Peugeot 2008 tem desenho com linhas aerodinâmicas e desempenho que beira a esportividade. Modelo conta ainda com boa lista de equipamentos
Enio Greco Especial para o Autos Segredos
Utilitário-esportivo, crossover ou perua com jeito de hatch? Afinal, qual é a melhor definição para o recém-chegado Peugeot 2008? Ele tem a difícil missão de encarar Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster, Honda HR-V e outros SUVs compactos que brigam por um lugar ao sol no concorrido segmento. Seja lá qual for a praia do modelo produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, ele tem atributos que o qualificam como forte concorrente. Tem desenho moderno, que sugere esportividade, dimensões não muito exageradas e um bom conjunto mecânico. Principalmente a versão Griffe 1.6 THP, topo de linha, que esbanja no desempenho, chegando a ser até um pouco arredia para os desavisados. Faltou apenas um certo cuidado com alguns detalhes.
O Peugeot 2008 chama a atenção pelo visual, que acompanha o DNA dos demais modelos da marca francesa. Ele foge um pouco do padrão habitual dos SUVs, que geralmente têm dimensões avantajadas e formas robustas, com estepe pendurado na traseira. È um modelo mais compacto, que a primeira vista parece estar muito mais direcionado ao trânsito urbano do que qualquer outra coisa. Suas linhas são modernas, aerodinâmicas, reforçadas pela forte inclinação do para-brisa, que se estende pelo teto panorâmico de vidro, decorado com barras longitudinais paralelas. A ideia de esportividade continua com a linha de cintura elevada, as belas rodas de 16 polegadas e traseira de forma arredondada, sugerindo robustez. O conjunto é harmônico e agrada aos olhos.
NEM ALTO NEM BAIXO
Não é um carro muito grande e também não é muito alto. A altura em relação ao solo do 2008 feito no Brasil é um pouco mais elevada se comparada com a do modelo produzido na Europa. Aqui são 20cm e lá, 16,5cm. Mesmo assim, o modelo brasileiro passa a sensação de ser mais baixo. Mas nada que comprometa a sua desenvoltura ao trafegar sobre pisos irregulares ou transpor lombadas e rampas, já que tem bons ângulos de ataque e saída. Os pneus são de perfil 60, mais altos e adequados para a proposta do modelo.
E se por fora o conjunto demonstra harmonia, por dentro alguns detalhes devem ser observados. Se você espera que o Peugeot 2008 seja um carro muito espaçoso para levar sua família, lembre-se de uma coisa: ele é um SUV compacto. Ou seja, apesar de ser homologado para cinco ocupantes, na verdade leva com relativo conforto quatro. O banco traseiro não é dos mais espaçosos, mas mesmo assim traz cintos de segurança retráteis e apoios de cabeça para três passageiros. Já o banco do motorista é mais confortável e conta com ajuste de altura. O volante, que é pequeno, também pode ser regulado em altura e distância, mas saiba que se você precisar subi-lo demais, corre o risco de comprometer a visualização dos instrumentos do painel. É que nessa condição, o aro do volante pode cobrir parte dos mostradores.
Mas se você conseguir se ajeitar no banco da melhor forma, os instrumentos do painel são de fácil visualização e a posição de dirigir é boa. O interior do Peugeot 2008 foi bem montado, mas o excesso de plástico duro depõe contra a imagem do modelo que quer ganhar pontos no segmento. Pelo preço da versão topo de linha, quase R$ 80 mil, merecia materiais de qualidade superior, como emborrachado na parte superior do painel. Até mesmo para acompanhar o revestimento de couro e tecido dos bancos, que dá um toque de sofisticação ao SUV compacto.
O RECHEIO
E para quem dá valor aos detalhes diferenciados, o modelo da marca francesa não fica para trás. A começar pela alavanca do freio de estacionamento, que lembra uma pata de cavalo ou um manche de avião. E como se trata de um carro moderno, tem também uma central multimídia com tela sensível ao toque, por meio da qual motorista e passageiros têm acesso às informações sobre o carro e ainda acessam o GPS, o sistema de áudio e o Bluetooth. Tudo muito funcional e intuitivo.
Mas como se trata de um SUV você pode estar se perguntando: Ele tem sistema de tração 4×4? Não tem, porém conta com o prático Grip Control, que é operado por meio de um seletor no console, e que na prática atua como um controle eletrônico de tração. O sistema ajusta o veículo para enfrentar diferentes tipos de terreno, como lama, areia, neve e asfalto. Mas não pense em sair por aí com o 2008 fazendo trilhas radicais, pois o carro não foi projetado para isso. Na prática, o sistema só proporciona uma performance um pouco melhor nessas condições, mas sem exageros.
DANDO PINOTE
O principal atrativo desse SUV compacto da marca francesa é realmente o eficiente motor 1.6 THP, ou seja, turbo, com 173cv de potência quando abastecido com etanol. Esse propulsor é usado em outros modelos da Peugeot e Citroën e se encaixou como luva em todos eles. No 2008 não poderia ser diferente. Com bom torque a partir das 1.500rpm, ele proporciona arrancadas nervosas. Se o motorista for com muita vontade no acelerador, o carro chega a levantar a frente e puxar para o lado a direção, como se fosse uma fera indomável. É preciso dosar as acelerações. Fora isso, o motor garante desempenho muito bom, com retomadas de velocidade rápidas.
O câmbio é manual de seis marchas, com relações bem definidas, mas os engates não são muito precisos e macios, e o curso da alavanca é longo. O modelo merecia um câmbio automatizado de dupla embreagem, mais moderno do que o automático de quatro marchas disponibilizado nas versões equipadas com o motor 1.6 aspirado. Para essa versão 1.6 THP, por enquanto, só mesmo o manual de seis marchas. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Peugeot 2008, que demonstra total agilidade na cidade e na estrada, além de apresentar um consumo de combustível satisfatório
É um SUV compacto com as suspensões bem calibradas, garantindo segurança nas curvas e conforto ao trafegar sobre pisos irregulares. A direção tem assistência elétrica variável, que garante facilidade em manobras e segurança em velocidades mais elevadas. E para quem curte mordomias, o modelo vem equipado com o Hill Assist, que segura o carro nas arrancadas em subidas. Os freios, com a ajuda da eletrônica, atuaram de forma segura. Ou seja, o Peugeot 2008 1.6 THP é uma opção interessante para quem quer um SUV compacto mais para o asfalto do que para a terra. Tem visual moderno e um bom pacote de equipamentos, com preço semelhante ao dos principais concorrentes. É só comparar para ver qual modelo oferece mais.
PREÇO
O Peugeot 2008 é vendido na versão de entrada, Allure 1.6, com câmbio manual, por R$ 67.190, e na Griffe 1.6 automática, por R$ 71.290. Já a versão testada, Griffe 1.6 16V THP flex, tem preço de R$ 79.590.
AVALIAÇÃO
Enio
Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas)
10
9
Consumo (cidade e estrada)
8
7
Estabilidade
8
8
Freios
9
8
Posição de dirigir/ergonomia
9
7
Espaço interno
7
8
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade)
7
8
Acabamento
8
8
Itens de segurança (de série e opcionais)
8
9
Itens de conveniência (de série e opcionais)
8
9
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção)
9
8
Relação custo/benefício
7
7
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, de 1.589cm³ de cilindrada, com potências máximas de 165cv (gasolina)/173cv (etanol) a 6.000rpm e torque máximo de 24,5kgfm (g/e) a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira pseudo-McPherson, independente, com barra estabilizadora; e traseira com travessa deformável e barra estabilizadora/liga leve, de 16 polegadas/ 205/60 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Peso, 1.231 quilos; tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.