Stepway 2020 fica mais seguro com airbags laterais, controles de tração e estabilidade. Câmbio CVT o deixa melhor posicionado no mercado, mas desempenho do motor deixa a desejar
Renault Stepway
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marcelo Jabulas

O Renault Sandero foi a grande tacada da marca francesa no mercado brasileiro. O hatch foi apresentado em 2007 e chegou em 2008, no embalo do lançamento do Logan, como projeto da engenharia brasileira. Simples, espaço e acessível, o carrinho logo herdou a fama de confiável do irmão romeno. Mas o tempo passou e a simplicidade do Sandero se tornou um entrave no atual cenário de compactos no Brasil. Para remediar o problema a Renault deu um banho de loja com hatch, principalmente no Stepway 2020.

Stepway
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Stepway 2020 se desvinculou do Sandero convencional, para buscar mais prestígio. A versão aventureira figura no topo da linha, numa seara em que concorre com HB20X, Onix Activ (de geração passada), Ka Freestyle e Tiggo 2. Trata-se de um segmento que antecede os utilitários-esportivos (SUV’s) compactos.

Conteúdos

A grande virtude dos aventureiros é que eles agregam um pacote de conteúdos mais farto que seus similares “citadinos”. O Stepway não foge à regra. Com três versões: Zen, Intense e Iconic, seus preços iniciais variam de R$ 62.890 a R$ 74.390. Testamos a versão topo de linha Iconic, que inclui transmissão do tipo CVT, bancos revestidos em couro, multimídia com conexão para telefones e mais um monte de conteúdos necessários para quem gastará mais de R$ 70 mil num Sandero.

Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Entre os conteúdos do Stepway 2020 Iconic, estão itens como retrovisores automático, ar-condicionado eletrônico, vidros elétricos nas quatro portas, multimídia MediaNAV (Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth e câmera de ré), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, luz diurna em LED, além de controles de estabilidade e tração. Tudo isso garante boa comodidade ao aventureiro. Para quem tem íntima familiaridade com a dupla Logan/Sandero é quase inacreditável.

Segurança

O acréscimo dos controles de estabilidade e tração, atende a uma futura exigência legal, e eleva o nível de segurança do modelo. O assistente de partida rampa também se faz necessário, principalmente para quem mora em cidades com muitas ladeiras.

A inclusão de airbags laterais também eleva a segurança à bordo. As bolsas que já eram disponíveis no Kiwd elevaram a avaliação de segurança do Latin NCap, de uma para três estrelas. O ganchos do tipo Isofix para cadeirinhas infantis, também asseguram quatro estrelas na proteção dos pequenos.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Acabamento sempre foi um tema delicado quando se fala de Logan, Sandero e Duster. O sedã que deu origem à família tinha como meta ser um carro de cinco mil euros no Leste Europeu. Essa filosofia franciscana chegou aqui, apesar de o preço não ter acompanhado sua proposta para o Velho Mundo. Mesmo assim, o trio seguiu com acabamento simples.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Stepway atenua essa percepção com seus bancos em material sintético de dois tons. O volante revestido em couro também eleva o refinamento, assim como os apliques nos painéis das portas. No entanto, os plásticos seguem simples e duros, como é praxe no mercado de compactos, inclusive de utilitários.

Motor e câmbio

A cereja do bolo é seu conjunto que une motor 1.6 16v (de 118 cv com etanol, e 115 cv com gasolina, além de 16 mkgf de torque) e a transmissão do tipo CVT, compartilhada com os primos da Nissan. Quando se compara com “doentia” caixa automatizada Easy-R da ZF, o CVT japonês corresponde a trocar um Vídeo Cassete por um Blu-Ray.

Stepway
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mas nem por isso significa que o conjunto seja perfeito. O CVT, apesar de emular seis marchas, tem ajuste para operar sempre numa faixa de maior eficiência. Ela sempre busca um ajuste de rotação para que se tenha uma entrega satisfatória de torque com o giro mais baixo possível.

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O problema é que as respostas são lentas, muitas vezes é preciso afundar o pé no acelerador para quem o carro tenha pronta resposta. Algo que em carro com caixa automática convencional, com conversor de torque, bastaria uma leve pressão no pedal para reduzir uma marcha.

O problema, no entanto, não está somente na caixa, mas no motor. O torque máximo da unidade 1.6 só aparece a partir dos 4 mil rpm. Ou seja, há uma demora natural para “encher” o motor e entregar todo o vigor.

Essa letargia é sentida principalmente na estrada, nos momentos de ultrapassagem. Ele demora a responder e quanto enche o giro vai acima das 5 mil rotações. Já na cidade, onde a demanda por vigor é menor, o comportamento é satisfatório. O CVT é um alívio no “anda e pára” do trânsito.

Consumo

Fizemos o teste com uso exclusivo de álcool. Na estrada, ele registrou 9,5 km/l, enquanto que na cidade a melhor média foi de 7,5 km/l.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Suspensão

O Stepway 2020 tem conjunto de suspensão elevado, devido sua vocação aventureira. Ela conta com McPherson na frente e eixo rígido na traseira. O acerto é firme para não deixar que a carroceria oscile em curvas em maior velocidade, ou em desvios repentinos. Mesmo assim o controle de estabilidade é um amigo fiel na hora do aperto.

Apesar de firme, o conjunto não gera desconforto, uma vez que o curso mais longo reduz pancadas nos batentes. A altura elevada também se mostra interessante para vencer a buraqueira da cidade, e evitar raspões em quebra-molas, assim como entradas e saídas de rampas.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Palavra final

O Stepway 2020 evoluiu em qualificação. A adição de uma caixa CVT o colocou em pé de igualdade com seus adversários. O motor 1.6 16v por sua vez não é capaz de concorrer com os motores 1.0 turbo, que entregam mais vigor em baixas rotações, além de serem mais eficientes. Conta a favor o fato de ser uma unidade menos delicada que os pequenos turbo, que não aceitam negligência com manutenção e abastecimento.

O banho de loja deu ao Stepway uma percepção de sofisticação, apesar de o acabamento ainda ser simples, mesmo com o acréscimo do couro. Sua lista de equipamentos também torna a vida à bordo mais cômoda. No entanto, o que pesa é o preço que chega a R$ 75 mil, quando se opta por pintura metálica. Um valor que supera a versão básica do Duster, que é um SUV por função.

Ficha Técnica Stepway 2020

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.6, 16V, flex, que gera potências de 115cv (gasolina) e 118cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 16kgfm (gasolina/etanol) a 4.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção
Assistência eletro-hidráulica

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões
Comprimento, 4,07m; largura, 1,73m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,59m

Freios
A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas e pneus
Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

Tanque
50 litros

Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas
320 litros

Peso
1.151 quilos

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