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Ao volante: Novo Renault Logan, saudades do frentista

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Além de manter os predicados da geração anterior, como espaço interno e suspensão eficiente, Renault (ou Dacia, como queira) agregou beleza ao Logan 2014. Desempenho é limitado, mas, o consumo é baixo

testenovorenaultlogan_33Pedro Lopes
Especial para o Autos Segredos

Lançado em novembro do ano passado, o novo Renault Logan finalmente herdou as linhas do modelo europeu (apresentado no Salão de Paris de 2012), aposentando o visual quadradrão que não agradava a quase ninguém. A chegada da nova geração corrigiu o grande problema do modelo original, concebido como um carro sobretudo racional, tornando-se agora um automóvel atual, deixando de destoar da frota ao seu redor.

testenovorenaultlogan_31E a Renault foi muito feliz em admitir na campanha publicitária do modelo o estranhamento causado pela geração anterior, não duvidando da percepção do consumidor. Já pensou se ela viesse com aquele papo, tipo “novo Logan: ainda mais bonito”. Não dava, né.

DESEMPENHO E CONSUMO A versão testada do Logan 2014 é a 1.0 Expression, intermediária, que se mostrou surpreendente no que se propõe: economizar combustível. Sei que vocês, leitores, são exigentes e vão comentar que esse propulsor não passa de um motorzinho de dentista. E é mesmo. Mas não podemos deixar de lado a proposta desse modelo, um carro familiar de baixo custo. Não é um carro de garotão, que vai colocar rodas e rebaixá-lo.

testenovorenaultlogan_11O motor 1.0 16V rende 77cv de potência e 10,2kgfm de torque quando abastecido com gasolina. Com etanol há um ganho no desempenho: 80cv e 10,5kgfm.  Não é muito, mas o importante é saber usá-los. Na cidade, por exemplo, nos trechos planos o sedã se desenvolve bem. Em quarta marcha a 60 km/h o conta-giros acusa 2.500 rpm. O consumo? 11 km/l com gasolina. Já nas regiões com relevo acidentado a situação muda, quem dita o rítmo é o carro e o consumo aumenta. Numa subida muito íngreme a ordem e engatar a primeira marcha e subir devagar.

Na estrada a história é parecida. Nos trechos planos o carro embala e vai embora. Já num longo trecho em aclive você “joga” uma terceira marcha e mantém o giro alto, evitando “subir” para quarta e ter que voltar uma marcha o tempo todo. No circuito rodoviário, com todos esses ingredientes, além de três passageiros e ar-condicionado ligado, o consumo foi de 14,3 km/l.

testenovorenaultlogan_2SISTEMA NADA EFICAZ Aqui vale a pena abrir um parênteses para falar do sistema Condução Eco2, que orienta a troca de marchas e avalia sua condução do veiculo quanto ao consumo. Apesar de interessante, esse sistema não é capaz de diferenciar as diversas situações de trânsito para de fato auxiliar o motorista. Por exemplo, o carro está a 60km/h na cidade em quarta marcha e o sistema está sugerindo que você engate uma quinta. Nada a ver!

E, pior, numa situação como esta, sua avaliação e penalizada. Claro, o sistema é muito simples e não usa muitos parâmetros a ponto de entender que você não quer ultrapassar o limite de velocidade. Para ser franco, não vejo sentido nesse tipo de sistema. Particularmente, acho que não ajuda, mas talvez sirva para mostrar para um motorista menos aplicado que, para economizar combustível, é melhor não subir muito o giro.

CÂMBIO E SUSPENSÃO Bom, concluindo a avaliação do conjunto mecânico, o câmbio apresenta bons engates e foi escalonado para se obter um bom consumo, não exigindo subir muito o giro para se desenvolver no plano. Mas, numa cidade acidentada como Belo Horizonte, a marcha precisa ser constantemente trabalhada. Como na geração anterior, a  suspensão do Logan 2014 é de se destacar, entregando um equilíbrio notável entre conforto e estabilidade.

testenovorenaultlogan_15ESPAÇO INTERNO Outra característica preservada neste novo projeto foi o generoso espaço interno. Vale lembrar que o Logan “inventou” esse segmento de modelos que são verdadeiros médios, mas com preços de compacto, movimento seguido pelo Nissan Versa, Fiat Grand Siena e Chevrolet Cobalt. Com 2,63 metros de entre-eixos, tem espaço para três adultos no banco traseiro.

O passageiro central é penalizado pelo túnel central, o cinto de segurança subabdominal e a ausência do apoio de cabeça. Nesta versão os vidros traseiros são a manivela e não existe iluminação. O porta-malas tem 510 litros de volume, isso sem contar o espaço destinado ao estepe. Esse espaço tem iluminação e traz macaco e chave de roda com fácil acesso. Um ganho em relação à antiga geração é o rebatimento do banco, permitindo levar cargas maiores.

testenovorenaultloganPara o motorista, esta versão tem ajuste de altura para o banco e o volante de série. Apesar de assistida, a direção se mostrou um tanto pesada, pouco ajudando nas manobras de baixa velocidade. Outro item que pouco ajuda é o sensor traseiro de estacionamento, opcional que começa a emitir o alerta sonoro contínuo (indicando que o obstáculo está próximo) com 40 centímetros de distância.

Apesar de não ser integrado, o comando do som próximo ao volante melhorou, tendo ficado mais sólido e com botões com melhor sensibilidade. A regulagem dos retrovisores internos é manual. Disponíveis apenas para as janelas dianteiras, os vidros elétricos não são do tipo um toque. Como o porta-malas não tem maçaneta, sua abertura é feita pela chave ou pelo comando interno. Ao abrir o capô, não é preciso gastar tempo em calçá-lo com aquela vareta, já que ele fica sustentado por amortecedor, sistema muito mais prático.

COLOCANDO NA BALANÇA O preço do Logan 1.0 Expression é de R$ 33.390. O pacote de opcionais que reúne ar-condicionado, sistema de entretenimento Media Nav 1.2 e sensor traseiro de estacionamento custa mais R$ 3.450 (totalizando R$ 36.840). Se você levar em conta que o valor isolado do ar-condicionado é de R$ 2.600, o preço do sistema de entretenimento, que reúne telefonia (Bluetooth), rádio, entrada USB e para iPod, além de GPS, é baixo. A tela tem boa sensibilidade ao toque e o sistema fácil de ser manuseado.

Enfim, se você quer um carro sobretudo econômico, levando ainda um excelente espaço interno, suspensão eficiente e na faixa dos trinta e poucos mil reais, esta é uma boa opção. Mas saiba que em alguns momentos você vai ter que obedecer o ritmo do motor. Vale refletir também se, com o acréscimo de R$ 3.450, não vale a pena optar pelo Logan 1.6 Expression, com mesmo nível de acabamento e itens opcionais, mas com as vantagens do motor 1.6 8V.
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AVALIAÇÃO Pedro Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas) 6 6
Consumo (cidade e estrada) 8 7
Estabilidade 8 7
Freios 8 8
Posição de dirigir/ergonomia 8 7
Espaço interno 8 9
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) 8 8
Acabamento 7 8
Itens de segurança (de série e opcionais) 8 8
Itens de conveniência (de série e opcionais) 8 8
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) 7 7
Relação custo/benefício 8 7

testenovorenaultlogan_32FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 998cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máxima de 77cv (gasolina) e de 80cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 10,2kgfm (gasolina) e de 10,5kgfm (etanol) a 4.250rpm.

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com triângulos inferiores; e traseira, semi-independente / em aço estampado, de 15 polegadas (em liga leve é opcional) / 185/65 R15

CAPACIDADES
Tanque, 50 litros; e carga útil (passageiros e carga), 447 quilos

PESO
1.028 quilos


Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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