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| em 13 anos ago

Avaliação técnica do Kia Sportage 2.0 16V

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O novo Kia Sportage chegou no fim do ano e acabou sendo eleito o melhor suv do Brasil pela premiação da revista Auto Esporte. O modelo passou por uma mudança completa e ganhou linhas arrojadas e modernas. Sua linha de cintura dão ao modelo um visual bem chamativo. Com bom acabamento interno o modelo tem tudo para ter bom volume de vendas no mercado. Confira abaixo o teste da versão 2.0 16V com câmbio manual.

Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ACABAMENTO DA CARROCERIA As quatro portas apresentam vários pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. As duas extremidades superiores do capô estão desalinhadas em relação às bases inferiores das colunas A. A qualidade final da pintura é boa. A tampa traseira está descentralizada na zona das lanternas bi-partidas. Os para-choques, barras longitudinais do teto, recobrimento plásticos dos pára-lamas, para-barro, soleiras, faróis dianteiros, grade dianteira e retrovisores têm boa montagem. REGULAR

VÃO DO MOTOR O motor de 4 cilindros, com cabeçote 16V tem bom acesso frontal, posterior e lateral para manutenção em geral. A sistematização dos vários componentes está bem feita, e o vão tem um aspecto organizado e limpo. A insonorização do vão presente no interno do capô e painel de fogo, dá um resultado satisfatório em relação ao habitáculo. O capô tem bom ângulo de abertura, e é sustentado quando aberto por vareta manual. As mangueiras, cabos, chicotes e tubulações estão bem protegidos e fixados contra interferências dinâmicas e estáticas. POSITIVO

ALTURA DO SOLO Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas. Não tem chapa protetora em aço para toda zona inferior do motopropulsor, tendo apenas chapa plástica integral de resistência limitada. POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO É por comando manual. Não tem a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. A caixa de ar tem quatro velocidades, assim como as opções de direcionamento do fluxo de ar. Apresentou um bom funcionamento pela boa vazão dos quatro difusores de ar do painel e angulação das aletas direcionais, assim com a rumorosidade de funcionamento satisfatória mesmo na máxima velocidade. Não ocorreu admissão de gases/ fumaça do externo quando com somente recírculo interno de ar. POSITIVO

FREIOS O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O conjunto nos dois eixos com disco nas quatro apresentou um bom comportamento dinâmico no uso misto. O ABS tem boa calibração e atuou com eficiência quando exigido a fundo sobre piso de baixo atrito (asfalto, terra e calçamento molhados). O freio de estacionamento instalado ao lado do banco do condutor atuou normal. Em frenagem de emergência simulada sobre piso seco e molhado apresentou uma boa desaceleração com manutenção da trajetória imposta. POSITIVO

CÂMBIO É manual com cinco marchas à frente. As relações de marchas/ diferencial satisfazem na dirigibilidade no uso urbano e em rodovias. A qualidade de engate é razoável em precisão e maciez. Não tem inibidor de marcha-ré e a alavanca tem bom curso e o pomo boa pega. A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade, além de resistência térmica após uso continuo em longo trecho em subida com trânsito intenso. POSITIVO

MOTOR A sua curva de potência e torque é boa para um 4 cilindros com 2 litros e arquitetura multi-válvulas do cabeçote. A potência máxima é muito pouco usufruída, pois a rotação correspondente é muito alta (6.200rpm). O torque máximo atua a 4.600rpm, mas a dirigibilidade em rotações mais baixas, principalmente no uso na cidade, onde se utiliza mais 2ª,3ª e 4ª marchas é satisfatória. As retomadas de velocidade e aceleração são boas pelo peso do veículo (1.482kg). POSITIVO

VEDAÇÃO Boa contra água durante a avaliação dinâmica sobre forte chuva e na prova d`água estática. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Mesmo sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto mal conservado apresentou um baixo nível de ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é satisfatório até 110km/h. REGULAR

SUSPENSÃO A estabilidade é muito boa para o tipo de automóvel, onde contorna curvas em velocidade elevada, com precisão e inclinação bem moderada da carroceria. Não tem de série auxilio de controles eletrônicos de tração e estabilidade. O conforto de marcha agrada, sendo razoável o nível das transferências das imperfeições do solo para dentro. POSITIVO

DIREÇÃO As cargas do sistema assistido estão bem elaboradas e o sistema apresentou reações equilibradas com boa sensibilidade e rapidez de resposta. A precisão na reta e em curvas é boa, e o diâmetro de giro em manobras e a velocidade do efeito-retorno satisfazem. A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso e o volante boa pega. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso irregular. POSITIVO

LIMPADOR DE PARA-BRISA As áreas varridas no para-brisa e no vidro traseiro são boas. E as palhetas apresentaram boa qualidade. Os esguichos no pára-brisa são do tipo spray em V, e no vidro traseiro dois jatos com boa vazão e pressão. Não tem sensor de chuva e é fácil o acesso ao reservatório d`água instalado dentro do vão motor. POSITIVO

ILUMINAÇÃO O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. Possui luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. No teto têm plafonier na dianteira com dupla lanterna/ spot fixo integrados, e uma lanterna na zona central com bom resultado em iluminação para a área interna do automóvel. Os faróis têm duplo refletor e auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, sendo eficiente o campo de visão no baixo/ alto pela claridade, abertura e alcance. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Possui sensor crepuscular. REGULAR

ESTEPE/MACACO O estepe que tem a roda em aço e pneu iguais aos de uso, está instalado dentro do porta-malas no fundo do assoalho debaixo de tampa carpetada. O kit de troca está fixado ao lado. Não tem porca auto-adaptadora antifurto. A operação de troca é normal e conta com o auxilio de ter cinco prisioneiros fixos por cubo para um melhor apoio e centralização. POSITIVO

FERRAMENTAS Possui uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO

ALARME Tem de série chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis. REGULAR

PORTA-MALAS O declarado é de 740 litros, e o encontrado foi 350 litros, com a cortina superior estendida, sem utilizar a área ao redor do estepe, e com banco traseiro na posição normal.

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Fotos | Kia/Divulgação

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.