Yaris XLS agrada no visual e versão topo de linha é muito bem equipada com itens de segurança, conforto e conveniência. Desempenho é razoável, e preço elevado. Leia o teste
Yaris XLS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Versão topo de linha do Toyota Yaris tem preço sugerido em torno de R$ 80 mil. Equivalente ao seu principal concorrente, o Volkswagen Polo na versão Highline, que é mais atual e com desempenho bem superior. Yaris é projeto de 2013 e foi reestilizado ano passado. Linhas arredondadas realçadas por vincos no capô e laterais. Parachoque é bastante recortado evidenciando a grade frontal enorme. Estilo parrudo é agradável. Caída do teto a partir da coluna B (central) enfatiza esportividade. Maçanetas externas são cromadas na versão avaliada assim como as internas.

 

Yaris XLS

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Interior chama a atenção pelo capricho nos encaixes e arremates do acabamento. Não há nada fora do lugar. Plástico duro de aparência convincente no painel e forração das portas. Faz-se necessário abaixar a cabeça para entrar e sair do banco traseiro por causa do teto rebaixado. Outros deslizes em ergonomia são comandos dos vidros recuados na porta do motorista que provocam acionamento involuntário dos vidros traseiros; pega unilateral para fechar o porta-malas é mais difícil para canhotos; forração dos bancos em couro sintético não transpira e requer ar-condicionado ligado.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Painel

Quadro de instrumentos de leitura fácil, mas o computador de bordo não é intuitivo. Tela do sistema multimídia sem navegação fica em destaque no painel central. Espaço interno é justo com espaço limitado na frente e atrás. Apesar do assoalho plano no banco traseiro, conforto é para dois. Passageiro com estatura de 1,80 m fica com a cabeça rente ao teto. Portamalas de 310 litros de capacidade tem aproveitamento horizontal, o que é bom, e é de ótimo tamanho para um hatch compacto de 4,145 metros de comprimento.

Conforto

Itens de conforto, conveniência e segurança são abundantes nesta versão. Ar-condicionado digital, todos os vidros com acionamento um toque para subir/descer, sensores de chuva e crepuscular, retrovisores rebatíveis eletricamente, controle automático de velocidade, partida por meio de comando no painel, acesso ao interior sem uso de chave, câmera de ré e teto solar com acionamento elétrico. Não há opcional. Entretanto, a coluna de direção é regulável somente em altura, falta a de distância. Isso atrapalha encontrar a melhor posição ao volante. Limpadores de parabrisa são eficientes, mas palhetas muito simples em carro desse valor. Lavadores excelentes em spray espalham bem a mistura água/xampu.

Yaris XLS
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Segurança

Em segurança, o Yaris XLS traz cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos, inclusive no banco traseiro. Controles de tração, estabilidade e partida em rampa. O hatch ainda conta com sete airbags de série. Faróis têm regulagem elétrica dos fachos, que deveriam ter maior alcance para evitar lampejar o alto. Freios excelentes, com disco nas quatro rodas, não precisam de muito espaço para imobilizar totalmente o carro. Espaço de frenagem é curto. Resistência da carroceria ainda é desconhecida, pois o carro não passou pelo teste de impacto do Latin NCAP. Na Europa, obteve nota máxima em 2017 no teste de impacto do Euro NCAP. Se a estrutura da carroceria usar material tão resistente quanto o modelo europeu, resultado será excelente aqui.

Manobra

Ao manobrar na garagem, percebe-se a facilidade pelo diâmetro de giro pequeno (9,6 metros). Yaris sai fácil de espaço reduzido. A visibilidade ¾ traseira é limitada pela largura da coluna C (traseira). Câmera de ré tem boa definição e compensa a deficiência. Retrovisores grandes também ajudam. Volante tem boa pega, e é revestido com material rugoso que evita deslizamento das mãos e não compromete a ergonomia, agrupando poucos comandos (áudio, telefone e computador de bordo). Bancos têm boa anatomia e do motorista é regulável em altura. Direção com assistência elétrica é leve nas manobras e mais firme em velocidades mais elevada, sem, no entanto, transmitir sensação de aderência.

Yaris XLS
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Motor

O motor 1.5 todo de alumínio forma par com câmbio CVT com sete marchas virtuais marcadas. Podem ser trocadas por meio das aletas no volante. Nem toda a tecnologia desse motor é capaz de proporcionar desempenho empolgante com quatro adultos e ar ligado. É necessário mais potência e torque para os 1.150 quilos de peso do carro, principalmente na ultrapassagem. O conjunto é ruidoso nas acelerações fortes. O CVT da Toyota passa sensação de hesitar um pouco menos que os outros, mas não é imediato. É mais adequado na cidade onde as acelerações são suaves na maioria das vezes. Computador de bordo registrou consumo médio de 5 km/l a 6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, ambos com etanol.

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Suspensões

Suspensões têm calibragem mais firme e ouve-se barulho vindo da parte traseira sobre piso ondulado ou remendado. Entretanto, nem sempre as imperfeições são transmitidas para o habitáculo. O rodar é firme e os pneus de perfil 60 se mostram adequados ao nosso piso. Estabilidade é boa com inclinação moderada da carroceria. Garantia é de três anos.

Ficha técnica Yaris XLS

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.497cm³ de cilindrada, flex, de 110 cv (etanol)/105 cv (gasolina) de potências máximas a 5.600 rpm e torques máximos de 14,9 kgfm (e) e 14,3 kgfm (g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT com sete marchas virtuais

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 9,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira, com ABS, controles de tração e estabilidade

Suspensão
Dianteira, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção e barra estabilizadora; altura do solo, 15 centímetros

Yaris XLS
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Rodas/pneus
5,5×15” em liga leve/185/60R15

Peso
1.150 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
Não divulgada

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,145; largura, 1,73 (espelhos dobrados); altura, 1,49; distância entre-eixos, 2,555

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Capacidades (litros)
Porta-malas, 310; tanque, 45

Desempenho
Não divulgado

Consumo (km/l)
Cidade, 8,8 (etanol)/12,6 (gasolina); estrada, 10 (e)/13,8 (g)

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