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Avaliação do Renault Logan 1.0 16V Expression 2011

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Quando foi lançado em 2007 o apelo do Renault Logan era o seu imenso porta-malas e o excelente espaço interno, pois, em termos de design o modelo não tem um belo desenho. Agora com a linha 2011 do sedã a situação ainda é a mesma, entretanto, vale ressaltar que a pequena reestilização da linha 2011 deixou o Logan com um desenho um  pouco mais interessante. Confira abaixo a avaliação do Logan Expression 1.0 16V.

Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ALTURA DO SOLO Não ocorreram interferências com o solo. Existe chapa em aço integral para proteger toda a zona inferior do motopropulsor. POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO É por comando manual. Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular, e as aletas de orientação do fluxo giram 360°. Apresentou bom funcionamento, com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo, e não houve entrada de gases/fumaça. POSITIVO

FREIOS Pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas, inclusive em frenagem de emergência, com o veículo em velocidade. Apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso na cidade e na estrada. Tem opção de ABS, que se apresentou eficiente. Freio de estacionamento atuou normalmente. POSITIVO


VEDAÇÃO Boa contra água e poeira. POSITIVO

SUSPENSÃO A calibragem das suspensões proporciona bom conforto de marcha, aliado a uma estabilidade eficiente no contorno de curvas de raios variados, com o veículo em alta velocidade, com boa precisão, rapidez e inclinação moderada
da carroceria. POSITIVO

DIREÇÃO A coluna de direção tem regulagem em altura, com bom curso. A precisão na reta e em curvas é boa. O conjunto apresentou nível baixo de ruídos em curvas sobre calçamento e estrada de terra. O efeito/retorno tem velocidade aceitável e o diâmetro de giro satisfaz em manobras de estacionamento. As cargas do sistema assistido proporcionam conforto razoável em manobras no trânsito urbano e boa firmeza e reações homogêneas em rodovias em velocidades mais altas. POSITIVO

ESTEPE/MACACO
O estepe que fica dentro do porta-malas, no assoalho, tem roda e pneu iguais aos de uso. O kit de troca está instalado nas laterais do vão de carga, inclusive a chave de pino, que libera a calota integral (fixada sob pressão e de fácil furto) para se ter acesso aos parafusos. A operação de troca é normal. POSITIVO

ALARME Tem chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis, contra abertura forçada. POSITIVO

ACABAMENTO DA CARROCERIA A qualidade do acabamento da pintura é razoável. Os frisos emborrachados que encobrem a união do teto com as laterais da carroceria só alcançam o início da coluna C, deixando o restante do vão exposto, com pontos de soldas aparentes. As portas dianteiras estão desniveladas. As portas traseiras têm montagem razoável. O capô e a tampa do porta-malas estão descentralizados e desnivelados. REGULAR

VÃO DO MOTOR O acesso à manutenção, em geral, é bom. A sistematização dos vários componentes é racional e os itens de verificação constante são de fácil identificação. Não tem nenhum material isolante acústico no vão, somente térmico, na zona do painel de fogo, próximo ao coletor de descarga. Com o motor em rotações médias e altas, ocorre excessiva transferência do ruído de funcionamento, causando desconforto auditivo. REGULAR

CÂMBIO Para melhorar um pouco a dinâmica desse veículo, com essa motorização e peso, a Renault poderia ter escolhido relações de diferencial ainda mais curta e de marchas com escalonamento bem mais próximo, com mínima de queda na rotação do motor, mesmo perdendo em velocidade máxima e aumentando o nível de ruído de funcionamento do mesmo. As trocas de marchas são constantes e, numa topografia irregular, com vários tipos de aclives, deixa a desejar a eficiência do câmbio homologado para essa versão. A qualidade de engate é boa, e a embreagem suportou uma série de arrancadas sequenciais sobre piso inclinado. REGULAR

MOTOR A performance é bem limitada e, em algumas situações, como subidas com muito peso e ar-condicionado ligado, o rendimento é ruim. As retomadas de velocidade e aceleração são bem discretas em função do peso (de 1.025kg) e da caixa de marchas homologadas. O sistema Hi-Flex funcionou bem. O torque máximo (de 10,1kgfm) para motor 1.0 é muito bom, mas o pico de força máxima ocorre somente a 4.350rpm, devido a arquitetura do cabeçote, com quatro válvulas por cilindro, e isso limita bem o desempenho no uso urbano e em rodovias com muitas subidas. REGULAR

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, asfalto ruim e terra, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é aceitável até a velocidade de 110km/h, a partir da qual passa a ser notório e incomoda. REGULAR

ILUMINAÇÃO O novo farol tem construção com refletor simples e apresentou eficiência normal no baixo e no alto, e conta com auxilio dos de neblina embutidos no para-choque. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, apenas a manual localizada atrás do farol. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna e há luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona anterior do teto, tem uma lanterna bipartida, com resultado razoável em iluminação. Os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não têm iluminação, dificultando o seu uso em locais escuros e à noite. REGULAR

LIMPADOR DE PARA-BRISA Ao esguichar água no para-brisa, por meio de quatro jatos de boa vazão, o sistema de limpeza entra automaticamente em funcionamento, com palhetas de boa qualidade. A área de varredura poderia ter maior curso junto à coluna A, no lado do condutor, para um melhor campo de visão. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso, mas a tampapoderia ser na cor azul, para melhor identificação. REGULAR

VOLUME DO PORTA-MALAS O volume declarado pela fábrica é de 510 litros, o que foi confirmado pela nossa medição.

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos [email protected]. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Fotos Renault/Divulgação

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