Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
As quatro portas apresentam pontos com desnivelamentos entre si e a carroceria, que tem seis anos de garantia contra corrosão. A pintura contém vários pontos com impurezas. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada, e o capô tem montagem razoável. Os frisos protetores das portas, pestanas, lanternas, faróis, retrovisores e pára-choques têm boa montagem. REGULAR
O acesso à manutenção em geral é bom, sendo mais limitado aos componentes do sistema de freios (cilindro mestre, reservatório do fluido de freio e servo-freio). O resultado da insonorização (somente parte do painel de fogo) é razoável para o seu segmento de mercado. REGULAR
Não foram relevados interferências com o solo no nosso percurso misto de provas, numa condução normal do automóvel. Por prevenção, tem chapa em aço englobando toda a zona inferior do motopropulsor. POSITIVO
É por comando manual. O sistema apresentou um funcionamento eficiente, seja pelo tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo, seja pela vazão/ angulação dos difusores de ar do painel. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e apresentou-se bem vedado. POSITIVO
Apesar de não ter ABS apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso misto. Estão bem calibrados e dimensionados, além de boa sensibilidade do pedal e reações equilibradas nos dois eixos. O freio de estacionamento atuou normal. POSITIVO
A qualidade de engate é boa em maciez e precisão e as relações de marchas/ diferencial satisfazem bem no uso urbano e em rodovias com poucos aclives. Apesar de ter o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e torque máximo do motor atuando em rotação mais alta (4.250rpm), o rendimento do câmbio no uso urbano é razoável mesmo com o ar-condicionado ligado. POSITIVO
O sistema Hi-Flex funcionou bem com qualquer combustível (gasolina/ etanol) ou misturado. A partida a frio foi imediata (somente álcool no tanque) com boa manutenção da marcha lenta e aceleração progressiva mesmo com o motor pouco aquecido. O torque máximo e a potência são muito bons para a sua cilindrada de 1 litro e arquitetura do cabeçote. As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias, mas para uma dinâmica mais ágil no uso misto é necessário manter sempre a rotação elevada. POSITIVO
Boa contra água nos testes dinâmicos (chuva natural) e prova d`água estática realizados. POSITIVO
Os ruídos no habitáculo são evidentes quando se trafega sobre paralelepípedo, asfalto ruim e estrada de terra, e o efeito aerodinâmico bem acentuado em velocidade mais alta. NEGATIVO
Merecem destaque o conforto de marcha e a estabilidade desta versão, que é o melhor acerto de suspensões para veículos hatch de 1 litro do mercado nacional. POSITIVO
A coluna de direção não tem regulagem em altura, mas o volante tem boa pega e está numa altura satisfatória. Apresentou reações equilibradas e com boa sensibilidade. A precisão na reta e em curvas é satisfaz bem. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons. POSITIVO
O grupo óptico dianteiro com dupla parábola é eficiente no baixo e no alto, mas não tem auxilio de faróis de neblina, nem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. A iluminação no habitáculo (zona do teto) é composta por somente uma lanterna oval junto ao retrovisor, com resultado razoável para a área da cabine. O quadro de instrumentos e o console central têm boa identificação noturna, e possui luz de cortesia somente no porta-malas. POSITIVO
ESTEPE/MACACO A roda em aço e o pneu reserva são iguais aos de uso. A operação de troca é normal. As calotas integrais são fixadas no aro sobre pressão, mas são vulneráveis ao furto. A alavanca de acionamento do macaco tem proteção para as mãos, e para se retirar as calotas tem grampo especifico no kit que fica abaixo do aro do estepe. POSITIVO
Ao esguichar água através de esguichos com quatro jatos, palhetas de boa qualidade entram automaticamente em funcionamento, varrendo uma boa área no pára-brisa. No vidro traseiro o sistema é também eficiente. É fácil o acesso no vão motor ao reservatório d`água. POSITIVO
Não tem. NEGATIVO
A chave de ignição é codificada e possui proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada. POSITIVO
O declarado é de 255 litros, e o encontrado foi 282 litros com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, sendo usual o fechamento da tampa traseira.
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)
Fotos Marlos Ney Vidal/Auto Segredos