O SUV mais vendido no Brasil em 2017 conquistou pelas qualidades e poucas imperfeições. Versão Limited é bem equipada, com muitos opcionais de segurança, e preço final assusta
Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

O que chama logo a atenção na versão Limited são os pneus de perfil baixo (45) montados nas enormes rodas aro 19. O conjunto faz parte do pacote High Tech que custa mais de R$ 15 mil. O Jeep Compass Limited 2.0 Diesel avaliado está equipado com salto baixo. Ao contrário dos atletas de esporte coletivo, chamados de salto alto quando não se empenham o suficiente, o Jeep precisaria de pneus de perfil mais alto para encarar desafios no fora de estrada com desenvoltura. Apesar de ter atributos para tal, pneus mais altos conferem conforto nas imperfeições do asfalto, principalmente sobre aqueles remendos feitos depois da manutenção na rede de água/esgoto e energia, entre outros. Nunca se remenda de maneira satisfatória. E em estradas de terra, haveria mais conforto com salto alto.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Além disso, esse 4×4 não está equipado com gancho para reboque. Sob o pequeno disco removível na parte frontal do para-choque dianteiro, não há sequer uma rosca que permita a colocação de um gancho. Falha imperdoável em veículo com proposta fora de estrada. Fica ridículo diante de modelos compactos destinados ao uso urbano e equipados com gancho para reboque.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Linhas

As linhas do Jeep Compass são limpas, sem recortes e pouco atrativas. Não têm o charme do Renegade, que lhe empresta a plataforma, apesar da caída do teto na traseira realçar a esportividade. A carroceria usa 70% de aços de alta resistência. E tem alguns centímetros a menos no comprimento em relação, por exemplo, ao hatch médio Chevrolet Cruze. O Compass é muito bem dimensionado em comprimento, largura, altura e distância entre-eixos suficiente para proporcionar bom espaço interno. A grade frontal traz a tradicional sete barras paralelas, símbolo da marca.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Interior

O interior do Jeep Compass Limited 2.0 Diesel é bem acabado, com plástico emborrachado no painel central e painéis de porta. Bancos em formato de concha e do motorista conta opcionalmente com regulagens elétricas, incluindo a lombar. Bom acesso fácil aos bancos dianteiros e ao traseiro. Grafismo do quadro de instrumentos torna a leitura imediata. Está presente o importante indicador de temperatura do motor. Sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas, incluindo controles de mídia, telefonia, som, entre outros.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Sem chave

Dispensa-se a chave para entrar no carro e a partida é por meio de botão. Ar-condicionado digital duas zonas é de série, com saída para o banco traseiro que tem segurança completa com três cintos de três pontos, três apoios de cabeça e três pontos de fixação Isofix de cadeira infantil. O assento central é mais curto. Isso significa conforto para dois atrás. Porta-malas bem dimensionado, aproveitamento horizontal, com abertura e fechamento elétrico por meio de comando na chave. Faróis de xenônio iluminam bem e há regulagem elétrica do facho.

LEIA TAMBÉM:

Desempenho

O desempenho do Jeep Compass Limited 2.0 Diesel agrada muito, com boas acelerações e retomadas vigorosas. O ruído de funcionamento do motor não incomoda em rotações mais altas. Trocas do câmbio automático de nove marchas são suaves e rápidas, interpretando bem a topografia do terreno com redução imediata na descida. Marchas podem trocadas manualmente por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca. Volante tem boa pega, regulagens em altura e distância. O senão é a direção um pouco anestesiada. É leve em baixa e com peso suficiente em alta, mas não comunica ao motorista que o carro está sob controle. A visibilidade traseira (3/4) é limitada pela coluna C larga. Computador de bordo registrou consumo de 4,5 km/l a 7,5 km/l na cidade e de 14 km/l a 16,5 km/l na estrada. As relações longas de transmissão a partir da sexta marcha contribuem para o baixo consumo na estrada. No trânsito pesado da cidade, com ar ligado, o consumo aumenta muito.

Siga nossas redes sociais

Estabilidade

Para um carro com grande altura do solo, o Jeep Compass Limited 2.0 Diesel tem boa estabilidade com inclinação significativa da carroceria. Antes de o carro perder aderência, entram em ação os diversos controles eletrônicos de estabilidade, anticapotamento, tração. Situações de baixa aderência são facilmente contornadas pelo sistema de tração integral, com funções diversas para areia, barro, neve. E o eixo traseiro é desacoplado sempre que o sistema entender que não precisa dele. Há sete airbags, incluindo o de joelho para o motorista. Os freios foram mais eficientes do que na versão flex, parando em espaços menores e sem abaixar tanto a frente em situações simuladas de emergência.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preço final

A versão Limited tem preço sugerido de R$ 164.490 e completa chega aos R$ 188.580. Entre os itens de série estão além dos controles eletrônicos citados e sete airbags, câmera traseira, detector de pontos cegos, farol de xenônio, controle de descida e luzes diurnas. O enorme teto solar custa R$ 7.850. O pacote High Tech inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, alerta de colisão frontal, assistente de estacionamento, som Beats, abertura elétrica do porta-malas e rodas aro 19 com pneus 235/45. O pacote menos caro é o de proteção, com para barro, proteção para cárter e tanque. Custa R$ 1.190. E a pintura em dois tons da carroceria eleva o preço para R$ 190 mil. Apesar de todas as qualidades do carro, o preço é muito alto.

Ficha técnica Jeep Compass Limited 2.0 Diesel

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, com potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm a 1.750 rpm

Transmissão
Tração integral com reduzida e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, com barra estabilizadora;  traseira, McPherson com braços laterais/transversais e barra estabilizadora

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades
Ângulo de entrada, 28,7 graus; de saída, 31,9 graus; altura do solo, 21,8 centímetros; tanque de combustível, 60 litros; carga útil (passageiros + bagagem), 400 kg; porta-malas, 410 litros

Rodas/pneus
7,5×19”de liga de alumínio/235/45R19 (opcional)

Peso
1.700 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,40; largura, 1,82; altura, 1,65; distância entre-eixos, 2,64

Desempenho
Velocidade máxima, 194 km/h; aceleração até 100 km/h, 10 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,8; estrada, 11,4

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.