo de porta-malas com excelente vedação da capota marítima contra poeira comprovada em nosso teste. Tudo indica eficácia contra água.

Montana ficou em quarto lugar nas vendas de picapes no país em março. As linhas limpas da carroceria agradam. No interior, prevalece o plástico duro com aplique de material macio na parte frontal do painel e nos puxadores de portas dianteiras.

A cabine tem boa iluminação assim como os comandos com visualização noturna imediata. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos, favorecendo a ergonomia. O cinto do motorista tem regulagem de altura, mas o do passageiro não.

Volante é revestido com material rugoso, que evita deslize das mãos, e tem comandos de áudio, velocidade, fone e de voz. A coluna de direção é regulável em altura e distância. Banco do motorista tem regulagem de altura. Assentos estão no limite do apoio ideal de pernas.

O revestimento em material sintético nos bancos da Chevrolet Montana Premier requer ligar o ar-condicionado por não transpirar. A tela tátil de oito polegadas do sistema multimídia não concentra muitas funções e algumas informações estão dentro do quadro de instrumentos em tela central.

O quadro é completo e a temperatura do líquido de arrefecimento do motor pode ser lida na tela menor dentro do quadro de instrumentos. Wi-Fi e On Star são equipamentos de série.

O espaço no banco traseiro, que tem acesso descomplicado, é justo para pernas se os bancos dianteiros estiverem totalmente recuados. O ambiente interno agrada com forração em tom de cinza claro no teto e nas colunas. 

A caçamba denominada multiflex da Montana Premier tem divisória e é formada por dois trilhos nas laterais, uma prancha e uma prateleira que se encaixam em seis posições. Porém, a praticidade mandou lembrança no manuseio. Carece de evolução para facilitar a tarefa.

A tampa tem abertura elétrica e é leve na descida. A caçamba é totalmente forrada e cabine tem proteção para transporte de carga alta. O comprimento de 4,71 metros é grande para circular na cidade, mas o diâmetro de giro menor facilita manobra. Fabricante não divulga o valor.

Os faróis com luzes de LED têm regulagem de altura do facho. O baixo é curto e é preciso lampejar o alto em algumas situações. Os freios são muito bons e param a picape em espaço de segurança. Um dos destaques do carro.

O desempenho é bom e o motor 1.2 tricilíndrico da Montana Premier é suficiente tanto na aceleração quanto na retomada (ultrapassagem). A injeção indireta de combustível provoca retardo inicial nas retomadas. Não há o imediatismo da injeção direta na câmara de combustão.

Rodamos com gasolina, que tem 2 kgfm de torque a menos em relação ao etanol. O consumo de gasolina registrado pelo computador de bordo foi de 13 km/l na estrada e variou entre 7 km/l e 8 km/l na cidade.

As trocas do câmbio automático de seis marchas são perceptíveis e ocorrem trancos leves. A tecla L pode ser usada em descida como freio-motor. Fabricante recomenda não rodar muito tempo no modo L para evitar aquecimento. 

Se o modo D estiver em quinta marca, o modo L engata imediatamente a quarta marcha e não passa dela até que seja trocada manualmente por meio de tecla na alavanca. Engata sempre uma marcha mais forte em relação ao modo D.

A suspensão traseira tem sistema duplo batente de rigidez variável que proporciona estabilidade e rodar confortável mesmo sem carga na caçamba. A Montana Premier não quica com caçamba vazia, mas transfere as ondulações do piso. 

O rodar da picape com caçamba vazia seria mais confortável em piso ondulado se os pneus tivessem perfil mais alto que 55. As rodas são aro 17. A altura do flanco é boa (11,82 centímetros), mas prevalece mais metal que borracha no conjunto roda/pneu.

A carroceria tem inclinação moderada em curva. A direção está bem calibrada em alta e transmite confiança ao motorista, mas não é conveniente abusar. É leve em manobra.

Retrovisores grandes garantem boa visibilidade ajudada pelo alerta de ponto cego no retrovisor. Câmera de ré não tem boa definição de imagem. Limpadores e lavadores do para-brisa cumprem bem a função.

A Chevrolet Montana Premier traz muitos itens de conforto e conveniência: ar digital, assistente de partida em rampa, travamento/destravamento de porta e partida sem chave, sensor crepuscular, som com subwoofer, controle automático de velocidade, vidros com acionamento elétrico em todas as portas, entre outros.

O preço sugerido da versão Premier, a topo de linha, é de R$ 142.590. A pintura metálica custa R$ 1.950. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Chevrolet Montana Premier

  • Motor
    De três cilindros em linha, 1.199 cm³, transversal, turbo, flex, de 133 cv (etanol) e 132 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torques máximos de 21,4 kgfm (e) e 19,4 kgfm (g) de 2.000 a 4.500 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro,  não divulgado
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 19,2 centímetros
  • Rodas/pneus
    7×17”de liga leve /215/55R17
  • Peso (kg)
    1.310
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    600 quilos
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,717; largura, 1,798; altura, 1,659; distância entre-eixos, 2,80
  • Capacidades (litros)
    Caçamba, 874; tanque, 44; ângulos de ataque/saída (graus), 20,7/25 
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 180 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,1 segundos (etanol)/ não divulgado (gasolina)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 7,7 (e) e 11 (g); estrada, 9,3 (e) e 13,3 (g)

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Veja como é a Montana LT com câmbio manual de seis marchas:

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