Dirigimos as versões Essence 1.6 e Sporting 1.8 Dualogic. Os motores E.torQ não deixam dúvida: constituem avanço em todos os sentidos
Quando o Punto com os novos motores E.torQ foi lançado, em agosto, ficou a sensação de a Fiat tinha corrigido o maior defeito do modelo: os propulsores disponíveis até então estavam aquém do que o carro merecia. O Fire 1.4, que permanece disponível na versão Attractive, não proporciona bom desempenho à massa de cerca de 1,1 tonelada. O Powertrain 1.8, por outro lado, era beberrão, áspero e pouco potente em altas rotações, apesar de oferecer torque abundante em regimes mais baixos. O performático 1.4 Turbo surgiu em 2009, mas está disponível apenas no esportivo T-Jet, que não tem a pretensão de atingir grande número de compradores.
Ao dirigir o Punto E.torQ, a boa expectativa se confirmou. Os novos motores oferecem vantagens em todos os sentidos, quando comparados ao Powertrain 1.8. Foram adotadas quatro válvulas por cilindro e corrente no lugar da correia dentada, o que afasta o fantasma do rompimento.
ROSSOS Experimentamos dois exemplares quase da mesma cor: um Essence 1.6 16V, Vermelho Alpine e um Sporting 1.8 16V Dualogic, Vermelho Modena. A proximidade entre as duas tonalidades torna mais difícil diferenciar os dois modelos. Assim sendo, é bom ficar atento ao visual mais incrementado do Sporting, dotado de spoilers, faróis com máscara negra e rodas com detalhes escurecidos.
O 1.6 possui 115/117 cv de potência e 16,2/16,8 kgfm de torque quando abastecidos com álcool e gasolina, respectivamente. Até as 2.000 rpm, o propulsor mostra letargia. A partir daí, há muita força disponível para o condutor. No 1.8, a potência é de 130/132 cv, e o torque é de 18,4/18,9 kgfm. Não existe “degrau” nos primeiros regimes: o carro é esperto em qualquer faixa de rotação.
Avaliamos os veículos no trânsito urbano e em estradas duplicadas e vicinais. O Punto, que já contava com um bom isolamento acústico, ficou mais silencioso com os novos motores. Tampouco nota-se a existência de vibrações. O acerto de suspensão combina com o desempenho: o modelo é equilibrado e transmite segurança nas curvas, ainda que ao custo de transferir parte das irregularidades do piso para os ocupantes. E a posição de dirigir permanece boa como sempre. O acabamento agrada no geral, mas deixa a desejar em determinados aspectos, como no emprego de grande quantidade de plástico rígido no interior.
CÂMBIO Merecem ressalvas as opções de transmissão, tanto a manual quanto a automatizada (e não automática como a Fiat anuncia em sua publicidade). A primeira tem engates macios, mas um pouco imprecisos, e o curso da alavanca é longo. A segunda evoluiu desde que foi lançada, passando a ter funcionamento mais suave, mas os trancos nas mudanças de marchas ainda podem ser sentidos, principalmente quando se dirige de forma mais esportiva. É preciso algum tempo para adaptar-se ao Dualogic, e quem está acostumado aos câmbios automáticos convencionais logo sente a diferença. A solução para esse problema só deverá surgir quando as caixas automatizadas de dupla embreagem passarem a ser oferecidas nos automóveis nacionais. Por enquanto, só alguns importados possuem-nas. Nota-se, ainda, que o escalonamento de marchas, comum ao câmbio manual e ao automatizado, não é o mais apropriado para explorar as rotações dos motores.
Quanto ao consumo, os números são razoáveis, e não apontam diferença significativa entre o 1.6 e o 1.8. Na cidade, obtivemos médias que variaram de 6,5 a 7 km/l com etanol no tanque, e 8 km/l com gasolina. É importante observar que ambas as unidades estavam pouco rodadas (o Essence tinha menos de mil quilômetros registrados no hodômetro), o que sugere que as marcas podem melhorar no futuro.
O Punto sempre teve design esportivo. Agora, os propulsores, principalmente o 1.8, são capazes de fazer jus às linhas do modelo. É pena que o E.torQ tenha demorado a chegar: no mercado desde 2007, o modelo já tem a primeira reestilização marcada para o ano que vem (veja aqui e aqui).
Ficha técnica Punto Essence 1.6 16V
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, gasolina/etanol, 1.598 cm³, potência máxima de 115/117 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades, tração dianteira Direção: pinhão e cremalheira,hidráulica Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira, opcionalmente com ABS Pneus: 195/60 R15 ou, opcionalmente, 195/55 R16 Carroceria: Hatch, quatro portas, cinco ocupantes Dimensões (metros): Comprimento 4,03; largura 1,68; altura 1,50; entre-eixos 2,51 Peso: 1.170 quilos Capacidades (litros): tanque de combustível: 60; porta-malas: 280
Ficha técnica
Punto Sporting 1.8 16V
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, gasolina/etanol, 1.747 cm³, potência máxima de 130/132 cv a 5.250 rpm e torque máximo de 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm Transmissão: Câmbio manual ou automatizado de cinco velocidades, tração dianteira Direção: pinhão e cremalheira,hidráulica Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS Pneus: 195/55 R16 Carroceria: Hatch, quatro portas, cinco ocupantes Dimensões (metros): Comprimento 4,03; largura 1,68; altura 1,50; entre-eixos 2,51 Peso: 1.194quilos Capacidades (litros): tanque de combustível: 60; porta-malas: 280
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.