Cronos Drive 1.8 AT6 é a melhor versão do sedã italiano, o problema está na concorrência
Cronos 1.8 Drive AT6
Foto | Marcelos Ramos

Não é mais surpresa para ninguém que as transmissões automáticas deixaram de ser artigos de luxo e hoje predominam nos segmentos compactos, tanto de utilitários, mas também entre sedãs. Apesar de muita gente ainda preferir as caixas manuais, devido ao hábito ou por acreditar que tem maior controle do automóvel, fato é que as transmissões sem pedal de embreagem se popularizaram e estão cada vez mais escorrendo dos degraus mais abastados da indústria para os mais populares.

Uma prova disso é que a Fiat aboliu a combinação do motor 1.8 Etorq de 139 cv e caixa manual. Quem quiser comprar um Fiat 1.8 manual terá que escolher entre a Toro Endurece ou um Doblò.

E nessa toada o Cronos passou por mudanças em sua linha. A versão Precision 1.8 manual deu lugar ao Drive 1.8 automático. Em tese ele trocou o conteúdo recheado da versão anterior por um pacote mais simples, mas com o benefício da transmissão AT6.

Racional

O Cronos Drive 1.8 AT6 se posiciona entre a versão 1.3 GSR (automatizada) e a Precision 1.8, com valor inicial de R$ 69.990. Dessa maneira, a versão se apresenta com a opção mais racional do Cronos, uma vez que abre mão de firulas como rodas de liga leve, faróis de neblina, ar-condicionado eletrônico, partida sem chave e outros itens que não são essenciais para um pacote mais funcional.

Conteúdos e opcionais

Seu pacote básico inclui direção elétrica, multimídia Uconnect de sete polegadas (com duas portas USB, Android Auto e Apple CarPlay), vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado analógico. Ou seja, há tudo que o motorista precisa no seu uso cotidiano.

No entanto, isso não significa que a versão esteja fada à um destino franciscano. A Fiat oferece uma lista gorda de opcionais, com o kit Convenience inclui vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. A versão também pode ser equipada com kit Style, que inclui rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, volante revestido em couro, borboleta para troca de marchas e pilo automático (controle de velocidade de cruzeiro).

Tudo isso eleva o valor final do Cronos Drive em quase R$ 7 mil. E se o consumidor optar por pintura metálica, ou perolizada, o valor final salta para R$ 78.680. Mais caro que o Precision básico e o “esportivado” HGT, que é o topo de linha.

Por dentro

Já disse outras vezes que o Cronos é um dos melhores produtos que a Fiat lançou nos últimos anos, junto com a Toro. O sedã oferece bom espaço interno, que permite levar quatro adultos e uma criança com conforto. Seu porta-malas de 520 litros garante espaço para o consumidor que constituiu família.

O pacote básico do Cronos Drive, em si, atende bem. Mas a versão avaliada veio com o pacote Convenience, que oferece basicamente a mesma comodidade do Precision e HGT, com excessão da partida sem chave funções de acionamento automático como faróis e limpadores de para-brisas.

O acabamento do Cronos não difere do padrão da marca, e nem mesmo do segmento de compactos. Os plásticos são duros, mas os encaixes são bons, o que reduzem o nível de ruído interno. Os bancos em couro (opcionais) dão um ar mais refinado ao sedã.

Como anda

O motor Etorq 1.8 de 139 cv e 19,2 mkgf de torque não é nenhum desconhecido. Está na linha Fiat há cerca de 10 anos. Com a chegada da Toro, passou por ajustes para ganhar mais torque e cerca de 7 cv. No Cronos, o motor sobra. Oferece bom torque, mas que só aparece com motor cheio.

Esse fator compromete o consumo. Na cidade, abastecido com etanol, ele registrou médias de 6,3 km/l. Não se trata de algo espantoso, quando se fala de um motor aspirado, mas comparado aos novos blocos turbo 1.0, é um ponto negativo.

No entanto, a cereja do bolo é a transmissão de seis marchas, que tem funcionamento extremamente suave. Sua programação busca atuar numa faixa de maior eficiência, e não esportiva, para ajudar ao motor 1.8 a ser menos beberrão. No entanto, quem quiser mais dinamismo pode fazer as trocas manuais na alavanca, ou comprar o pacote Stlye para receber borboletas.

Suspensão

O Fiat Cronos Drive 1.8 tem um conjunto de suspensão trivial, como a maioria de seus rivais. Eixo rígido, na traseira, e McPherson, na dianteira. O acerto por sua vez é equilibrado, não é tão duro quanto o do Virtus e nem tão macio como o do Onix Plus. Assim, oferta bom conforto à bordo e boa estabilidade, mas não convém abusar nas curvas, mesmo com o auxílio do controle de estabilidade.

Freios

Como todos seus concorrentes diretos, o Cronos conta tambores, na traseira, e discos ventilados, na dianteira. Apesar de faltar sofisticação dão conta do recado, além de baratear na hora da manutenção, já que as lonas duram uma eternidade.

Veredito

O Cronos Drive 1.8 AT6 é uma opção para quem busca um sedã automático, mas não pode investir em refinamento. Dentro da linha, é sem sombra de dúvidas a melhor versão disponível. O problema está do lado de fora.

LEIA TAMBÉM

O Cronos Drive é caro diante de outros sedãs automáticos, com acabamento despojado, como Ka Sedan, HB20S, Logan, Versa e Voyage, com suas opções de mesma proposta. E para piorar ainda tem o Onix Plus com seu motor turbo e preço mais baixo do mercado.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.