Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
ACABAMENTO DA CARROCERIA As quatro portas apresentam vários pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. As duas extremidades superiores do capô estão desalinhadas em relação às bases inferiores das colunas A. A qualidade final da pintura é boa. A tampa traseira está descentralizada na zona das lanternas bi-partidas. Os para-choques, barras longitudinais do teto, recobrimento plásticos dos pára-lamas, para-barro, soleiras, faróis dianteiros, grade dianteira e retrovisores têm boa montagem. REGULAR
ALTURA DO SOLO Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas. Não tem chapa protetora em aço para toda zona inferior do motopropulsor, tendo apenas chapa plástica integral de resistência limitada. POSITIVO
CLIMATIZAÇÃO É por comando manual. Não tem a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. A caixa de ar tem quatro velocidades, assim como as opções de direcionamento do fluxo de ar. Apresentou um bom funcionamento pela boa vazão dos quatro difusores de ar do painel e angulação das aletas direcionais, assim com a rumorosidade de funcionamento satisfatória mesmo na máxima velocidade. Não ocorreu admissão de gases/ fumaça do externo quando com somente recírculo interno de ar. POSITIVO
CÂMBIO É manual com cinco marchas à frente. As relações de marchas/ diferencial satisfazem na dirigibilidade no uso urbano e em rodovias. A qualidade de engate é razoável em precisão e maciez. Não tem inibidor de marcha-ré e a alavanca tem bom curso e o pomo boa pega. A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade, além de resistência térmica após uso continuo em longo trecho em subida com trânsito intenso. POSITIVO
VEDAÇÃO Boa contra água durante a avaliação dinâmica sobre forte chuva e na prova d`água estática. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Mesmo sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto mal conservado apresentou um baixo nível de ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é satisfatório até 110km/h. REGULAR
SUSPENSÃO A estabilidade é muito boa para o tipo de automóvel, onde contorna curvas em velocidade elevada, com precisão e inclinação bem moderada da carroceria. Não tem de série auxilio de controles eletrônicos de tração e estabilidade. O conforto de marcha agrada, sendo razoável o nível das transferências das imperfeições do solo para dentro. POSITIVO
DIREÇÃO As cargas do sistema assistido estão bem elaboradas e o sistema apresentou reações equilibradas com boa sensibilidade e rapidez de resposta. A precisão na reta e em curvas é boa, e o diâmetro de giro em manobras e a velocidade do efeito-retorno satisfazem. A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso e o volante boa pega. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso irregular. POSITIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA As áreas varridas no para-brisa e no vidro traseiro são boas. E as palhetas apresentaram boa qualidade. Os esguichos no pára-brisa são do tipo spray em V, e no vidro traseiro dois jatos com boa vazão e pressão. Não tem sensor de chuva e é fácil o acesso ao reservatório d`água instalado dentro do vão motor. POSITIVO
ILUMINAÇÃO O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. Possui luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. No teto têm plafonier na dianteira com dupla lanterna/ spot fixo integrados, e uma lanterna na zona central com bom resultado em iluminação para a área interna do automóvel. Os faróis têm duplo refletor e auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, sendo eficiente o campo de visão no baixo/ alto pela claridade, abertura e alcance. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Possui sensor crepuscular. REGULAR
FERRAMENTAS Possui uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO
ALARME Tem de série chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis. REGULAR
PORTA-MALAS O declarado é de 740 litros, e o encontrado foi 350 litros, com a cortina superior estendida, sem utilizar a área ao redor do estepe, e com banco traseiro na posição normal.
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)
Fotos | Kia/Divulgação
Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!