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Ao volante: Versão topo de linha do Peugeot 2008, equipada com motor 1.6 THP, mostra ao que veio

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Peugeot 2008 tem desenho com linhas aerodinâmicas e desempenho que beira a esportividade. Modelo conta ainda com boa lista de equipamentos

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Enio Greco
Especial para o Autos Segredos

Utilitário-esportivo, crossover ou perua com jeito de hatch? Afinal, qual é a melhor definição para o recém-chegado Peugeot 2008? Ele tem a difícil missão de encarar Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster, Honda HR-V e outros SUVs compactos que brigam por um lugar ao sol no concorrido segmento. Seja lá qual for a praia do modelo produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, ele tem atributos que o qualificam como forte concorrente. Tem desenho moderno, que sugere esportividade, dimensões não muito exageradas e um bom conjunto mecânico. Principalmente a versão Griffe 1.6 THP, topo de linha, que esbanja no desempenho, chegando a ser até um pouco arredia para os desavisados. Faltou apenas um certo cuidado com alguns detalhes.

teste_peugeot_2008_1.6_thp_22O Peugeot 2008 chama a atenção pelo visual, que acompanha o DNA dos demais modelos da marca francesa. Ele foge um pouco do padrão habitual dos SUVs, que geralmente têm dimensões avantajadas e formas robustas, com estepe pendurado na traseira. È um modelo mais compacto, que a primeira vista parece estar muito mais direcionado ao trânsito urbano do que qualquer outra coisa. Suas linhas são modernas, aerodinâmicas, reforçadas pela forte inclinação do para-brisa, que se estende pelo teto panorâmico de vidro, decorado com barras longitudinais paralelas. A ideia de esportividade continua com a linha de cintura elevada, as belas rodas de 16 polegadas e traseira de forma arredondada, sugerindo robustez. O conjunto é harmônico e agrada aos olhos.

NEM ALTO NEM BAIXO

Não é um carro muito grande e também não é muito alto. A altura em relação ao solo do 2008 feito no Brasil é um pouco mais elevada se comparada com a do modelo produzido na Europa. Aqui são 20cm e lá, 16,5cm. Mesmo assim, o modelo brasileiro passa a sensação de ser mais baixo. Mas nada que comprometa a sua desenvoltura ao trafegar sobre pisos irregulares ou transpor lombadas e rampas, já que tem bons ângulos de ataque e saída. Os pneus são de perfil 60, mais altos e adequados para a proposta do modelo.

 teste_peugeot_2008_1.6_thp_34E se por fora o conjunto demonstra harmonia, por dentro alguns detalhes devem ser observados. Se você espera que o Peugeot 2008 seja um carro muito espaçoso para levar sua família, lembre-se de uma coisa: ele é um SUV compacto. Ou seja, apesar de ser homologado para cinco ocupantes, na verdade leva com relativo conforto quatro. O banco traseiro não é dos mais espaçosos, mas mesmo assim traz cintos de segurança retráteis e apoios de cabeça para três passageiros. Já o banco do motorista é mais confortável e conta com ajuste de altura. O volante, que é pequeno, também pode ser regulado em altura e distância, mas saiba que se você precisar subi-lo demais, corre o risco de comprometer a visualização dos instrumentos do painel. É que nessa condição, o aro do volante pode cobrir parte dos mostradores.

Mas se você conseguir se ajeitar no banco da melhor forma, os instrumentos do painel são de fácil visualização e a posição de dirigir é boa. O interior do Peugeot 2008 foi bem montado, mas o excesso de plástico duro depõe contra a imagem do modelo que quer ganhar pontos no segmento. Pelo preço da versão topo de linha, quase R$ 80 mil, merecia materiais de qualidade superior, como emborrachado na parte superior do painel. Até mesmo para acompanhar o revestimento de couro e tecido dos bancos, que dá um toque de sofisticação ao SUV compacto.

         teste_peugeot_2008_1.6_thp_54  O RECHEIO

E para quem dá valor aos detalhes diferenciados, o modelo da marca francesa não fica para trás. A começar pela alavanca do freio de estacionamento, que lembra uma pata de cavalo ou um manche de avião. E como se trata de um carro moderno, tem também uma central multimídia com tela sensível ao toque, por meio da qual motorista e passageiros têm acesso às informações sobre o carro e ainda acessam o GPS, o sistema de áudio e o Bluetooth. Tudo muito funcional e intuitivo.

 teste_peugeot_2008_1.6_thp_48Mas como se trata de um SUV você pode estar se perguntando: Ele tem sistema de tração 4×4? Não tem, porém conta com o prático Grip Control, que é operado por meio de um seletor no console, e que na prática atua como um controle eletrônico de tração. O sistema ajusta o veículo para enfrentar diferentes tipos de terreno, como lama, areia, neve e asfalto. Mas não pense em sair por aí com o 2008 fazendo trilhas radicais, pois o carro não foi projetado para isso. Na prática, o sistema só proporciona uma performance um pouco melhor nessas condições, mas sem exageros.

           teste_peugeot_2008_1.6_thp_41DANDO PINOTE

O principal atrativo desse SUV compacto da marca francesa é realmente o eficiente motor 1.6 THP, ou seja, turbo, com 173cv de potência quando abastecido com etanol. Esse propulsor é usado em outros modelos da Peugeot e Citroën e se encaixou como luva em todos eles. No 2008 não poderia ser diferente. Com bom torque a partir das 1.500rpm, ele proporciona arrancadas nervosas. Se o motorista for com muita vontade no acelerador, o carro chega a levantar a frente e puxar para o lado a direção, como se fosse uma fera indomável. É preciso dosar as acelerações. Fora isso, o motor garante desempenho muito bom, com retomadas de velocidade rápidas.

O câmbio é manual de seis marchas, com relações bem definidas, mas os engates não são muito precisos e macios, e o curso da alavanca é longo. O modelo merecia um câmbio automatizado de dupla embreagem, mais moderno do que o automático de quatro marchas disponibilizado nas versões equipadas com o motor 1.6 aspirado. Para essa versão 1.6 THP, por enquanto, só mesmo o manual de seis marchas. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Peugeot 2008, que demonstra total agilidade na cidade e na estrada, além de apresentar um consumo de combustível satisfatório

teste_peugeot_2008_1.6_thp_36 É um SUV compacto com as suspensões bem calibradas, garantindo segurança nas curvas e conforto ao trafegar sobre pisos irregulares. A direção tem assistência elétrica variável, que garante facilidade em manobras e segurança em velocidades mais elevadas. E para quem curte mordomias, o modelo vem equipado com o Hill Assist, que segura o carro nas arrancadas em subidas. Os freios, com a ajuda da eletrônica, atuaram de forma segura. Ou seja, o Peugeot 2008 1.6 THP é uma opção interessante para quem quer um SUV compacto mais para o asfalto do que para a terra. Tem visual moderno e um bom pacote de equipamentos, com preço semelhante ao dos principais concorrentes. É só comparar para ver qual modelo oferece mais.

PREÇO

O Peugeot 2008 é vendido na versão de entrada, Allure 1.6, com câmbio manual, por R$ 67.190, e na Griffe 1.6 automática, por R$ 71.290. Já a versão testada, Griffe 1.6 16V THP flex, tem preço de R$ 79.590.

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AVALIAÇÃO Enio Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas) 10 9
Consumo (cidade e estrada) 8 7
Estabilidade 8 8
Freios 9 8
Posição de dirigir/ergonomia 9 7
Espaço interno 7 8
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) 7 8
Acabamento 8 8
Itens de segurança (de série e opcionais) 8 9
Itens de conveniência (de série e opcionais) 8 9
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) 9 8
Relação custo/benefício 7 7

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FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, de 1.589cm³ de cilindrada, com potências máximas de 165cv (gasolina)/173cv (etanol) a 6.000rpm e torque máximo de 24,5kgfm (g/e) a 1.750rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira pseudo-McPherson, independente, com barra estabilizadora; e traseira com travessa deformável e barra estabilizadora/liga leve, de 16 polegadas/ 205/60 R16

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Peso, 1.231 quilos; tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg

ÂNGULOES DE ATAQUE/SAÍDA
22°/29°

PESO (kg)
1.231

PORTA-MALAS
355 litros

VELOCIDADE MÁXIMA (km/h)
206 (g)/209 (e)

ACELERAÇÃO ATÉ 100km/h (s)
8,3 (g)/8,1 (e)

CONSUMO
Cidade (km/l)  10,7 (g)/7,1 (e)
Estrada (km/l) 12,4 (g)/8,5 (e)

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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