Avaliação
| em 5 anos ago

[Avaliação] Renault Kwid Outsider – Vale pagar mais?

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Hatch compacto é o quinto modelo mais vendido no país no primeiro semestre. Kwid Outsider é a topo de linha e custa mais pelos adereços e apliques internos. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Kwid ganhou a pecha de SUV urbano pela grande altura do solo (18 cm) e os bons ângulos de ataque e saída (24 e 40 graus) para vencer os obstáculos na cidade. Foram emplacadas 40,5 mil unidades nos seis primeiros meses deste ano. O Kwid Outsider agrada pelas linhas harmônicas da carroceria, baixo consumo e agilidade no trânsito urbano. Além de ser um dos automóveis menos caros à venda no mercado nacional.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento decepciona

Se as linhas agradam, o acabamento decepciona até na aparência do plástico (polipropileno) do painel central. Ergonomia também não é destaque, com comandos elétricos dos vidros dianteiros na parte central do painel e acesso ruim ao banco traseiro. Uma vez acomodado é boa a altura interna. Kwid Outsider traz apliques na cor laranja nos forros de porta, alavanca de marchas, bancos e volante. Tecido dos bancos aparenta melhor qualidade em relação à Intense. Sistema multimídia é o mesmo da versão Intense com tecnologia para Android Auto e Apple Car Play e tela tátil. Definição de imagem da câmera de ré é apenas razoável.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na carroceria, as novidades são as barras paralelas no teto, apliques na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro, e proteção lateral. Calotas são pretas em vez do cinza na versão Intense. E molduras maiores nos faróis auxiliares.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Assentos são curtos

Assentos curtos não acomodam devidamente o motorista e os ocupantes mais altos. Coluna de direção sem regulagem. Volante tem boa pega e material rugoso evita deslize das mãos. Direção com assistência elétrica é levíssima e diâmetro de giro, pequeno. Isso facilita manobrar em espaço apertado.

Motor é ágil

Agrada a agilidade do motor 1.0 de três cilindros na cidade, que usa corrente de distribuição em vez de correia dentada. Por isso ouve-se o sibilar dele nas acelerações. A modernidade do motor contrasta com o obsoleto tanquinho de partida a frio. Passou da hora de trocá-lo por uma simples resistência no aquecimento do combustível. Alavanca tem curso longo, mas engates são fáceis.

Suspensão tem curso curto e não absorve totalmente as imperfeições do piso. A grande altura do solo desestimula arroubos em curvas, pois a roda levanta fácil. Acima de 100 km/h, o comportamento dinâmico do Kwid Outsider fica comprometido e provoca insegurança. Com quatro ocupantes, as retomadas de velocidade são lentas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Faróis iluminam bem e os freios, agora com discos ventilados na dianteira, param bem os pouco mais de 800 quilos do carro. Conjunto limpador/lavador é eficiente. Computador de bordo registrou média de 16 km/l na estrada e 11 km/l na cidade com motorista e passageiro dianteiro. Kwid Outsider obteve três estrelas no teste de impacto do instituto Latin NCAP por causa dos airbags laterais de série em todas as versões.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Kwid Ousider

Motor
De três cilindros em linha, 1.0, 12 válvulas, flex, de 70 cv (etanol)/ 66 cv (gasolina) de potências máximas a 6.300 rpm e torques máximos de 9,8 kgfm (ea) e 9,4 kgfm a 4.250 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Freios


Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo rígido; altura do solo, 18 cm; ângulos de ataque/saída (graus), 24/40

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
5×14” de aço/165/70R14

Peso (kg)
806

Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 3,68; largura, 1,57; altura, 1,48; distância entre-eixos, 2,42

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas
290 litros

Tanque
38 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 156 km/h (e) / 152 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 14,7 segundos (etanol) e 15,5 segundos (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 9,3 (e) e 13,8 (g); estrada, 10 (e) e 14,4 (g)

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Redator do Autos Segredos.