Versão de entrada equipada com o motor 1.4 Fire, a Strada Endurance Cabine Dupla mira nos clientes frotistas e também no pequeno empresário que usa o carro para o trabalho e lazer

Com foco no frotista, a Strada Endurance Cabine Dupla manteve o motor 1.4 Fire já consagrado entre as empresas que querem um conjunto mecânico confiável e de manutenção barata. Sem contar que a versão de entrada é a que tem o maior desconto para vendas corporativas, são 16% sobre o valor de tabela.

Mas além das grandes vendas, a Strada Endurance Cabine Dupla acaba também sendo o carro do pequeno produtor rural ou dos pequenos empresários que usam o carro para o trabalho durante a semana e para o passeio com a família nos fins de semana.

Strada Endurance 2021

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Para esse público, a picape acaba sendo a melhor opção. Entretanto, se o comprador for um cliente comum sem os descontos de CNPJ, a Strada Endurance Cabine Dupla não é a opção. Afinal a diferença para a topo de linha Volcano é de apenas R$ 6.300 que agrega além do motor forte, uma lista de equipamentos mais atraente.

Conveniência e conforto

A picape avaliada pelo Autos Segredos estava repleta de opcionais e esse X-Tudo dificilmente será visto em modelos vendidos no mercado. Entre os itens de conforto de série estão o ar-condicionado e direção hidráulica. O acionamento dos vidros é manual nas quatro portas e os ajustes dos retrovisores externos são manuais.

Travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, fechadura elétrica da caçamba são opcionais vendidos do Pack Worker, pelo custo de R$ 2.500. Como o cliente CNPJ também tem desconto nos opcionais, é válido incluir o pacote na compra.

Entre os itens de conveniência, a Fiat Strada Endurance Cabine Dupla conta somente com pré-disposição para rádio com chicote e cabeamento.

Ainda fazem parte dos itens de série airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e o controle de tração E-Locker, dispositivo que transfere torque para a roda que não patina. Ele tem acionamento automático, mas também Pode ser acionado manualmente e ativa o ABS off-road, que atua melhor na terra, areia e pedra ao travar mais as rodas. Acima dos 65 km/h ele é desativado.

Acabamento

Internamente, a versão de entrada segue o mesmo padrão de acabamento nas forrações de porta e painel. Os materiais são de boa qualidade, com encaixes perfeitos e sem rebarbas. O desenho não é rebuscado, mas acaba cumprindo seu papel para um carro voltado para o trabalho. O tom escuro predomina no acabamento interno.

Os bancos também são os mesmos das demais versões e o que muda são os materiais de revestimentos. Na versão Endurance eles são em tecido e o desenho é agradável.

Com abas laterais mais largas os bancos dianteiros apoiam bem o corpo dos ocupantes. Outra vantagem em relação a geração anterior é que mesmo com a posição mais elevada dos bancos dianteiros, o espaço para cabeça melhorou significativamente.

Espaço interno é razoável

Para um modelo compacto, o espaço interno na porção dianteira é razoável para motorista e passageiro. Já no banco traseiro, ele é ideal para dois ocupantes, o terceiro só em trajetos urbanos. Como é comum é picapes, o encosto do banco é mais verticalizado, já os assentos ficam devendo melhor apoio para as pernas.

Vida à bordo

Os comandos estão bem posicionados e a mão do condutor. O painel é de fácil leitura, mas o quadro de TFT 3,5 polegadas é opcional. O ajuste dos retrovisores externos são feitos manualmente, com o banho tamanho, eles garantem boa visibilidade ao condutor.

Com o vidro traseiro mais estreito, faz falta o sensor de estacionamento traseiro para evitar pequenas colisões em manobra. A unidade avaliada contava com sensor de estacionamento e câmera de ré que são parte do Pack Multimedia pelo custo extra de R$ 3.490.

A diferença entre a direção elétrica da Volcano para hidráulica da Endurance é gritante. Em manobras, ela não é leve como a assistida eletricamente, em movimento ela tem boa calibragem. O volante conta com regulagem de altura de série.

Rodar

Nesta nova geração, a Strada Cabine Dupla, assim como a Toro se aproximou do comportamento de um carro de passeio. Os aperfeiçoamentos nas suspensões deixaram a dirigibilidade agradável, graças as novas molas e amortecedores. Destaque para os novos batentes, redimensionados. Eles absorvem bem o impacto de quando a os amortecedores chegam ao limite, impedindo que o baques secos na cabine.Mesmo em vias não tão conservadas, há pouca transferência para o habitáculo.

A boa altura do solo de 21,4 centímetros, aliada aos bons ângulos de ataque (24 graus) e de saída (28 graus) contribuem para o desempenho da Strada em terrenos não pavimentados.

O desempenho do motor 1.4 Fire EVO é limitado, mas nada que os antigos e atuais compradores da picape já não conheçam. Afinal, ninguém espera um desempenho esportivo num veículo vocacional. As arrancadas são honestas e as retomadas exigem mais cautela em ultrapassagens. Em movimento, a picape vai bem depois de embalada.

O Autos Segredos andou com a picape carregada com cerca de 250 quilos entre pisos e argamassa, em subido o assistente de partida cumpre seu papel e proporciona uma arrancada tranquila em aclives.

A alavanca tem curso longo e os engates não são precisos. Já as relações são mais curtas para privilegiar o transporte de carga.

No fim das contas, o veterano conjunto mecânico permite que a Strada Endurance tenha certa agilidade.

Consumo

Em trajeto misto de estrada e trânsito urbano, a Strada Endurance registrou média de consumo de 8,1 km/l com etanol no tanque, sem o uso do ar-condicionado.

Ficha técnica Strada Endurance

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.368cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 85cv (gasolina) e 88cv a 5.750rpm (etanol) e torques máximos de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO (*)
Câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira do tipo eixo rígido, com feixe de molas longitudinais / 6 x 15 polegadas / 195/65 R15

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS (*)
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 55 litros; caçamba, 844 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 650 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e distância entre-eixos, 2,73m; altura em relação ao solo, 20,8cm

ÂNGULOS (*)
De entrada, 23,4 graus; de saída, 26,7 graus

PESO (*)
1.078 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima: 156km/h (g)/ 157,5km/h (e)
0 a 100km/h: 13,4s (g)/ 12,3s (e)

CONSUMO (**)
Cidade: 11,8km/l (g); 8,3km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g); 8,8km/l (e)

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina (e) etanol

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