Rival direta dos modelos Ram 1500 e Ford F-150, Silverado agrada pelo conteúdo e conforto de classe executiva

Em 2023 testemunhamos a chegada de picapes full size como se fosse uma migração de elefantes na savana africana. Mas elas chegaram e ficaram. Ford F-150, Ram 1500 Limited e Chevrolet Silverado High Country.

Tudo isso sem falar de modelos como Classic, 1500 Rebel, 2500 e 3500 que já caminhavam por aqui há mais tempo. Mas não é surpresa para ninguém andar com eles na cidade, é como colocar um mamute em uma loja de porcelana.

VEJA TAMBÉM:

Largas, grandes, pesadas, essas picapes são imensas. E foi o que fizemos com a Chevrolet Silverado High Country. Conferimos como é ter essa picape R$ 530 mil e descobrimos em quais pontos ela vale a pena e em quais é uma grande dor de cabeça.

Labrador na gaiola

Definitivamente devemos deixar claro que essa picape é um carro feito para o homem do campo. Não falo isso por conta dos cromados e muito menos como um pejorativo senso comum, mas pelo fato de que ela precisa de espaço que não existe nas grandes cidades. É como criar um Mastim Napolitano em um apartamento kitnet. Não dá certo.

Ela tem 2,06 m de largura e nada menos que 5,91 m de comprimento. É um verdadeiro caminhão. E se não bastasse, são 1,94 m de altura. Assim, é fato que ela não cabe em qualquer garagem, vaga de estacionamento e se o amigo não for um caminhoneiro tarimbado vai sofrer para fazer uma baliza com essa picape (isso quando encontrar uma vaga em que ela caiba).

Dito isso, ainda existe o trânsito ao seu redor, qualquer faixa é estreita para ela. E seus enormes retrovisores podem ser um risco para pedestres no meio-fio ou motociclistas. A sorte é que a posição é muito elevada e os pilotos acabam passando abaixo deles.

Assim, podemos dizer que lugar dela é campo, onde não existem vagas demarcadas, sem motociclistas, carros e tudo mais que atrapalha seu caminhar.

Motor da Silverado

A Silverado também é boa de estrada. Seu motor V8 5.3 de 360 cv não é o mais forte do segmento. Ele fica bem atrás dos 400 cv da 1500 e dos 407 cv da F-150, mas os 52,9 kgfm de torque garantem aceleração vigorosa e tranquilidade nas ultrapassagens. E mais, quando ela brota no retrovisor, geralmente o motorista já encosta um pouquinho para dar espaço para ela passar.

Seu V8 é combinado com uma transmissão automática de 10 marchas. Isso garante que ela sempre trabalhe com rotação baixa, mesmo em velocidades elevadas. Para se ter uma ideia, ela registrou 8,2 km/l na estrada. Uma média notável para uma picape de 2,5 toneladas e que utiliza literalmente um motor de muscle car. Já na cidade, o consumo cai para menos de 5,0 km/l.

Ao volante

Mas fato é que guiar a picape é um grande barato. Apesar de suas dimensões exageradas, ela é bastante suave. A suspensão com braços sobrepostos (frente) e eixo rígido (atrás) nem parece ser de picape. Apesar de usar feixe de molas, o acerto impressiona e torna ela bastante confortável, sem baques ou solavancos.

A direção da Silverado é uma delícia, não parece ser um carro do porte que tem. A visão é ótima, se vê tudo do alto. E ela conta ainda com retrovisor com projeção de uma câmera exclusiva, assim como em modelos como Renault Megane E-Tech. Mas no caso da picape é fundamental manter essa câmera no espelho constantemente, pois como é muito alta praticamente não se vê nada que está atrás, só ônibus e caminhões.

O pacote de conteúdos é farto, com assistentes de condução, climatização digital, bancos com ajustes elétricos, ventilação, multimídia com conexão para smartphones e acesso à câmera 360 graus e até mesmo uma câmara para monitorar o reboque. Internet embarcada, Wi-Fi e sistema de assistência remota OnStar também estão incluídos no pacote de mordomias.

O acabamento é primoroso e parece um carro de luxo. Há também uma série de comandos elétricos como estribos e até mesmo abertura e fechamento da caçamba. Teto solar duplo finaliza a lista.

No entanto, nem tudo são flores, se o amigo pensa nessa picape para ir para a fazenda e esporadicamente carregar insumos ou maquinário é preciso ficar atento aos limites. Sua capacidade de carga é de 716 kg apenas. Isso mesmo, ela leva menos peso que uma Strada cabine simples.

Por outro lado, sua capacidade de reboque é espetacular. São nada menos que 4,1 toneladas. Mas imagino que o homem do campo que comprou Chevrolet Silverado de meio milhão não precisou entregar a velha D-20 como entrada. Então deixa a veterana para levar o peso nas costas.

Ficha técnica da Chevrolet Silverado High Country

MOTORDianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, com pistões de 96 mm de diâmetro e 92 mm de curso, 5.328cm³ de cilindrada, 16 válvulas e injeção direta, a gasolina
POTÊNCIA360cv a 6.000rpm
TORQUE52,9kgfm a 4.250rpm
TRANSMISSÃOTração traseira ou 4×4, com reduzida, e câmbio automático de 10 marchas
SUSPENSÃODianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos; e traseira com eixo rígido fixado e molas semielípticas
RODAS/PNEUS20 polegadas (liga leve)/275/60 R20
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS
CAPACIDADESTanque, 91 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 716 kg; reboque, 4.128 kg
DIMENSÕESComprimento, 5,91m; largura, 2,06m; altura, 1,94m; distância entre-eixos, 3,74m; e altura em relação ao solo, 25,9cm
CAÇAMBAVolume, 1.781 litros
PESO2.505 kg
CONSUMO**Cidade: 6 km/l – Estrada: 7,2 km/l
**Dados do Inmetro

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.