Em nova geração, o Accord 2.0 turbo está com visual mais despojado, trocou motor V6 pelo 2.0 turbo e câmbio de seis pelo de 10 marchas. Desempenho e segurança são destaques
Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A décima geração do Accord traz muitos itens de segurança e assistência ao condutor, mas a direção e desempenho estonteante dão prazer ao volante. Motor 2.0 turbo (256 cv) substitui a altura o V6 (278 cv), que tem mais potência, mas perde em torque (34,8 kgfm) para o sucessor (37,7 kgfm) de quatro cilindros. Acelera muito e o alto torque está disponível a partir de 1.500 rpm. Basta triscar o pé no acelerador para sentir a disposição do carro de quase cinco metros de comprimento. Passa a impressão de que vai arrancar o asfalto. As trocas do câmbio de 10 marchas desenvolvido pela Honda são muito rápidas. O anterior era de seis marchas. Nem parece automático com conversor de torque. Trocas suaves, sem trancos. Não é tão rápida quanto o de duas embreagens, mas surpreende.

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Direção direta

Aliado a isso uma direção direta e com sensibilidade suficiente para sentir a aderência no piso. Incomoda o diâmetro de giro grande (12 metros) na manobra em espaço limitado. Volante tem boa pega, mas forrado com material liso que permite deslize acidental. Aletas possibilitam troca manual. Câmera no retrovisor direito exibe imagem assim que o sinalizador de direção (seta) é acionado e a de ré ajuda muito na manobra. Consumo médio do computador foi de 5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada dentro dos limites previstos em lei.

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Devorador de curvas

Não por acaso a Honda tem muita pretensão com este sedã que concorre com BMW Serie 5 e Mercedes Classe E. Além do rival Camry, da Toyota. Estrutura da carroceria composta por materiais de altíssima resistência. Está mais rígida e mais leve, segundo a Honda. A suspensão multibraços tem ótimo acerto e o sedã devora curvas de alta e baixa sem cerimônia. Conforto limitado em piso imperfeito se deve aos pneus de perfil baixo (45) e às rodas enormes de 18 polegadas. Freios coerentes com desempenho param o carro sem susto. Faróis principais e auxiliares de LED.

Mais vendido

Geração anterior do Accord foi o carro mais vendido nos EUA de 2011 a 2016. Ficou menor em comprimento nesta geração, mas distância entre-eixos maior torna o espaço interno mais avantajado. Incomoda abaixar para entrar no banco traseiro por causa da caída brusca do teto. O objetivo de estilo é dar visual esportivo ao sedã.

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Bom espaço interno

Interior arejado com ótimo espaço interno. Bancos deveriam ter assentos um pouco mais compridos. Dianteiros contam com regulagem elétrica, apoio lombar para o motorista e ventilação em ambos. Acabamento muito bom com material emborrachado no painel central e nos forros das portas dianteiras. No traseiro, plástico duro nas forrações das portas. Não precisava. São oito airbags, incluindo dois de joelho para motorista e passageiro da frente.

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tela TFT

Quadro de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, além da tela multimídia de oito polegadas no centro. Velocímetro fixo, mas conta-giros cede espaço para outras informações. Navegação nativa e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play. Head-up display de seis polegadas projetado no para-brisa com informações diversas. Recarga de celular por indução. Sistema de som Premium, abertura e fechamento do carro sem uso de chave, partida por meio de comando no painel. Silêncio a bordo garantido pelo sistema com três microfones que captam o ruído e enviam uma frequência sonora oposta à captada. Além de isolamento sonoro com coberturas sob o assoalho, isoladores nos para-lamas, carpete absorvedor de som, para-brisa laminado acústico e vidros dianteiros acústicos. Alavanca de câmbio deu lugar ao seletor de marchas eletrônico cujas opções são escolhidas por meio de comandos específicos. Luzes indicam o modo selecionado. Muito prático. São três modos de condução: normal, eco e sport. Há interferências na direção e no motor.

Segurança

As tecnologias de segurança e assistência ao condutor incluem controle adaptativo de velocidade com ajuste de velocidade permite manter distância programada do carro da frente; sistema de frenagem para mitigação de condução aciona os freios em caso de colisão iminente; sistema de assistência de faixa atua a partir de 72 km/h até 145 km/h, ajuda a manter o veículo dentro das marcações da faixa e alerta sobre possível saída de faixa, sem que o pisca-alerta esteja ligado, corrigindo a direção e emitindo alerta visual; sistema para mitigação de evasão de faixa alerta se o veículo estiver saindo da faixa para evitar possível colisão, atuando com força na direção e freando por meio do controle de tração e estabilidade. Essa tecnologia de segurança denominada Honda Sensing é composta por uma câmera localizada na parte superior do para-brisa e sistema de radar na grade frontal.

Quanto custa?

O Accord é vendido em versão única de acabamento nas cores: preta, prata e branca. Preço é de R$ 198.500.

Ficha técnica Accord 2.0 turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.998cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 256 cv de potência máxima a 6.500 rpm e torque máximo de 37,7 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de dez marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 12 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, braços transversais; traseira, multibraços, barra estabilizadora;

Rodas/pneus
8 x 18” de liga leve/235/45R18

Peso
1.547 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
483 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,88; largura, 1,86; altura, 1,46; distância entre-eixos, 2,83

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 574; tanque, 56

Desempenho
Não divulgado

Consumo (km/l)
Cidade, 9,3 (g)/ estrada, 12,3

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